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Planejamento Estratégico PROJETO DE COMPETITIVIDADE GRUPO 3 Eduardo Shiroma Elaine Pereira Morelli Enéias Silva Étore Frederici Florence Amaral Giscard.

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1 Planejamento Estratégico PROJETO DE COMPETITIVIDADE GRUPO 3 Eduardo Shiroma Elaine Pereira Morelli Enéias Silva Étore Frederici Florence Amaral Giscard Schmidt

2 Objetivo Avaliação da posição competitiva da empresa Jeito Mineiro. Avaliação da posição competitiva da empresa Jeito Mineiro. Identificação dos fatores críticos de sucesso. Identificação dos fatores críticos de sucesso. Elaboração de um plano de ação para aumento da competitividade. Elaboração de um plano de ação para aumento da competitividade. Caracterização da Organização Empresa familiar de pequeno porte, fundada em fevereiro de 1999 na cidade de Lavras – MG. Empresa familiar de pequeno porte, fundada em fevereiro de 1999 na cidade de Lavras – MG. Atua no ramo alimentício através da produção de rosquinhas caseiras e pão-de- queijo congelado. Atua no ramo alimentício através da produção de rosquinhas caseiras e pão-de- queijo congelado. Distribui seus produtos no atacado nos principais supermercados e hortifrutis da cidade mineira e possui vendas no varejo na própria fábrica. Distribui seus produtos no atacado nos principais supermercados e hortifrutis da cidade mineira e possui vendas no varejo na própria fábrica. Atualmente possui 6 funcionários e um faturamento anual de R$ (dados de 2005). Atualmente possui 6 funcionários e um faturamento anual de R$ (dados de 2005). A partir deste ano: A partir deste ano: estuda a abertura de pontos de vendas próprios.estuda a abertura de pontos de vendas próprios. avalia a possibilidade da abertura de fábrica em área industrial.avalia a possibilidade da abertura de fábrica em área industrial. avalia iniciar vendas na cidade de São Paulo.avalia iniciar vendas na cidade de São Paulo. Missão da Organização Fornecer alimentos saudáveis, seguros e saborosos aos consumidores, garantindo a qualidade total desde a matéria prima até a entrega do produto final e de forma sustentável. Introdução

3 Análise SWOT FORÇAS Produtos diferenciados em qualidade. Produtos diferenciados em qualidade. Visual de produto caseiro. Visual de produto caseiro. Preço competitivo. Preço competitivo. Baixo custo de estrutura, empresa bem enxuta. Baixo custo de estrutura, empresa bem enxuta. Agilidade na entrega e atendimento do cliente Agilidade na entrega e atendimento do cliente Clientes fidelizados. Clientes fidelizados. Proximidade com o consumidor final. Proximidade com o consumidor final.FRAQUEZAS Vendas concentradas em uma única região. Vendas concentradas em uma única região. Falta de espaço físico para expansão. Falta de espaço físico para expansão. Deficiência nos controles administrativos e financeiros. Deficiência nos controles administrativos e financeiros. Concorrente com marca forte (Forno de Minas). Concorrente com marca forte (Forno de Minas). OPORTUNIDADES Lojas próprias. Lojas próprias. Diversificação através do desenvolvimento de novos produtos Diversificação através do desenvolvimento de novos produtos Mercado de produtos sem conservantes em expansão. Mercado de produtos sem conservantes em expansão. Busca dos consumidores por conveniência. Busca dos consumidores por conveniência. Conquista de novos clientes. Conquista de novos clientes.AMEAÇAS Competitividade nos locais de venda. Competitividade nos locais de venda. Surgimento de novas marcas devido à inexistência de barreiras à entrada no mercado. Surgimento de novas marcas devido à inexistência de barreiras à entrada no mercado. Concorrência desleal. Concorrência desleal. Condições inadequadas de armazenamento dos produtos nos pontos de venda. Condições inadequadas de armazenamento dos produtos nos pontos de venda. Conclusão Parcial: A empresa possui duas importantes forças que são percebidas pelos seus consumidores, a qualidade de seus produtos, tanto para o pão de queijo como para as rosquinhas e seu preço competitivo em relação às marcas concorrentes. Existem oportunidades claras de expansão das vendas. Por outro lado, a falta de estrutura (capacidade produtiva instalada, poder de alcance de vendas e sistemas de controle) pode comprometer a expansão das vendas em mercados mais distantes.

