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1 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração.

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1 1 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração – Da Revolução Urbana à Revolução Digital.

2 A Verdade e a Parábola (conto judaico) Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome. E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada. DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol2

3 A Verdade e a Parábola (conto judaico) Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante. Verdade, por que você está tão abatida? perguntou a PARÁBOLA. Verdade, por que você está tão abatida? perguntou a PARÁBOLA. Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! respondeu a amargurada VERDADE. Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! respondeu a amargurada VERDADE. Que disparate! Sorriu a PARÁBOLA. Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece. Que disparate! Sorriu a PARÁBOLA. Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece. DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol3

4 A Verdade e a Parábola (conto judaico) Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada. MORAL DA ESTÓRIA: Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada. DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol4

5 PROCESSO ADMINISTRATIVO, segundo Henri Fayol. IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol5

6 Jules Henri FAYOL IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol6 Jules Henri Fayol nasceu em Istambul (1841) e morreu em Paris (1925). Foi Engenheiro de minas Teórico clássico da Ciência da Administração Autor do livro Administração Industrial e Geral.

7 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol7 O PAPEL dos administradores O que os administradores devem fazer para serem EFICAZES e EFICIENTES? Saber desempenhar as atividades de 1.Planejar – estabelecer o futuro 2.Organizar – arrumar a casa 3.Liderar – influenciar pessoas 4.Controlar - monitorar

8 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol8 1 – PLANEJAR PLANEJAR é … Especificar os objetivos a serem atingidos. Especificar os objetivos a serem atingidos. Decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Estabelecer onde se quer chegar. Estabelecer onde se quer chegar. Saber o destino da organização. Saber o destino da organização. Antever o futuro de médio e longo prazos. Antever o futuro de médio e longo prazos. Perceber os cenários futuros onde atuará a organização. Perceber os cenários futuros onde atuará a organização.

9 Diagnóstico Antes de fazer o planejamento, deve-se fazer o diagnóstico da situação atual, analisando: AMBIENTE INTERNO Pontos fortes (aspectos positivos internos) Pontos fortes (aspectos positivos internos) Pontos fracos (aspectos negativos internos) Pontos fracos (aspectos negativos internos) AMBIENTE EXTERNO Oportunidades (chances no mercado) Oportunidades (chances no mercado) Ameaças (riscos do mercado) Ameaças (riscos do mercado) IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol9

10 DIAGÓSTICO do Planejamento AMBIENTE INTERNO: análise da organização pontos fortes: aspectos positivos das pessoas, instalações, equipamentos, serviços, produtos, informações e tecnologia. pontos fortes: aspectos positivos das pessoas, instalações, equipamentos, serviços, produtos, informações e tecnologia. Pontos fracos: aspectos negativos. Pontos fracos: aspectos negativos. AMBIENTE EXTERNO: análise do mercado Oportunidades: situações positivas que existem ou acontecerão no mercado que podem beneficiar a organização. Oportunidades: situações positivas que existem ou acontecerão no mercado que podem beneficiar a organização. Ameaças: situações negativas que podem gerar prejuízo ou dificultar os negócios da organização. Ameaças: situações negativas que podem gerar prejuízo ou dificultar os negócios da organização. DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol10

11 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol11 Responder 5 PERGUNTAS na elaboração do Planejamento QUE fazer? – OBJETIVOS QUE fazer? – OBJETIVOS COMO fazer? – AÇÕES COMO fazer? – AÇÕES QUEM vai fazer? – RESPONSÁVEIS QUEM vai fazer? – RESPONSÁVEIS QUANTO fazer? – METAS (quantidade/valor) QUANTO fazer? – METAS (quantidade/valor) QUANDO fazer? – TEMPO (data/época) QUANDO fazer? – TEMPO (data/época)

12 Modelo de um Plano. DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol12 QUE (Objetivos) COMO (Ações) QUEM (Respon- sáveis) QUANTO (Metas) QUANDO (Tempo) 1. Aumentar as vendas 1.1 Contratar mais vendedores RH 5 vende- dores Em 15 dias 1.2 Fazer publicidade Marketing R$ 5.000,00 A cada 2 meses 1.3 Fazer promoção Comercial Desconto de até 15% Durante 6 meses 2. Melhorar o nível de satisfação dos clientes

13 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol13 DEVERES de um Administrador 1 - Determinar os OBJETIVOS, levando em conta o diagnóstico realizado e a visão de futuro. 2 - Escolher as melhores ESTRATÉGIAS para alcançar os objetivos. 3 - Determinar os RECURSOS necessários para o atingimento das metas da organização: humanos, financeiros, tecnológicos, logísticos, instalações e equipamentos.

14 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol14 TIPOS de planos. TIPORESPONSÁVELVALIDADE Estratégico Presidente e Diretores Longo prazo (5 anos ou +) Tático ou Funcional Cada Departamento Médio prazo (1 a 2 anos) Operacional Cada Setor ou Filial Curto prazo (meses ou dias) Planejamento é TUDO

15 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol15 2 – ORGANIZAR ORGANIZAR é reunir e coordenar recursos Humanos: funcionários, prestadores de serviços e terceirizados. Humanos: funcionários, prestadores de serviços e terceirizados. Financeiros: dinheiro, créditos e empréstimos. Financeiros: dinheiro, créditos e empréstimos. Materiais: equipamentos, instalações e máquinas. Materiais: equipamentos, instalações e máquinas. Informação: documentos, treinamento, capacitação, tecnologia. Informação: documentos, treinamento, capacitação, tecnologia. Outros: os que forem necessários ao atingimento dos objetivos. Outros: os que forem necessários ao atingimento dos objetivos. Desorganização quase mata

