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Melhores Empresas para Trabalhar Leyla Nascimento Presidente ABRH Nacional Diretora Executiva Instituto Capacitare.

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1 Melhores Empresas para Trabalhar Leyla Nascimento Presidente ABRH Nacional Diretora Executiva Instituto Capacitare

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4 É preciso olhar o mundo para além daquilo que está refletido na janela da organização. Célia Marcondes Ferraz

5 Quando o ritmo de mudança da empresa for ultrapassado pelo ritmo fora dela, o fim está próximo. Jack Welch

6 Tech - Net - Age - Drives 1- da materialização – introduz uma nova estrutura de trabalho; 2- velocidade, respostas rápidas, mudanças imprevisíveis; 3- controla e regula comportamentos ( decide o que compra e o que vende )

7 Era da Tecnologia Não substitui pessoas: Requer mudanças nas pessoas e nas organizações. Não substitui pessoas: Requer mudanças nas pessoas e nas organizações. O capital humano e as características individuais das pessoas são respeitadas – ganham o mesmo peso. O capital humano e as características individuais das pessoas são respeitadas – ganham o mesmo peso.

8 As Relações entre Tecnologia – Organizações- Pessoas As Relações entre Tecnologia – Organizações- Pessoas Perspectiva Científica Perspectiva Científica Perspectiva Social Perspectiva Social Perspectiva Econômica Perspectiva Econômica

9 - Competindo na Era da Rede de Tecnologia com o foco principal em pessoas. Empresas

10 Gerenciamento das diversidadesGerenciamento das diversidades Aprendendo com as experiências dos outrosAprendendo com as experiências dos outros Empresas

11 Transformando comportamentos: ConectantoTransformando comportamentos: Conectanto tecnologia e comportamento tecnologia e comportamento Expectativas e práticas em EducaçãoExpectativas e práticas em Educação Empresas

12 Mudanças no mundo do trabalho, Mudanças no mundo do trabalho, novos conteúdos ocupacionais, qualidade de vida novos conteúdos ocupacionais, qualidade de vida no trabalho, qualidade do trabalho. Trabalho

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15 O que é o Great Place to Work Institute? O Great Place to Work® Institute é uma empresa de pesquisa e de serviços de consultoria, com sede em San Francisco (EUA), presente em mais de 50 países.

16 Por que a parceria do Great Place to Work Institute e a ABRH RJ? A ABRH RJ vem mobilizando as lideranças das empresas do Rio de Janeiro sobre a necessidade de buscar alternativas de incentivo para permanecerem no Estado.

17 As Dimensões Avaliadas pelo GTPW – Como as Empresas Atuam Credibilidade Comunicação informativa e acessível Comunicação informativa e acessível Competência na condução de pessoas e negócios Competência na condução de pessoas e negócios Integridade e consistência na condução da visão Integridade e consistência na condução da visão

18 As Dimensões Avaliadas pelo GTPW – Como as Empresas Atuam Respeito Apoio para desenvolvimento profissional e reconhecimento Envolvimento em decisões relevantes Envolvimento em decisões relevantes Valorização do funcionário como indivíduo Valorização do funcionário como indivíduo

19 As Dimensões Avaliadas pelo GTPW – Como as Empresas Atuam Imparcialidade Eqüidade e equilíbrio no reconhecimento Eqüidade e equilíbrio no reconhecimento Ausência de favoritismo Ausência de favoritismo Justiça no tratamento e mecanismo de apelação Justiça no tratamento e mecanismo de apelação

20 As Dimensões Avaliadas pelo GTPW – Como as Empresas Atuam Orgulho Orgulho do trabalho realizado individualmente Orgulho do trabalho realizado individualmente Orgulho do trabalho realizado coletivamente Orgulho do trabalho realizado coletivamente Orgulho da atuação da empresa na comunidade e imagem no mercado Orgulho da atuação da empresa na comunidade e imagem no mercado

21 As Dimensões Avaliadas pelo GTPW – Como as Empresas Atuam Camaradagem Espaço para ser espontâneo Espaço para ser espontâneo Ambiente amigável e hospitaleiro Ambiente amigável e hospitaleiro Sentimento de família ou equipe Sentimento de família ou equipe

22 Todas as empresas felizes são iguais. As infelizes são infelizes cada uma a seu modo. Todas as empresas felizes são iguais. As infelizes são infelizes cada uma a seu modo. Robert Levering – Presidente Mundial do Great Place to Work

23 Como, diante desses cenários, trabalhar estratégicamente as Pessoas? estratégicamente as Pessoas?

24 Qual o maior desafio? O que tira o sono dos Presidentes? O que tira o sono dos Presidentes? Atração e retenção dos melhores talentos.

