A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOP  FISIOPATOLOGIA:  Hipófise não reconhece altos níveis de estrogênio.  Não há inversão de feedback: Sd de retroalimentação inadequada.  Secreção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOP  FISIOPATOLOGIA:  Hipófise não reconhece altos níveis de estrogênio.  Não há inversão de feedback: Sd de retroalimentação inadequada.  Secreção."— Transcrição da apresentação:

1 SOP  FISIOPATOLOGIA:  Hipófise não reconhece altos níveis de estrogênio.  Não há inversão de feedback: Sd de retroalimentação inadequada.  Secreção de LH e FSH.  Não há formação do pico de estradiol e de LH, não ocorre ovulação.

2 TEORIA DAS 2 CÉLULAS HIPERANDROGENISMO HIPERESTROGENISMO ANOVULAÇÃO CRÔNICA

3 Síndrome dos ovários policísticos  Fenótipo clínico da SOP: 1. Excesso de andrógenos clínicos ou 2. Excesso de andrógenos bioquímicos Excluir doenças relacionadas.

4 Síndrome dos ovários policísticos  O hirsutismo foi considerado o principal indicador clínico do excesso de andrógenos.  No entanto, as seguintes questões devem ser destacadas: 1. Excassez de dados normativos 2. Avaliação subjetiva 3. Falta de métodos padronizados 4. Tratamento prévio antes de avaliação 5. Menor prevalência em mulheres do leste asiático e em adolescentes

5 Síndrome dos ovários policísticos  Bioquímica do hiperandrogenismo:  A maioria das pacientes apresentam evidências de hiperandrogenismo.  Níveis de andrógenos circulantes inferem um marcador de excesso de andrógenos.  Demonstrou-se que uma proporção de pacientes com SOP podem não apresentar andrógenos circulantes elevados.

6 Síndrome dos ovários policísticos  Limitação na definição do excesso de andrógenos: imprecisão e divergência de métodos laboratoriais.  vários andrógenos não podem ser considerados.  Variabilidadade na população.  Falta de intervalos normativos bem estabelicidos em populações de controle bem caracterizadas.  Idade e IMC não foram considerados.  Poucos dados normativos para adolescentes e idosas.  Supressão rápida de andrógenos após supressão hormonal.

7 Síndrome dos ovários policísticos  Apesar das limitações, a dosagem de test. e andrógenos livres foram os métodos mais sensíveis, por meio de:  Diálise de equilibrio  Hormônio ligado à globulina  Testosterona total  Preciptação do sulfato de amônio  Não é recomendado a avaliação de rotina da androstenediona.

8 OVÁRIOS POLICÍSTICOS  Deve-se considerar ovários policísticos como critério de SOP.  Definição: 12 ou mais folículos em cada ovário medindo 2-9mm de diâmetro, e/ou volume ovariano > 10ml.  Definição suficiente para 1 ovário.  Não se aplica para as mulheres que fazem uso de ACHO.

9 OVÁRIO POLICÍSTICO

10  Quando o exame de US deve ser repetido:  Folículo dominante (>10mm)  Corpo lúteo  Cisto ovariano anormal ou assimetria exige investigação mais aprofundada.

11 OVÁRIO POLICÍSTICO  Ovário policístico assintomático não deve ser considerado SOP.  CRITÉRIOS DE ROTTERDAN:  Irregularidade menstrual para menos.  Sinais clínicos e /ou laboratoriais de hiperandrogenismo.  Ovários com mais de 12 folículos ou volume ovariano > 10cm³.

12 OVÁRIO POLICÍSTICO  US:  Útil na definição de SOP.  Prediz fertilidade proviniente do citrato de clomifeno.  Risco de Síndrome de hiperestimulação ovariana.  Viabilidade de FIV.  Screening de hiperplasia de endométrio.

13 OVÁRIO POLICÍSTICO  Mulheres previamente submetidas à FIV, podem ter aparência de ovários policísticos, sem sinais evidentes de SOP.  Estes ovários quando estimulados estão em risco aumentado de Sí. de hiperestimulação.

14 RESISTÊNCIA À INSULINA  Mais prevalente em mulheres com SOP.  Associado à anomalias reprodutivas em mulheres com SOP.  Deve-se melhorar a sensibilidade à insulina.

15 RESISTÊNCIA À INSULINA  Não há teste clínico validado para detecção de resistência à insulina.  Clampe euglicêmico é o padrão-ouro.  Insulina basal e pós-dextrosol e sua relação com a glicose são os exames disponíveis.  Limitações no uso clínico:  função alterada das células beta.  Flutuação fisiológica da insulina.  Falta de teste padronizado de insulina.

16 RESISTÊNCIA À INSULINA  Screening de resistência à insulina tanto na população geral quanto na de alto risco.  Resultado dos testes predizem eventos clínicos.  E estão sendo usados para definição de Síndrome Metabólica.

17 RESISTÊNCIA À INSULINA  Adição de TOTG para o teste de glicemia de jejum.  Importante o screening por TOTG em mulheres obesas com SOP.  OMS:  Tolerância à glicose diminuída: mg/dl  Risco para diabetes  Risco para excesso de mortalidade.

18 RESISTÊNCIA À INSULINA  Existem poucos dados para indicar que marcadores de resistência à insulina predizem resposta de tratamento.  O papel destes marcadores no diagnóstico de SOP e na seleção de tratamento é incerto.  Novos estudos são necessários para identificar fatores preditores ou fatores de resposta precoce ao tratamento da SOP.

19 HORMÔNIO LUTEINIZANTE-SOP  Aumento na amplitude e frequência de pulsos de LH.  LH elevado: 60% das mulheres com SOP.  LH/FSH elevado: 95% das mulheres com SOP.

20 HORMÔNIO LUTEINIZANTE-SOP  Ações negativas do LH em reprodução humana são controversas.  Também é questionado o uso de agonistas de GnRH.  Os índices de LH, ou de LH exógeno não afetaram as taxas reprodutivas com o uso de citrato de clomifeno ou gonadotrofina exógena.

21 RISCO DE SAÚDE A LONGO PRAZO SOP DM2DCV Ca endométrio

22 Síndrome dos ovários policísticos  Mais pesquisas são necessárias para:  Avaliar o nível de risco.  Identificar pacientes de risco.  Follow-up de pacientes com 60 anos ou mais.  Eficácea de medidas de intervenção.

23 Síndrome dos ovários policísticos  Muitas questões não foram respondidas.  Deve-se mudar o estilo de vida.  Afim de diminuir o DM2 e DCV.

24 Laiz Laura de Godoy Leila Rodrigues Martins 5ºano médico. OBRIGADA!!!


Carregar ppt "SOP  FISIOPATOLOGIA:  Hipófise não reconhece altos níveis de estrogênio.  Não há inversão de feedback: Sd de retroalimentação inadequada.  Secreção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google