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O anúncio publicitário
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A expressão anúncio publicitário remete-nos para a palavra “publicidade” e deve ser entendida como uma técnica que visa promover a venda de produtos / serviços ou divulgar informações importantes para sociedade.
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Partes constituintes:
Texto linguístico – slogan e texto argumentativo/comentário Texto icónico – imagem Logótipo ou marca dos patrocinadores Os dois textos devem estar interligados, funcionando a imagem como reforço da mensagem verbal. O slogan deve ser original, breve, apresentar uma linguagem simples e facilitar a memorização. Texto argumenta-tivo Slogan
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3) Existem dois tipos de publicidades:
Comercial: destina-se à venda de artigos ou serviços diversos Institucional: destina-se a promover eventos culturais, instituições e campanhas humanitárias e à modificação dos comportamentos sociais, de modo a atingir benefícios individuais ou colectivos, sem fins lucrativos
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5) O público… É muito importante ter sempre em conta o público a que se destina o anúncio: Crianças, idosos, mulheres, homens, fumadores, etc.
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Os sentimentos e emoções que pretendem despertar, são muito importantes, como também a linguagem utilizada e o aspecto gráfico.
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Técnicas da publicidade:
Associações de ideias Uso de provérbios, frases bíblicas, expressões idiomáticas… Cores / planos Uso de pessoas conhecidas Recursos linguísticos Além dos já referidos: sentimentos, desejos, emoções…
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“Quem tem Philips, tem tudo”. “Viva bem, Viva com Becel”.
O anúncio publicitário para atingir o objectivo de persuadir e incentivar o consumo, serve-se de vários recursos linguísticos tais como: Sssschhh Schweppes Queres brilhar com o teu cabelo? “Quem tem Philips, tem tudo”. “Viva bem, Viva com Becel”. “Há mar e mar. Há ir e voltar”. “Prova nas mais duras provas. Tintas Hempel. À prova do tempo”. Ficarás O sol em dois segundos! Os seus móveis sentirão a diferença e agradecerão!
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