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Pesquisa de Marketing Arquivo 1

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Marketing Arquivo 1"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Marketing Arquivo 1

2 Ciclo de vida de produtos e serviços
Quantidade Maturidade Crescimento Introdução Declínio Tempo

3 Ciclo de vida de produtos e serviços
Introdução Estratégia Genérica Nichos ou segmentos de mercado. Preços elevados. ( custeio parcial dos investimentos). Altos investimentos em; Marketing P&D Resultados financeiros baixos Pouco volume de vendas Quantidade Introdução Ex: Blindagem de carros, EAD Tempo

4 Ciclo de vida de produtos e serviços
Crescimento Investimentos parcialmente amortizados Marketing focado em imagem do produto e penetração de novos segmentos de mercado. Volume de vendas crescente e constante. Marca reconhecida. Estratégia Genérica Preços embutem margens de lucro. Resultados financeiros positivos. Quantidade Crescimento Introdução Ex: Produtos DIET e Celulares Tempo

5 Ciclo de vida de produtos e serviços
Maturidade Vendas constantes e com níveis históricos. Período de maior lucratividade. Preços tendem a cair em razão da concorrência. Estratégia Genérica Tentar se manter neste nível o maior tempo possível. Maior investimento em merchandising. Promoções são viáveis. Quantidade Crescimento Maturidade Introdução Ex: Cerveja Tradicional e Comércio Tradicional Tempo

6 Ciclo de vida de produtos e serviços
Declínio. Ex: Máquinas de escrever, Vinil, TV preto e branco. Vendas em quedas constantes. Margem de rentabilidade tendem a ser negativas. Preços elaborados para eliminação de estoque ocioso. Estratégia Genérica Avaliar a continuidade do produto no mercado. Produto pode “bancar” outros. Quantidade Declínio Tempo

7 Oferta e Demanda Oferta
Produtos e Serviços que temos a oferecer aos mercados. Demanda O que o mercado deseja, o que o mercado compra ou quer comprar.

8 Tipos de Demanda Demanda Negativa – quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto ou até mesmo evita Ex: Vacinas, dentistas, cirurgias em geral, planos funerários... Através de promoções e abordagens consistentes , o marketing tenta mudar crenças e atitudes.

9 Tipos de Demanda Demanda Inexistente – desconhecimento e falta de interesse em um produto ou serviço. Ex; Curso de corte e costura, cela para cachorro ( brinquedo), etc... Marketing deve encontrar meios de ligar os benefícios dos produtos às necessidades dos clientes.

10 Tipos de Demanda Demanda Latente – Desejo por um produto que atenda a uma necessidade ou desejo que nenhum outro produto oferece. Ex; Cigarros que não prejudiquem a saúde, carros que consumam 100 km/L , Marketing deve mensurar o mercado potencial e desenvolver produtos que atendam esta demanda.

11 Tipos de Demanda Demanda em declínio – Produtos ou serviços que acabam por perder o interesse pelos consumidores, seja por deficiências destes, ou por excesso de oferta. Ex; Universidades particulares, graxa de sapato, etc Marketing deve procurar soluções mais criativas , renovando produtos e serviços.

12 Tipos de Demanda Demanda Irregular – Produtos ou serviços com demandas sazonais em dias, horários, períodos do ano, etc... Por vezes ociosidade de consumo e em outras sobrecarga de consumo. Ex; Passagens aéreas, preservativos(carnaval), brinquedos, etc... Marketing deve encontrar meios de controlar a demanda através de promoções e outros incentivos.

13 Tipos de Demanda Plena Demanda - Empresas estão satisfeitas com a demanda de mercado, ela atende aos seus objetivos. Temos vários produtos nesse estágio de demanda....refrigerantes, cervejas em geral, celulares, etc... Marketing deve atuar na melhoria constante dos produtos e monitorá-las através de pesquisas constantes.

14 Tipos de Demanda Demanda Excessiva – Produtos ou serviços que demandam mais do que as empresas esperam ou estão aptas a atender. Ex; Hopi Hari, Show do U2, serviços de celular pré-pago, etc... Marketing deve praticar o “demarketing” para controlar o excesso de consumo, por exemplo, através do aumento de preços. O processo pode ser seletivo por parcelas de consumidores.

15 Tipos de Demanda Demanda Indesejada – produtos prejudiciais a saúde, politicamente incorretos, nocivos a sociedade, etc... Ex: Cigarros, bebidas alcoólicas, armas de fogo, filmes pornôs, etc... Marketing deve atuar desestimulando o consumo destes produtos, com mensagens “pesadas” e amedrontadoras, preços elevados e indisponibilidade dos produtos.

