A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XVIII ENANGRAD 01 a 03 de agosto de 2007 Cuiabá/MT Novas Fronteiras para o ensino da Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XVIII ENANGRAD 01 a 03 de agosto de 2007 Cuiabá/MT Novas Fronteiras para o ensino da Administração."— Transcrição da apresentação:

1 XVIII ENANGRAD 01 a 03 de agosto de 2007 Cuiabá/MT Novas Fronteiras para o ensino da Administração

2 O Curso de Administração a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso: Um estudo preliminar

3 O início – Redefinição de política de ensino e pesquisa na UFMT cria o Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD), com o objetivo de ampliar as ações do Instituto de Educação (IE) – Implantação do Curso de Licenciatura em Educação Básica: 1ª a 4ª séries – 350 alunos – Colíder (600 Km de Cuiabá).

4 Desafios... Desenvolver atividades em dois níveis: 1.Formação do quadro de Professores da UFMT dentro do IE para pensar e construir a experiência (Quebec, Espanha e Costa Rica); 2.Formação de Orientadores Acadêmicos considerados fundamental na implantação da modalidade de Educação a Distância.

5 Ações – Expansão da atuação do NEAD no Estado e fora dele por meio de parceiros, formando, em nível de especialização, mais de profissionais para atuarem em EaD e mais de professores do curso de Pedagogia – Iniciou a oferta do curso de Pedagogia para Educação Infantil – Assessorou a implantação do curso de Administração a Distância (Projeto Piloto).

6 O que é EaD? Modalidade de ensino que possibilita (res)significar o processo de ensino- aprendizagem

7 Complexidade Significa o que foi tecido junto. Há complexidade quando elementos diferentes são inseparáveis constitutivos do todo e há um tecido interdependente, interativo e inter- retroativo entre o objeto do conhecimento e seu contexto, as partes e o todo, o todos e as partes, as partes entre si.

8

9 Currículo (Res)significação de PARADIGMAS na EDUCAÇÃO Tempo/espaço escolar Alun o Professor Escola Gestão Avaliação Comunicação EAD

10 O Curso de Administração Como surgiu a idéia... Fórum das Estatais em Pensado e estruturado num trabalho de parceria entre MEC/BB/UFES e UES desde a construção do PPP, passando pela definição de estrutura administrativa mínima do curso até os momentos de implantação em cada um dos Estados Brasileiros.

11 Objetivo principal... Formar e qualificar funcionários em trabalho, encontrando nos cursos a distância uma possibilidade para atender, simultaneamente, as demandas do Brasil inteiro.

12 Implantação do Curso na UFMT... Definição de Pólos: ampliar o atendimento de modo a atingir o máximo de pessoas tendo como sustentação a estrutura existente em cada um dos quatro campi e ainda, o pólo de Diamantino que vinha atendendo aos cursos de Ped. e Licenciatura há mais de 08 anos.

13 Vagas... Nº Total de Vagas Ofertado = 500 Município Quantidade Cuiabá 200 Diam. 75 M.A. 75 Roo 75 Sinop 75 DI e DS 38% 62%

14 AÇÕES METODOLÓGICAS... 1ª) Descritiva – Perfil sócio-econômico. Coleta de dados via questionários aplicados em nov/ ª) Exploratória – Opinião dos discentes a respeito do curso – avaliação do 1º semestre. Coleta de dados via questionários aplicados em dez/ ª) Compreensiva – Motivos para a não inclusão de alguns alunos. Coleta de dados via questionários aplicados em fev/2007, por telefone, pessoalmente, e- mail.

15 Principais Resultados 1ª Pesquisa Perfil Socioeconômico Constatou-se: 58% sexo masculino. 53% acima de 30 anos. 58% casados. 49% há mais de 10 anos sem estudar. 48% esperam uma formação profissional voltada para o trabalho. 32% buscam uma formação acadêmica para melhorar a atividade prática que já está desempenhando. 57% nunca fizeram outro curso superior. 75% exerce atividade remunerada, por mais de 30 horas semanais.

16 Principais Resultados 2ª Pesquisa Avaliação Semestre Maiores Dificuldades: Tempo de estudo % Outras dificuldades % Nível de expectativa: Dentro do esperado % Há momentos surpreendentes e momentos decepcionantes % Disciplina que mais gostou: Administração (Introdução e Teoria) %

17 Principais Resultados 2ª Pesquisa Avaliação Semestre Relacionamento com o orientador 84% entre bom e ótimo. Aspectos positivos: respostas rápidas dos s; disposição e presteza;clareza e validação das respostas a aprendizagem e motivação. Aspectos negativos: falha no contato telefônico; desejam mais dias para atendimento presencial; problemas tecnológicos e da plataforma; falta de cobrança mais incisiva.

18 Principais Resultados 2ª Pesquisa Avaliação Semestre Os fascículos – 59% Bom Plataforma NEAD – 60% Bom Ambiente Aula Net – 56% Boa

19 Nota ao Curso: 40% 8,0 22% 7,0 18% 9,0 Média 7,9

20 Nota ao Orientador: 32% 10,0 28% 9,0 40% 8,0 Média 8,6 Obs.: Reforça a importância dos orientadores no processo.

21 Nota ao Curso 40% 8,0 22% 7,0 18% 9,0 Média 7,9

22 Principais Resultados 3ª Pesquisa: Motivos de Não Inclusão 144 alunos: 45% DS e 55% DI Retornaram 06 alunos: Programação Individual de estudo com acompanhamento para finalização do primeiro e segundo semestre juntamente com a turma.

23 Motivos de Não Inclusão 1.Não se apresentaram depois da matrícula; 2.Falta de tempo para o estudo; 3.Não tinha idéia de como seria o curso; 4.Transferências/mudanças para outros estados ou municípios em MT; 5.Está fazendo, concomitantemente, outra graduação.

24 Deve se constituir em um terreno propício para possibilitar aos alunos a construção e interpretação da vida social de forma crítica, preparando-os para intervir e participar dela de forma democrática, responsável e solidária.

25 Obrigada! ProfªDrª Neiva de Araujo Marques


Carregar ppt "XVIII ENANGRAD 01 a 03 de agosto de 2007 Cuiabá/MT Novas Fronteiras para o ensino da Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google