25 …Fazendo a Gestão das Gerações Fazendo a Gestão das Pessoas…

26 26 Geração Guerra Nascidos antes de 1945 Nascidos antes de 1945 Influenciado por: 2 a Guerra Mundial, Grande Depressão Influenciado por: 2 a Guerra Mundial, Grande Depressão Emprego sinônimo de estabilidade Emprego sinônimo de estabilidade Maiores empregadores: serviços públicos Maiores empregadores: serviços públicos Sofreu a transição da Sociedade Insdutrial para Sofreu a transição da Sociedade Insdutrial paraPós-Industrial Baby boomers Nascidos 1945 – 64 Nascidos 1945 – 64 Em média 45 a 64 anos Em média 45 a 64 anos Influenciados por: Guerra Fria e do Vietnam. Influenciados por: Guerra Fria e do Vietnam. são mais individualistas são mais individualistas viveu a transição de viveu a transição decarreira viveu o paradigma do emprego x estabilidade x viveu o paradigma do emprego x estabilidade x Novas relações do trabalho Geração X Nascidos 1965 – 80 Nascidos 1965 – 80 Em média 29 a 44 anos Em média 29 a 44 anos Convivem com a Internet natural e necessária Convivem com a Internet natural e necessária Trabalham muito bem com equipes diversas, desemprego, alta taxa de pais divorciados Trabalham muito bem com equipes diversas, desemprego, alta taxa de pais divorciados FlexibilidadeFlexibilidade

27 Geração Y Nascidos depois de 1980 Nascidos depois de 1980 Em média 29 anos Em média 29 anos Tecnologia faz parte da sua forma de vida Tecnologia faz parte da sua forma de vida Foram educados pelos pais com excesso de zêlo Foram educados pelos pais com excesso de zêlo São frutos da globalização São frutos da globalização São considerados echo-boomers São considerados echo-boomers

28 Geração Guerra Fruto do trabalho repetitivo e pesado (filme Tempos Modernos de Chaplin)Fruto do trabalho repetitivo e pesado (filme Tempos Modernos de Chaplin) Geração apegada as tradiçõesGeração apegada as tradições Subserviente e conformistaSubserviente e conformista Mulheres fora do mercado de trabalhoMulheres fora do mercado de trabalho Disciplinada e leal à organizaçãoDisciplinada e leal à organização

29 Geração Boomers Busca da auto-realização e do sucessoBusca da auto-realização e do sucesso Contestadores por naturezaContestadores por natureza Não aceita a autoridadeNão aceita a autoridade Questiona o poderQuestiona o poder A carreira em primeiro lugarA carreira em primeiro lugar

30 Geração X Busca de uma equação melhor entre trabalho e vida pessoalBusca de uma equação melhor entre trabalho e vida pessoal Dá importância ao trabalho em equipe Dá importância ao trabalho em equipe Não tolera regras e regulamentosNão tolera regras e regulamentos Privilegia e incentiva o relacionamento interpessoalPrivilegia e incentiva o relacionamento interpessoal

31 Quais os principais atributos da Geração Y ?

32 Geração Y Possui autoconfiança Tem a segurança financeira como objetivo Privilegia trabalhar em equipe e com diversidade A sua lealdade está diretamente ligada a sua auto- realização Constrói relacionamentos A comunicação interativa é o seu forte

33 Geração Y A sua carreira é construída em etapas em média de 3 anos cada A sua carreira é construída em etapas em média de 3 anos cada Quer ser reconhecido e ganhar ascensão profissional em curto espaço de tempo Quer ser reconhecido e ganhar ascensão profissional em curto espaço de tempo Investe no seu desenvolvimento profissional Investe no seu desenvolvimento profissional Investe pouco no aspecto comportamental Investe pouco no aspecto comportamental

34 Geração Y Vê mudanças como algo constante em sua vida e carreira Vê mudanças como algo constante em sua vida e carreira Para atuar profissionalmente tem necessidade de liberdade Para atuar profissionalmente tem necessidade de liberdade Gosta de ter o controle da situação Gosta de ter o controle da situação O trabalho precisa ter uma causa e sentido direto para a sua carreira e para a sociedade O trabalho precisa ter uma causa e sentido direto para a sua carreira e para a sociedade

35 Busca trabalhar mais rápidoBusca trabalhar mais rápido É clara, objetiva e desprovida de sentimentalismoÉ clara, objetiva e desprovida de sentimentalismo Lida muito bem com avaliação e feedbackLida muito bem com avaliação e feedback É Digital Nativa - Conectada 24 horas por dia É Digital Nativa - Conectada 24 horas por dia Exigem a comunicação pela web como incentivo no trabalhoExigem a comunicação pela web como incentivo no trabalho Geração Y

36 É multifuncional – capaz de ao mesmo tempo trabalhar/ou estudar, ver TV, falar no MSN, interagir no Orkut, passar e.mail e fazer qualquer pesquisa na internet.É multifuncional – capaz de ao mesmo tempo trabalhar/ou estudar, ver TV, falar no MSN, interagir no Orkut, passar e.mail e fazer qualquer pesquisa na internet.

37 Geração Y Seus espaços saem do ambiente físico (casa) para espaços privados on line (My Space).Seus espaços saem do ambiente físico (casa) para espaços privados on line (My Space).

38 Baby boomersGeração X Geração Y Como otimizar e energizar essas equipes para alta performance?

39 E como ser a Melhor Empresa para trabalhar?

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