16 Mensuração de Demandas
Antes de entender o conceito de mensuração de demandas, devemos entender alguns conceitos. “Mercado é o conjunto de todos os compradores efetivos e potenciais de uma oferta ao mercado.” ( Kotler-2000)

17 Mensuração de Demandas
Mercado Potencial é o conjunto de consumidores que demonstram um nível de interesse suficiente por uma oferta ao mercado. Mercados segmentados, representam partes de determinados mercados que tem interesses diversos dentro do mesmo segmento de mercado ou não. Mercados penetrados, conjunto de consumidores que estão comprando produtos da empresa. Mercados Alvo , parte do mercado que a empresa decide atuar.

18 Mensuração de Demandas
Mercado Potencial de apreciadores de leite Moça? Mercado de Cereais

19 Demanda Corrente Qual a demanda da Nestlé por cereais Moça no mercado brasileiro? Qual o tamanho do mercado da Nestlé no segmento de cereais ? Qual o mercado potencial de compradores de cereais Moça? Qual o mercado penetrado pela Nestlé no segmento de cereais matinais ?

20 Demanda Corrente e Futura
Demanda Corrente - Podemos considerar demanda corrente a somatória dos compradores atuais de determinado mercado. Demanda futura – Futurismo ou pesquisa de intenção de compra?

21 SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
O que representa valor para você neste produto?

22 SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Valor Entregue ao Cliente Valor Total Para o cliente Custo Total Para o cliente Valor do Produto Custo Monetário + Benefícios - Custos ao cliente - Custo monetário = Maior valor ao cliente. Facilita a venda Valor dos Serviços Custo do Tempo Valor do Pessoal Custo de Energia Física Valor da Imagem Custo Psíquico

23 Atração e retenção de clientes
Pontos a avaliar; Meu produto ou serviço é suficientemente bom para atrair meus clientes ? Quais ferramentas eu uso para atrair meus clientes ? Depois de conquistados o que faço com meus clientes ? Como eu cuido dos meus clientes?

24 Atração e retenção de clientes
A conquista de novos clientes custa muito mais do que manter os clientes existentes. Reter clientes, antes de tudo, representa economia para a empresa. Cada dia mais o foco é aperfeiçoar os setores de “Contact Center”. Contact Center é diferente de Call Center.

25 Ciclo de vida do cliente na empresa.

26 Comportamento do Consumidor
Maslow

27 Comportamento do Consumidor
Principais Fatores Psicológicos Psicologia do Consumidor Estímulos de marketing Outros Estímulos Processo de decisão De compra Decisões de Compra Motivação Percepção Aprendizagem Memória Produtos e Serviços Preço Distribuição Comunicação Econômico Tecnológico Político Cultural 1)Reconhecimento do Problema. 2)Busca de Informações. 3)Avaliação das alternativas. 4)Decisões de Compra 5) Comportamento Pós-compra. 1)Escolha do Produto 2)Escolha da Marca 3)Escolha do Revendedor 4)Montante de Compra 5)Frequência de 6)Forma de Pagamento Características Do Consumidor Culturais Sociais Pessoais

28 Ambiente de Negócios Fornecedores Industria Empresa Concorrentes Canais Clientes Finais (Consumidores) MICROAMBIENTE MACROAMBIENTE Comunidade Local, Público em Geral , ONG´s, Governo, Mídia, Comunidade financeira Demografia , Cultura, Natureza, Tecnologia, Economia, Política

29 16 Tendências da economia segundo PopCorn
Retorno as origens. Viver. Mudança de vida. Formação de clãs. Encasulamento. Volta ao passado. Ergonomia. Aventura e fantasia. Femininamente. Queda de ícones. Emancipação. 99 vidas. Revanche do prazer. SOS ( Salve O Social) Pequenas indulgências Consumidor vigilante.

30 10 Megatendências de Naisbitt
Explosão da economia global. Renascimento das artes. Surgimento do socialismo de livre mercado Estilos de vida globais e o nacionalismo cultural. Privatização da seguridade social. Ascensão dos países da orla Asiática do Pacífico. A década da mulher na liderança. A era da biologia. A revitalização da religião no novo milênio. O triunfo do indivíduo.

