A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS. Esfericidade e diâmetro equivalente: uma partícula é caracterizada pelo seu tamanho, forma e densidade Forma: a forma pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS. Esfericidade e diâmetro equivalente: uma partícula é caracterizada pelo seu tamanho, forma e densidade Forma: a forma pode."— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS

2 Esfericidade e diâmetro equivalente: uma partícula é caracterizada pelo seu tamanho, forma e densidade Forma: a forma pode se expressa pela esfericidade ( ), que mede o afastamento da forma esférica, logo = 1 para uma partícula esférica e < 1 para quaisquer outra forma. Define-se como: Superfície da esfera de igual volume da partícula = Superfície externa da partícula (1)

3 Seja uma partícula de volume Vp e área Ap, podemos calcular o diâmetro equivalente (d eq ), como: Volume da esfera (2) (3) Sendo d eq = o diâmetro equivalente da esfera do mesmo volume da partícula. Ou seja por definição (4) Substituindo a eq. 3 na eq.4: (5)

4 1cm V p = (L) 3 =(1cm) 3 =1cm 3 A p =6x1cm 2 =6cm 2

5 Material Areia Otawa 0,95 Areia arredondada0,83 Pó carvão 0,73 Pó vidro moído0,65 Mistura de partículas Dada uma massa (m) de partículas, de densidade e Volume V p o número total de partículas (N) pode ser calculado como : (6)

6 A área total das partículas, ( se as partículas tem todas o mesmo Vp) (7) A partir da eq. ( 3 ) e (4) (8) Substituindo a eq.(8) na eq. (7) : A área por unidade de massa (área específica ) para uma partícula i pode ser calculada como:

7 Quando temos uma mistura de partículas de diversos diâmetros, deveremos definir algum diâmetro médio. Uma mistura que contem diversas frações contendo N i partículas de diâmetro equivalente deq ( dp i = diâmetro se forem esféricas) pode apresentar uma distribuição granulométrica d pi xixi Fração mássica acumulada até d pi X i = fração mássica de partículas de diâmetro d pi

8 A área de uma determinada fração de partículas, pode ser calculada : A i =N i A p i (10) E para o conjunto de partículas, a área total ( A t ) A t = N i Ap i = (11) A Área especifica, Â : (12) onde X i = fração mássica da partícula de diâmetro deq i e i; Se a s e são aproximadamente constantes : (13)

9 Diâmetro partícula médio Pode definir-se de várias maneiras: D s representa o leito de partículas esféricas que apresentam a mesma área superficial por unidade de volume de leito( Diâmetro Sauter ), e pode ser calculado como: Podemos definir também um diâmetro baseado na média aritmética: e o diâmetro médio mássico:

10


Carregar ppt "CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS. Esfericidade e diâmetro equivalente: uma partícula é caracterizada pelo seu tamanho, forma e densidade Forma: a forma pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google