A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mediação Online e Instrumentos para acompanhamento do aluno Elizabete Briani Capacitação de Professores Mediadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mediação Online e Instrumentos para acompanhamento do aluno Elizabete Briani Capacitação de Professores Mediadores."— Transcrição da apresentação:

1 Mediação Online e Instrumentos para acompanhamento do aluno Elizabete Briani Capacitação de Professores Mediadores

2 Agenda 1. Aspectos da Mediação online; 2. Acompanhamento do aluno; 3. A importância do professor Mediador; 4. Atribuições Gerais; 2

3 1. Aspectos da Mediação online 3

4 Articulação Pedagógica 4 Proposta de Conteúdos, dinâmica do curso, processo de avaliação Ferramentas síncronas e assíncronas Perfil, conhecimento dos alunos e número de participantes Contexto Características da Virtualidade Proposta Educacional

5 Equipes multidisciplinares de trabalho. Dentre eles, destaco: 5 Professores-autores: seleção e criação de conteúdo; Designer Educacional: adapta intencionalmente os materiais/atividades; Revisor: trabalha na qualidade ortográfica; Criação: identidade visual do projeto. Muitos outros profissionais estão envolvidos nesse trabalho, como: programadores, suporte técnico, editor de vídeo, diagramador, administrativo, gerente de projetos.

6 Mas, e o professor??? A importância do professor-mediador 6 Desdobramento docente -> múltiplas funções integrado com a equipe multidisciplinar. Professor: pesquisador, formador, conceptor,... o que mais? Competências: Competências de Apoio Competências de Orientação Competência Técnica Competências Administrativas

7 Acompanhamento do aluno 7 1 Informações claras sobre o processo de avaliação 2 Avaliação regular da progressão do aluno 3 Acompanhamento do aluno

8 Principais ações... 8 Esclarecer pontos/conteúdos dos materiais; Inserir recursos adicionais ou materiais complementares; Ajudar os alunos a desenvolverem capacidades específicas; Avaliar e dar feedback aos alunos acerca das atividades desenvolvidas; Planejar e orientar os debates entre alunos, presenciais ou por meio de tecnologias de web conferência. Aplicar avaliações; Manter um contato regular com os alunos durante todo o curso; Ajudar os alunos a resolverem questões que possam impedir o respectivo progresso do curso; Manter atualizado os registros do trabalho de cada aluno, incluindo as necessidades de correções e avaliações;

9 Iniciando o diálogo... Relacionando respostas e instigando o diálogo 9 Partic. A (.....) Hoje em dia temos o hábitos, mesmo aqueles que não somos tão "craques" na informática, de dar uma "olhadinha" nos s, acredito que em um curso ead não deva ser muito diferente; temos que criar hábitos: o de checar as mensagens e o de participar. Disciplina é fundamental e, infelizmente, no nosso mundo tão agitado, é difícil acha espaço, mas necessário.. (.....) Mediador A Aluno A, Aluno B e Aluno C: Vocês apontaram alguns problemas comuns. Disciplina é sem dúvida fundamental para todos os envolvidos. Não é viável mediar um curso, sem dedicação, sem acompanhamento e acolhimento. Aluno A e Aluno B, reforçaram como é bom ter algo que dividir com o aluno e compartilhar a presença virtual. Mas a prof. Helena continua intrigada. Apesar de todo esforço, eles parecem muito quietos! Vocês tem pistas sobre as colocações que ela nos fez?

10 Propondo desafios e problematizando o tema 10 Partic. B (.....) Acredito que existam vários fatores para o silêncio virtual, os já citados acima são realmente os principais. Eu mesma, sou uma pessoa que acessa o material, realiza as tarefas e possuo muita dificuldade em acessar o fórum diariamente, fora que, em muitos casos, o fórum vai ficando monótono ! Ou quando temos que ler muitos textos para que possamos participar das discussões fica mais desmotivante ainda. (.....) Mediador A (.....) O processo de interação não deve se resumir a um momento estanque ou relacionado apenas a uma ou outra ferramenta. Essa escolha deve ser norteada fundamentalmente pela necessidade de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é importante ter uma visão de todo o projeto. Toda a diversidade e riqueza dos estudos de caso, das atividades em grupo, dos registros de aprendizado em diários, das produções colaborativas em um wiki, de uma atividade presencial de estudo do meio, enfim, colaboram para a não automatização do processo de comunicação. Os elementos estão lá, disponíveis, mas precisam ser tomados, analisados, debatidos. Com isto, retomo a questão que fiz anteriormente: qual o perfil do mediador online? Dependendo desta visão estaremos optando por uma ou outra base teórica (.....)