31 Sistema de Informação de Marketing
Constitui-se de pessoas , equipamentos e processos de coleta de informações para subsídio de decisões dos gestores de marketing. O Sistema de Informação de Marketing possui multidisciplinariedade e utiliza-se das mais avançadas técnicas de pesquisa e coleta de informações.

32 Sistema de Informação de Marketing
Abrangência do Sistema de Informação Fornecedores Industria Empresa Concorrentes Canais Clientes Finais (Consumidores) MICROAMBIENTE MACROAMBIENTE Comunidade Local, Público em Geral , ONG´s, Governo, Mídia, Comunidade financeira Demografia , Cultura, Natureza, Tecnologia, Economia, Política

33 SIM como processo PROCESSAMENTO E ANÁLISE SISTEMA DE DADOS INTERNOS
PESQUISA DE MARKETING APOIO A ADMINISTRAÇÃO DE MKT MACRO E MICRO AMBIENTE Coleta de Informações SAÍDA DE INFORMAÇÕES FEEDBACK APRENDIZADO DECISÕES MKT EMPRESA

34 Funcionamento do SIM Entrada de Dados; Origem dos dados do Macro Ambiente e do ambiente interno da empresa. Dividimos em dados primários e secundários.

35 Dados Primários Coletados no ambiente de marketing, são inéditos , pesquisa feita sob medida. Estes dados suportam as decisões de marketing em conjunto com a coleta de dados secundários.

36 Dados Secundários Origem do Macro Ambiente, Micro Ambiente e dos dados internos da empresa.

37 Sistema de Informação de Marketing
Abrangência dos Dados Secundários Fornecedores Industria Empresa Concorrentes Canais Clientes Finais (Consumidores) MICROAMBIENTE MACROAMBIENTE Comunidade Local, Público em Geral , ONG´s, Governo, Mídia, Comunidade financeira Demografia , Cultura, Natureza, Tecnologia, Economia, Política

38 Exemplos de Fonte de Dados Secundários
Vide (Pinheiro;69)

39 Subsistemas do SIM Gestão empresarial , SAP , ORACLE, JD EDWARDS, dentre outros. Característica – Integram todos os departamentos da empresa, permitindo uma visão abrangente de todo o conjunto.

40 Ciclo de Pedido e Pagamento
Ponto de fundamental importância no SIM. Quanto mais veloz , melhor. Entrega de valor sustentada pela credibilidade. Fundamentado na troca de dados.

41 Ciclo de Pedido e Pagamento
Recebimento Produto Compra Produto ENTREGA PROCESSO LOGÍSTICO SATISFAÇÃO Processamento do pedido Pagamento Produto PAGAMENTO PROCESSO FINANCEIRO

42 A Pesquisa de Marketing
“ Obtenção sistematizada, armazenamento e análise de dados sobre situações de marketing, produtos e serviços” ( Americam Marketing Association)

43 Introdução A pesquisa é aplicada para responder a problemas relativos a: Mercado Clientes Produtos Serviços Marketing Mix

44 Introdução A pesquisa não deve ser considerada definitiva, pois reflete um situação momentânea. Empresas de ponta utilizam a pesquisa como ferramenta de evolução de seus produtos e de seus relacionamentos com clientes. A pesquisa subsidia decisões em vários setores da empresa.

45 Aplicações da Pesquisa
As informações a seguir são a “base” para todo profissional de marketing tomar decisões. Análise de Mercado Análise do Marketing MIX Medidas e Desempenho (MATTAR, 1997)

46 Análise de Mercado Análise do Macro e Micro Ambiente
... Análise do mercado intermediário, evolução do mercado, demanda por segmento, diferenças regionais, novos mercados, concorrência direta e indireta. Análise do Comportamento do consumidor; Necessidades, desejos, características, perfil demográfico e psicográfico, razões de compra, atitudes e opiniões, motivações de consumo, identificação de hábitos e costumes, das necessidades e desejos que estão sendo satisfeitos.

47 Análise de Mercado Ambiente Interno
Recursos e capacitações de marketing, produção, finanças, logísticas, tecnologia, RH,

48 Análise do Mix de Marketing
Produto/Serviço – Relações de consumo com o produto ou serviço e suas peculiaridades. Preço – Elasticidade, valor percebido, relação com as demais variáveis do mix de marketing. Distribuição – avaliação do ponto de venda e suas peculiaridades, vendas... Etc. Comunicação – desempenho das campanhas, recall de campanhas, efeitos na marca, efeitos nas vendas....

49 Planejamento de Pesquisa
Continua no arquivo 2


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