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Compras Prof. Marcos Lopes.

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Apresentação em tema: "Compras Prof. Marcos Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Compras Prof. Marcos Lopes

2 Gestão de Compras Introdução Função Tradicional / Evolução
Objetivos de Compras Novas Formas de Comprar Estratégias de Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais Ética em Compras Parcerias C O M P R A S

3 Introdução Gestão da aquisição/suprimentos/compras…
papel estratégico pelo volume de recursos centro de lucros vs centro de custos Valor total gasto nas compras: de 50% a 80% da renda bruta! Profissionais desta área mais importantes: informação atualizada habilidades interpessoais dinamismo novos modelos

4 A Função de Compras Origem burocrática
Hoje é parte do processo de logística Conceito voltado para o processo (Supply Chain) e não apenas para transações Sistema tradicional: preço / prazo / qualidade

5 Sistema Tradicional COMPUTADOR Inputs de informações Nome, endereço,
Informação de controle de inventário Nome, endereço, instruções de remessa Ficha do Fornecedor Arquivo do material comprado Para as últimas 5 - 10 compras Arquivo do histórico de preços PEDIDOS COMPUTADOR Arquivo de pedidos em aberto Ordens de compra Relatórios Leenders / Nuemo 1986

6 Cadeia de Suprimentos Fluxo de informação Fluxo de Materiais
Fornecedor Manufatura Distribuidor Varejista Consumidor Fluxo de informação Fluxo de Materiais Fluxo de dinheiro Supply Chain Management (SCM) é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente. Procurement (procura de materiais e recursos), além do relacionamento comercial, envolve a pesquisa e o desenvolvimento da base de fornecedores

7 Objetivos de Compras Permitir continuidade de suprimentos para o perfeito fluxo de produção/serviço; Coordenar os fluxos com o mínimo de investimentos em estoques e adequado cumprimento dos programas; Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, dentro das especificações predeterminadas em qualidade, prazos e preços; ASP (Application Service Provider)

8 Objetivos de Compras (cont.)
Evitar desperdícios e obsolescência de materiais por meio de avaliação e percepção do mercado; Permitir à empresa uma posição competitiva, mediante negociações justas e credibilidade; Manter parceria com fornecedores para crescer junto com a empresa. ASP (Application Service Provider)

9 Sistema Moderno MATRIZ
O escritório central acessa todos os sistemas de dados da matriz utilizando serviços de telecomunicações (EDI, ASP, Extranet, ….) CLIENTES Acessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento. ASP (Application Service Provider)

10 Sistema Moderno TRANSPORTADORAS
A fim de agilizar a comunicação, a empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneio de cargas e notas fiscais (Extranet, EDI, ASN, …..) LIGAÇÕES À DISTÂNCIA (redes) Aplicações on-line mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores (Extra/Intranets, EDI, …)

11 Sistema Moderno VENDEDORES
Munidos de notebooks ou palmtops equipados com modem, os profissionais de vendas conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes entre outras.

12 Sistema Moderno UNIDADES DE VENDAS E REPRESENTANTES
Acessam todo o sistema da matriz (Extranet, ….) FÁBRICAS As várias unidades ligam-se à matriz para ter acesso a correio eletrônico e compartilhar de dados gerenciais e financeiros, como resultados, pedidos e faturamento. FORNECEDORES Estão todos ligados à empresa. Utilizando o padrão EDI, ou Extranet’s têm acesso a várias informações, como os pedidos de compras.

13 Sistema Moderno NEGOCIAÇÕES DE PREÇOS
Importante para determinar o preço final do produto ou serviço e, assim, a competitividade. INFLUÊNCIA NA IMAGEM DA EMPRESA Através da mídia, pode melhorar a imagem da empresa mostrando a busca por uma maior competição da cadeia produtiva preservando o consumidor final. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Os objetivos de Compras sempre devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa como um todo, atendendo o cliente.

14 Classificação das Compras
COMPRAS DE RECURSOS MATERIAIS COMPRAS DE RECURSOS PATRIMONIAIS ENFOQUES DIFERENCIADOS: Comercial Manufatura Serviços

15 Interfaces de Compras Jurídico
Entradas: contratos assinados, pareceres sobre processos de compra, assessoria jurídica comercial/importação/exportação;  Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores.

16 Interfaces de Compras Tecnologia da Informação
 Entradas: informações sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, , intranets, extranets, ASN’s, softwares de compras e gestão integrada;  Saídas: informações sobre fornecedores, cópias de solicitações de compras e de pedidos de compra, cópias de contratos de fornecimento de serviços, serviços de suporte local e distribuído, disponibilidade dos recursos, segurança, knowhow….

17 Interfaces de Compras Tecnologia da Informação
ASP = Application Service Provider ASN = Advanced Shipping Notice EDI = Electronic Data Interchange

18 Interfaces de Compras Marketing e Vendas
 Entrada: condições do mercado de compradores, novos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias de produtos e processos.  Saídas: custos de promoções, condições do mercado fornecedor.