16 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol16 ATIVIDADES da funcão Organizar Pessoas – Atrair pessoas para a organização: selecionar, contratar e treinar.Pessoas – Atrair pessoas para a organização: selecionar, contratar e treinar. Atividades – Especificar responsabilidades por tarefas, para cada cargo.Atividades – Especificar responsabilidades por tarefas, para cada cargo. Recursos – Ordenar e alocar recursos (pessoas, financeiros, materiais, logísticos).Recursos – Ordenar e alocar recursos (pessoas, financeiros, materiais, logísticos). Funcionamento – Criar condições para que as pessoas e as coisas trabalhem juntas e alcancem o máximo sucesso (eficiência e eficácia).Funcionamento – Criar condições para que as pessoas e as coisas trabalhem juntas e alcancem o máximo sucesso (eficiência e eficácia). Bagunça no Escritório

17 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol17 3 – LIDERAR LIDERAR é trabalhar com pessoas, sabendo Estimular – os funcionários a serem grandes executores; Dirigir – os funcionários que precisam de orientação, formação, encaminhamento; Motivar – os funcionários criando ambiente físico e psicológico que possibilite sentirem- se motivados. Comunicar-se – com funcionários, clientes, fornecedores e sociedade, individualmente/em grupos. Papel do Líder

18 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol18Liderança Envolve o CONTATO diário e próximo com as pessoas, ajudando-as, guiando-as e inspirando-as em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Deve ocorrer em qualquer posição ou nível hierárquico: equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações.

19 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol19 DEVERES de um Líder 1 - Criar um ambiente de trabalho cooperativo. 2 - Dar às pessoas alguma liberdade para seguirem suas próprias idéias. 3 - Manter constantemente os fluxos de comunicação. 4 - Designar trabalhos que permitam às pessoas aprender e crescer. 5 - Elogiar e premiar publicamente pessoas que fazem bem o próprio trabalho. 6 - Ser honesto sempre (tanto em relação às boas quanto às más notícias).

20 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol20 O que as empresas VALORIZAM e o que DETESTAM nos funcionários?.

21 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol21 4 – CONTROLAR Planos abrangentes, organizações sólidas e líderes destacados não garantem o sucesso. É preciso controlar todos os sistemas da organização, seja ela pública ou privada. É preciso MONITORAR tudo.

22 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol22 PREJUÍZOS pela falta Controle Objetivos e Metas não atingidos – pela falta de monitoramento e de ações tempestivas e corretivas. Objetivos e Metas não atingidos – pela falta de monitoramento e de ações tempestivas e corretivas. Falhas – que ocorrem, se repetem e se agravam, aumentando a quantidade de ocorrências. Falhas – que ocorrem, se repetem e se agravam, aumentando a quantidade de ocorrências. Irregularidades – atendimento deficiente, produto ou serviço sem a qualidade desejada, atrazos, inoperâncias de equipamentos etc. Irregularidades – atendimento deficiente, produto ou serviço sem a qualidade desejada, atrazos, inoperâncias de equipamentos etc. Fraudes – desvios, apropriações indébitas, roubos etc. Fraudes – desvios, apropriações indébitas, roubos etc.

23 IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol23 Atividades da função controle 1- Padrões – Estabelecer padrões de desempenho para que indiquem o progresso rumo às metas e objetivos planejados. 2- Monitoramento – Monitorar o desempenho de pessoas e unidades mediante a coleta de dados de desempenho. 3- Feedback – Fornecê-lo às pessoas (feed = alimentar; back = para trás). 4- Comparação – Identificar problemas pela comparação entre dados de desempenho e os padrões (objetivos e metas estabelecidos). 5- Correção – Executar ações para corrigir problemas. 6- Ferramentas – Instituir e usar ferramentas de controle: orçamento; SIG; observação direta; delegação; ações disciplinares etc.

24 14 PRINCÍPIOS de administração (Fayol). IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol 24

25 14 PRINCÍPIOS de administração (Fayol). DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol25

26 12 normas para ser PROMOVIDO (Veja) Escrito em 2002, pelo consultor britânico Richard Templar, o livro As Regras do Trabalho – Tudo o que Você Precisa Saber para Crescer Profissionalmente – foi publicado em 27 países e vendeu exemplares. A obra apresenta 100 regras para se destacar na empresa e conseguir uma promoção. Veja, a seguir, as 12 principais. IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol26

27 12 normas para ser PROMOVIDO (Veja) 1 – Credibilidade – Não deixe transparecer que você se esforça muito para apresentar bons resultados. 2 – Postura – Tenha consciência de que está sendo avaliado o tempo todo. 3 – Confiança – Prometa pouco e produza muito. 4 – Diferencial – Aprenda alguma coisa que os outros não sabem. 5 – Organização – Anote num papel tudo o que for solicitado pelo chefe. Ele vai reparar nisso. 6 – Planejamento – Pense duas vezes antes de se oferecer como voluntário. Avalie se não haverá prejuízos às suas tarefas prioritárias. IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol27

28 12 normas para ser PROMOVIDO (Veja) 7 – Bom-senso – Saiba as diferenças entre a verdade e toda a verdade. 8 – Objetividade – Identifique as pessoas que têm importância para seus objetivos e ganhe a simpatia delas. 9 – Comportamento – Vista-se e fale como seus superiores. 10 – Comunicação – Diga nós em vez de eu, para reforçar o espírito de equipe. 11 – Avaliação – Saiba quando ficar até tarde e quando chegar cedo. 12 – Sabedoria – Passe mais tempo com seus superiores. IA_05_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Henri Fayol28


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