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CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.

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1 CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a matéria intelectual - conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência - que pode ser utilizada para gerar riqueza. (Stewart, 3, 1998)

2 Capital Intelectual §É o Conhecimento da força de trabalho: Treinamento e a intuição de uma equipe de químicos que descobre uma nova droga de bilhões de doláres; § É a rede eletrônica que transporta informação na empresa à velocidade da luz, permitindo-lhe reagir ao mercado mais rápido que suas rivais §É a cooperação- o aprendizado compartilhado- entre uma empresa e seus clientes que forja uma ligação entre eles, trazendo, com muita frequência, o cliente de volta. (Stewart, 3, 1998)

3 Capital Intelectual Capital HumanoCapital Estrutural Capital Organizacional Capital do Cliente Capital de Inovação Capital de Processo

4 Relatório de Capital Intelectual §FOCO FINANCEIRO: Ativo Total/ empregado($); Lucros/ativo total($); Lucros resultantes de novos negócios($); Receita/empregado ($); Receita de negócios perdidos em comparação à media do mercado(%); Receita de novos clientes/receitas totais (%) Tempo dedicado aos clientes/número de horas trabalhadas(%); Investimento em TI($)

5 Relatório de Capital Intelectual §FOCO NO CLIENTE: Participação de mercado(%); Vendas anuais/cliente($); Número de clientes perdidos Duração média do relacionamento com o cliente; Número de clientes/número de empregados; Número de empregados que geram receitas; Contatos de venda/vendas fechadas; Investimento em TI/vendedor($); e Despesas de serviço/cliente/ano($)

6 Relatório de Capital Intelectual §FOCO NO PROCESSO: Despesas Administrativas/receitas totais(%); Custos dos erros administrativos/receitas totais(%); Tempo de processamento; Contratos redigidos sem erro; PCs e Laptops/empregado; Despesas com TI/empregado; Desempenho Corporativo/meta de qualidade(%); e Capacidade dos equipamentos de TI/Empregado.

7 Relatório de Capital Intelectual §FOCO DE RENOVAÇÃO e DESENVOLVIMENTO Despesas de Desenvolvimento de competência/empregado($); Índice de Satisfação dos Empregados; Investimento em relacionamento/Clientes($); Porcentagem das horas de treinamento(%); Despesas de R & D/despesas administrativas(%); Investimentos no desenvolvimento de novos mercados($) Investimentos de R&D em projeto do produto($); Idade média das patentes da empresa; Patentes em fase de registro.

8 Relatório de Capital Intelectual §FOCO HUMANO: Índice de motivação(%); Rotatividade dos empregados(%); Tempo médio de casa; Número de gerentes do sexo feminino; Conhecimento de TI dos empregados; Número de Empregados permanentes em período integral; Idade média dos empregados permanentes em período integral.

9 BALANCED SCORECARD §“ O que não é medido não é gerenciado” §“O Balanced Scorecard preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medida mais genérico e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo. (Kaplan & Norton, 21, 1997)

10 BALANCED SCORECARD §O Balanced Scorecard traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: Financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. (Kaplan & Norton, 25, 1997) §O Scorecard cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. (Kaplan & Norton, 25, 1997)

11 BALANCED SCORECARD §As medidas financeiras de desempenho indicam se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros §Principais Temas Financeiros: Crescimento e mix de receita; Redução de custos/melhoria de produtividade; Utilização dos ativos/estratégia de investimento

12 BALANCED SCORECARD §Perspectiva do Cliente: Permitem que os executivos identifiquem os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negócios competirá e as medidas do desempenho da unidade... §Principais Indicadores: Participação de Mercado, Retenção de Clientes, Captação de Clientes, Satisfação de Clientes, Lucratividade de Clientes.

13 BALANCED SCORECARD §“Perspectivas dos Processos Interno: Os Executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência”(Eficácia e Eficiência) §Os Três principais Processos: Inovação; Operações e Serviço pós-venda.

14 BALANCED SCORECARD §Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: Identifica a infra-estrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. §Três principais fontes: Pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. §Três categorias principais: Capacidades dos funcionários, Capacidade dos sistemas de informação e Motivação, Empowerment e Alinhamento.

15 Medidas de Desempenho dos Procedimentos Internos Recepção do Pedido do Cliente Início da Produção Expedição das Mercadorias Tempo de Ressuprimento Tempo de Processamento + Inspeção+Descolamento +Fila Tempo do Ciclo de Produção Tempo do Ciclo de Entrega

16 BENCHMARKS §Revolução em andamento: 1) A ordem do dia é gerenciar processos; e 2) prestar atenção às medidas do desempenho. §Benchmarking: Representa uma versátil ferramenta de gerenciamento do processo que ajuda as organizações a identificar e a compreender o que são as melhores práticas. §Benchmarks: são estatísticas operacionais ou medidas que definem o nível de operações de uma determinada prática ou sistema.

17 BENCHMARKS: Algumas lições §Não se empenhe em fazer benchmark com tudo em nível melhor do país ou do mundo; §Procure benchmarks em líderes, só para processos básicos e funções de maior importância estratégica; §Procure benchmarks de nível interno, regional ou do próprio ramo de atividade, para processos não-críticos ao interesse estratégico.

18 Classificação do Benchmarks §Foco: Estratégico- Melhor do Mundo 7 Melhor do País 6 Foco:Desempenho(satisfação do cliente, produtos e serviços) - Ramo de Atividade Líder -5, Média-4, Padrão- 3 Foco:Processo e Entrada (Práticas, Capacidade e Material e suprimento)- Melhor da Empresa-2, Básico 1.


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