11 Situando o papel do mediador 11 Mediador A (.....) Agradeço suas perguntas. Elas são ótimas para iniciar um ponto de partida sobre esse tema. Vamos partir de experiências pessoais. Como você minimiza o silêncio na sala de aula, ele é sempre um problema? Torna as aulas expositivas? E no espaço vitual, quais atitudes podemos ter como mediadores para "aquecer" o ambiente? Partic. C Muitas vezes na sala e aula, nós professores também pecamos na abordagem e criamos uma certa desmotivação pela nossa metodologia. Mas, no presencial temos a percepção disso e mudamos. Já no EaD ficamos condicionados a ferramentas virtuais (...)

12 Algumas possibilidades... ajudando a Prof. Helena 12 Etapa Próximo do primeiro trabalho Situação do Aluno Poderá sentir que não tem os conhecimentos ou a capacidade de escrever, para o fazer, especialmente se estiver afastado dos estudos há algum tempo. Como Ajudar Explique que muitos se sentem inseguros e que devem desenvolver o trabalho apesar das suas apreensões, já que o trabalho é, por ele próprio uma oportunidade de aprendizagem, aprendem ao fazê-lo e com o feedback que recebem.

13 Algumas possibilidades... ajudando a Prof. Helena 13 Etapa Durante o curso Situação do Aluno Dificuldade em manter o interesse e o entusiasmo. Como Ajudar Esclareça sobre as competências e os conhecimentos que eles irão adquirir ao aceitarem o desafio. Sugira estratégias para organizarem o tempo ou definirem prioridade, de forma a alcançarem os seus objetivos durante o tempo que resta.

14 Preparação para iniciar a disciplina 14 Acesse a sua disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem e: Realize a leitura dos materiais educacionais, observando as atividades propostas e demais informações; Conheça os demais recursos multimídia disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem; Acesse a área de mural da disciplina para publicar um aviso de boas vindas. É fundamental apresentar-se como professor-mediador da disciplina, resgatar objetivos de aprendizagem, cronograma e aspectos relacionados à avaliação. Use esse canal de comunicação no decorrer da disciplina para direcionar os alunos e alertá-los sobre o encaminhamento das atividades ou encontros presenciais; Consulte o plano de ensino, disponível na sala da sua disciplina, para se informar sobre os critérios de avaliação; Consulte o Guia Técnico do ambiente virtual de aprendizagem para se familiarizar com as configurações de avaliação. Você precisa conhecer esse processo de configuração para inserir os critérios de avaliação na sala da sua disciplina.

15 Atividades do Aluno Não-Presenciais Autoavaliativa Avaliação sem atribuição de nota Somativa Avaliações com atribuição de nota Formativa Atividades síncronas: Chats, webconferência Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como deve ser realizada. Atividades assíncronas: Individual ou grupo (quantidade máxima e mínima de participante); Objetivo; Tempo médio de realização; Período que devem ser executadas; Como devem ser realizadas ou que tipo de ferramenta será utilizada 15

16 Atividades do Aluno Atividades Presenciais 2 avaliações bimestrais; Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como devem ser realizada; Conhecer a infraestrutura básica dos pólos (laboratório de informática, acesso a internet, biblioteca, sala de estudo, sala de aula, etc). 16

17 Atividades do Professor...ao longo da disciplina 17 Inclua semanalmente novas mensagens no Mural, incentivando os alunos para o estudo da disciplina; Acompanhe o desenvolvimento do aluno e ofereça respostas que auxiliem no processo de construção do conhecimento e estejam em consonância com os objetivos da disciplina; Utilize os relatórios de gestão de acesso, como instrumento para mapear o andamento dos alunos nas atividades e nos acessos aos conteúdos do ambiente. É possível utilizar esses relatórios em conjunto com as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para registrar ações e informações da rotina do estudante; Avalie o desempenho dos alunos e faça comentários sobre as atividades realizadas. Esta avaliação deve ter um caráter formativo, identificando erros e acertos e, assim, oportunizando espaço para que ele refaça sua atividade levando em consideração seus comentários; Após os encontros presenciais, insira no ambiente virtual de aprendizagem a presença do aluno; Aplique a avaliação presencial e faça a publicação da nota no ambiente virtual de aprendizagem.


Carregar ppt "Mediação Online e Instrumentos para acompanhamento do aluno Elizabete Briani Capacitação de Professores Mediadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google