A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ATIV.3.9- CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS – PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO PROJETO: “FAMÍLIA FORMADORA DE VALORES HUMANOS” MODALIDADE: ENSINO REGULAR NÍVEL: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: HISTÓRIA: Os valores da família, jeito diferente de viver em família e diversidade; PORTUGUÊS: Produção de texto, ortografia, concordância, coesão, coerência, interpretação e leitura; ARTES: Expressão corporal, jogos teatrais de voz, corpo e espaço. ORIENTADORAS: SINEIA E MARGARIDA

2 OBJETIVOS: Conscientizar as crianças dos valores da família; Desenvolver a escrita e a leitura; Oportunizar momentos para as crianças expressarem suas emoções através de jogo teatral; Apresentar para as outras crianças a importância de preservar os valores familiares. METODOLOGIA: Conversas informais sobre as construções familiares das crianças; Escrita de texto, reestruturação, leitura e dramatização; Filmagem pelos alunos do teatro; Análise da filmagem: pontos positivos e negativos; Fotos das cenas apresentadas; Seleção e organização do espaço. RECURSOS: Folha de pauta, lápis, borracha; Papel cartão, pincel atômico, gliter, cola tenaz, cartolina; Cadeiras, mesa, tapete; CD e Máquina digital com filmadora.

3 COMPETÊNCIAS: JUSTIFICATIVA: CRONOGRAMA:
Reconhecer a importância do viver em família; Identificar outros tipos de famílias e seu modo de viver nas diferentes culturas; Escrever textos com coerência e coesão; Utilizar elementos não-verbais: gestos, expressões faciais, postura corporal como complementação da fala; Manter atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir a produção. JUSTIFICATIVA: Decidimos orientar os alunos a escrever este projeto: “Família formadora de valores humanos” no Programa de Erradicação do Trabalho infantil, por estarmos em comemoração à semana da família, percebendo que o espaço familiar é de suma importância para o desempenho pessoal, profissional e convívio social, sem o qual não poderá tornar cidadão. CRONOGRAMA: Duração de 9 aulas, sendo 2 para diálogo com as crianças, 3 para elaboração, 3 para ensaio e 1 para organização e apresentação.

4 EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
O trabalho resultou primeiramente de discussões acerca da família, depois escrita de texto TEATRO: FAMÍLIA FORMADORA DE VALORES HUMANOS inspirado pelos fatos de suas próprias realidades e a apresentação VÍDEO: Tendo em mão o teatro os alunos se organizaram e decidiram o papel de cada um no trabalho, demonstrando entusiasmo pela realização das atividades, sempre um ajudando o outro nas tarefas. É importante dizer que durante os ensaios não tivemos problemas no que se refere ao comportamento, fato que nas atividades determinadas por nós têm nos dado preocupações, percebe-se que pelo fato deles serem os autores e escritores da história. Diante disso, confirmamos a tese de que o conhecimento tem que ser “compartilhado e produzido” no grupo e não “copiados e determinados” por um, ou outro. Devido o trabalho ser filmado todos os participantes tiveram voz ativa, mesmo os mais tímidos, acreditamos que atraídos pela filmagem, e pelo fato de saberem que vão ser vistos, ou analisados posteriormente. Depois do vídeo pronto salvamos em CD e apresentamos para os alunos, fizemos análises dos erros, das expressões faciais, corporais, do cenário, tudo que precisamos melhorar nas próximas apresentações.

5 AVALIAÇÃO Com o trabalho procurou-se avaliar a participação, desempenho, criatividade, expressão facial e corporal, escrita, leitura e valorização dos familiares na formação de sujeitos autônomos e participativos para a sociedade atual. CONCLUSÃO Acreditamos que conseguimos alcançar nossos objetivos levando os alunos a produzirem, analisarem suas produções, discutirem sobre suas famílias, sentindo-se importantes para a construção social e experimentado algo novo, utilizando um recurso midiático que para muitos foi novidade, até para nós que não temos muita experiência. REFERÊNCIA:


Carregar ppt "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google