19 Interfaces de Compras Contabilidade e Finanças
 Entrada: custos das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento.  Saídas: orçamentos de compras, compromissos de pagamentos, custos dos itens comprados, informações para subsidiar estudos da relação benefícios sobre custos.

20 Interfaces de Compras Qualidade
 Entrada: informações sobre qualidade, especificações de produtos a serem comprados, processos e planos de melhoria contínua.  Saídas: histórico sobre a qualidade dos fornecimentos, custos da não qualidade, ações para melhoria contínua implantadas.

21 Interfaces de Compras Engenharia de Produto e de Processos
 Entradas: especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, solicitações de levantamentos preliminares sobre fornecedores e preços, lotes econômicos, melhorias de processos.  Saídas: informações sobre fornecedores, preços e condições de fornecimento, procedimentos, resultados de melhorias.

22 Interfaces de Compras Fabricação ou Produção / Logística
 Entradas: necessidades de materiais e/ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis;  Saídas: prazos de entrega dos pedidos, recebimentos previstos, desempenho de entrega, planos de melhoria.

23 Novas Formas de Comprar
Compras globalizadas (global sourcing) Gessy Lever, GM/FORD/VW, Pão de Açucar, 3M, …. Novos recursos (T.I.): EDI / VAN’s / ASP’s Novos Conceitos: e-com, e-proc, e-biz, ECR B2B, B2C, C2B, C2C, P2P,…… ‘e-tudo’ C O M P R A S VAN = Value added network = Rede de Valor Agregado ASP = Application Service Provider ECR = Efficient Customer Response = Resposta Eficiente ao Consumidor – é um modelo estratégico de negócios no qual fornecedores e varejistas trabalham de forma integrada, visando melhorar a eficiência da cadeia logística, possibilitando entregar maior valor ao consumidor final. - O objetivo do ECR consiste em integrar os processos logísticos ao longo de toda a cadeia de abastecimento de produtos de consumo, passando de um esquema push, no qual os fornecedores forçam a entrada de produtos ao mercado, para um esquema pull, em que se responde à demanda real do consumidor, obtendo, assim, uma maximização da satisfação do cliente ao mesmo tempo em que se reduz os custos da operação. OS COMPONENTES DO ECR: Reposição, Sortimento, Promoção e Lançamento de Produtos - O ECR visa prover ao consumidor o produto certo, no lugar certo, no momento certo, na quantidade certa, a preço justo e da forma mais eficiente. Isso se obtém por meio do Supply Chain Management, baseado na coordenação eficaz entre as várias etapas ou processos da cadeia de fornecimento. A integração é caracterizada pela cooperação interfuncional nas empresas, parceria entre os fornecedores e o varejo e o fluxo de informação rápido e preciso para coordenar os processos inter-relacionados.

24 Novas Formas de Comprar
EDI (electronic data interchange) rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações; redução dos custos; facilidade na colocação de pedidos / programas; Padronização e sedimentação do conceito de parcerias; ANFAVEA (1986) RND (Rede Nacional de Dados) EDIFACT (for Administration, Commerce and Transport - Euro) ANSI X12 (Americano)  X400 (unificação) C O M P R A S

25 Novas Formas de Comprar
C O M P R A S

26 Novas Formas de Comprar
Livrarias virtuais Compras via Internet Cartões de crédito (empresarial) C O M P R A S

27 Estratégias de aquisição
C O M P R A S Verticalização Horizontalização VANTAGEM COMPETITIVA

28 Verticalização Estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Exemplo: FORD do velho Henry (aço, vidro, componentes,… pneu  Fordlândia no Amazonas) Vantagens : independência de terceiros liberdade de mudar planos manutenção de “segredos” industriais C O M P R A S

29 Verticalização Desvantagens:
Maior investimento em instalações e equipamentos Imobiliza mais recursos Menor flexibilidade p/ alterar processos e incorporar tecnologias novas (perda de foco) flutuações de demanda C O M P R A S

30 Horizontalização Vantagens:
Estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: Redução de custos Maior flexibilidade e eficiência Incorporação de novas tecnologias (knowhow) Foco no negócio principal (core business) C O M P R A S

31 Horizontalização Desvantagens: C O Menor controle tecnológico M P
Deixa de auferir o lucro do fornecedor Maior exposição C O M P R A S

32 Comprar ou Fabricar Conceito chave: CT = CF + CV x q C O M P R A S
CT = custo total CF = custo fixo CV = custo variável q = quantidade envolvida C O M P R A S

33 Locação ou Arrendamento Mercantil
Interferência de uma empresa de leasing ligada a um banco. Vantagens: mais fácil fazer um leasing do que conseguir empréstimo (garantia de posse); não exige grande desembolso inicial; risco de obsolescência do arrendador; benefícios financeiros (dedutíveis como despesas no exercício, com reflexos no lucro tributável) C O M P R A S

34 Locação ou Arrendamento Mercantil
Desvantagens o arrendatário não pode depreciar o bem (tributação); devolução do bem ao fim do arrendamento (se o contrato o exigir); ter de obter aprovação do arrendatário para introduzir modificações no bem arrendado; não permite utilizar o valor residual do bem ao final do contrato. Leaseback (arrendamento de venda e retorno) Vende e aluga  obtenção de capital de giro C O M P R A S

35 Locação ou Arrendamento Mercantil
Conceito chave: Matemática financeira: valor do dinheiro no tempo (Fluxo de Caixa Descontado) C O M P R A S

36 Ética em Compras Legal e moral Código de conduta ética
Legislação específica para o setor público Códigos de ética de compras, via internet: C O M P R A S

37 Ética em Compras Os 12 padrões de práticas de compras da NAPM
(National Association of Purchasing Management) Evite a intenção e aparência de prática aética ou comprometedora em relacionamentos, ações e comunicações; Demonstre lealdade ao seu empregador pelo correto atendimento às suas instruções, utilizando-se dos cuidados necessários e somente da autoridade delegada; Evite qualquer negócio particular ou atividade profissional que venha criar conflitos de interesses com o seu empregador; Evite solicitar ou aceitar dinheiro, empréstimos, créditos ou descontos preferenciais, como também a aceitação de presentes, entretedimentos, favores ou serviços de atuais ou potenciais futuros clientes, que possam influenciar ou parecer que influenciam, as decisões de compras; Manuseie informações proprietárias ou confidenciais, pertencentes a empregadores ou fornecedores com o devido cuidado e consideração apropriada, levando em conta suas ramificações éticas e legais, como também regulamentações governamentais; C O M P R A S

38 Ética em Compras Os 12 padrões de práticas de compras da NAPM (cont.)
Promova um relacionamento positivo com os fornecedores agindo com cortesia e imparcialidade, em todas as fases do ciclo de compras; Evite acordos recíprocos que limitem a livre competição; Conheça e obedeça a letra e o espírito das leis que governam a função de compras e permaneça alerta para as ramificações legais das decisões de compras; Encorage todos os segmentos da sociedade a aprticipar pela demonstração de apoio às empresas pequenas, desfavorecidas e minioritárias; Desencoraje o envolvimento da empresa em compras pessoais; Melhore a proficiência da profissão de comprador pela aquisição e manutenção de técnicas e conhecimentos atuais, com a prática dos mais altos comportamentos éticos; Conduza as compras internacionais de acordo com as leis aduaneiras e práticas dos países estrangeiros, consistente com as leis nacionais, com as políticas da organização e esses padrões de comportamento ético. C O M P R A S

39 Parcerias “São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças vão ter importância primordial no futuro. As alianças estão evoluindo tão depressa, que ninguém pode mais fazer tudo sozinho.” James Houghton CEO da Corning Corp. C O M P R A S

40 Parcerias Adversário Confiança mútua Parceria ganha-ganha COMAKERSHIP
Relacionamento empresa / fornecedor e o impacto no lucro C O M P R A S

41 Evolução do Relacionamento
Abordagem convencional - preço Melhoria de qualidade - qualidade Integração operacional - participação do fornecedor no projeto do produto e do processo, investimentos comuns em P&D Integração estratégica - Parceria real nos negócios. C O M P R A S

42 Comakership Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios
Desenvolvimento de produtos e processos Engenharia simultânea QFD Fornecimentos sincronizados e qualidade assegurada. C O M P R A S

43 Avaliação de Fornecedores
Custo Qualidade Pontualidade Inovação Flexibilidade Produtividade Instalações Capacitação gerencial e financeira C O M P R A S

44 Modelo de Avaliação de Fornecedores
Quesitos Peso Relativo PRODUTO Custo Qualidade Embalagem Garantia SERVIÇOS Pontualidade na entrega Presteza no atendimento Cortesia no relacionamento Qualidade na expedição e transporte Assistência técnica pós-venda ENGENHARIA Pesquisa Grau de inovação Flexibilidade nas alterações INSTALAÇÕES Equipamentos Prediais Adequação do layout ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Relações humanas - ambiente de trabalho 5 Relacionamento comercial com clientes Capacidade financeira C O M P R A S

45 Modelo de Avaliação de Fornecedores
Pontuação que os fornecedores devem alcançar C O M P R A S Aceitável como fornecedor acima de 350 pontos Segunda chance, após implantação de melhorias a 340 pontos Incapaz a 229 pontos

46 Desenvolvimento de Fornecedores
Avaliação prévia Diretrizes para programa de melhoria Treinamento e acompanhamento Interações constantes para melhoria de processos C O M P R A S

47 Negociações O contrato resultante deve materializar todos os avanços e novos conceitos atingidos até então, entre eles: Exclusividade de fornecimento; Compromisso de abertura de planilhas de custo; Repasse de ganhos com melhoria do processo; e Penalidades decorrentes de não cumprimento de prazos. C O M P R A S


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