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5 Recursos Humanos A empresa possui 6 funcionários na produção e uma pessoa responsável pela administração da produção, vendas e trabalho junto aos clientes. Suprimentos A compra de matéria prima é feita de dois fornecedores principais, sem qualquer programação e de acordo com o volume de vendas na semana. Controle de Qualidade Realizado pelos colaboradores que passarão por treinamento voltado para melhoria das praticas de fabricação e higiene sendo acompanhado diariamente pela proprietária. Recebimento de Matéria Prima A matéria prima é recebida pela proprietária, que verifica as condições do produto, além da embalagem e condições de transporte. Também são verificadas se as condições comerciais negociadas foram atendidas. Dependendo da necessidade são realizadas compras de suprimentos em supermercados da região. Operações O processo, desde a entrada da matéria prima até a saída do produto embalado é rápido. Para os pães de queijo consiste em mistura dos ingredientes e adição de temperos, batimento, corte final, congelamento e enchimento da embalagem. As rosquinhas são assadas, acrescidas de manteiga e açucar e embaladas. Estocagem A estocagem é feita em freezer (caso do pão-de-queijo) e em estufa no caso das rosquinhas onde aguardam a entrega ao cliente final. Marketing & Vendas Não existem fortes ações de marketing. As vendas são realizadas através de visitas aos clientes, não existindo formalidade para o contato. A empresa se beneficia muito do marketing de relacionamento e da sua tradição nos mercados da região. Distribuição A distribuição é feita em veículo próprio que garante as condições de conservação. Margem 30% Infra estrutura Fábrica pequena que comporta todas as atividades de produção (estoque de matéria-prima, estoque de produto acabado e administração). Equipamentos básicos apenas para mistura de ingredientes e armazenamento necessitando de mão de obra intensiva. As entregas são feitas em no máximo 48 horas e dependem muito do tamanho do pedido. Margem 30% Diagnóstico - análise da cadeia de valores

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7 Diagnóstico - análise do sistema de valores Conclusão Parcial: No caso da Jeito Mineiro os fornecedores, por serem de maior porte, detêm um maior poder de determinação do preço da matéria-prima. Pelo fato de não existir um plano de marketing mais agressivo, o poder da marca fica limitado aos pontos de vendas tanto nos pequenos varejistas, como nos supermercados e na própria loja da fábrica. Alisul Comercial Azevedo Jeito Mineiro REX Supermercados 10 pequenos varejistas FornecedoresProdução e Distribuição Clientes Loja de Fábrica Flor do Cerrado REX Supermercados

8 Conclusão parcial: Através da análise da posição competitiva verifica-se a qualidade dos produtos e agilidade na entrega como características dominantes da JEITO MINEIRO. Seus pontos fortes estariam na apresentação dos produtos, atenção pessoal e serviço pós-venda, mas neste caso ela não se diferencia dos concorrentes de marcas reconhecidas. Mais uma vez comprova-se a necessidade de melhorar a força da marca, processo de produção e cobertura geográfica. Diagnóstico - análise da posição competitiva Empresa Analisada Jeito Mineiro ( J ) FracaAmeaçadaFavorávelForteDominante Características Qualidade do produtoQC J / F Variedade J / Q F / C ApresentaçãoQC J / F Força da marcaQ J F / C Processo de produçãoQ J CF Cobertura geográfica J / Q CF Custo total FreteF / C J / Q Preço baixoF / C J Q Atendimento Atenção pessoalQ J / F / C Agilidade de entregaF / CQ J Serviço pós-vendaQ J / F / C MarketingQ J CF Principais concorrentes Posição competitiva Valor para o cliente Forno de Minas (F) Casa do Pão de Queijo (C) Quitute (Q)

9 Definição da estratégia competitiva e plano de ação Estratégia competitiva Com seu Jeito Mineiro, tornar-se a maior produtora de rosquinhas caseiras e pão-de-queijo congelado do Sul de Minas, conquistando novos clientes e mercados, oferecendo produtos de qualidade, com preços competitivos e atendimento diferenciado. Plano de Ação ATIVIDADES JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez Operacionais Criar controles do processo de produção Aumentar número de funcionários e expandir a produção Definição de estrutura logística para atender SP Marketing Abertura da 1a loja em Lavras Implementação de plano de marketing para a loja Busca por mercados de bairro em SP Vendas em SP Gerenciais Controles Administrativos e financeiros Definir indicadores de desempenho

10 Conclusão Comentários: A Jeito Mineiro possui como grande diferencial competitivo a qualidade de seus produtos e o atendimento diferenciado aos seus clientes. Conciliar a expansão dos negócios com a manutenção destes diferenciais competitivos será o grande desafio da empresa. Quadro sumário: 1) Que rumo a empresa deve tomar? Expandir as atividades para toda na região de Lavras e buscar novos mercados 2) Como buscar a competitividade? Manter o diferencial de qualidade de seus produtos com a estrutura enxuta de produção 3) Como promover a qualidade? Não permitir que a expansão prejudique o controle de qualidade dos produtos existentes hoje 4) Como estimular a inovação? Aproveitar-se da proximidade com o consumidor final para antecipar-se às suas necessidades criando novos produtos 5) Como garantir a sustentabilidade? Equilibrar crescimento com meios de produção não agressivos ao meio ambiente 6) Como buscar a lucratividade? Desenvolver produtos com maior valor agregado para o cliente e desta forma aumentar as margens sobre eles bem como a busca de parceiros estratégicos. 7) Como promover a conectividade? Manter abertos canais de comunicação com os fornecedores e distribuidores utilizando Internet para agilizar os processos. 8) Como sincronizar os processos? Reduzir os elos entre o consumidor final e a produção, produzindo respostas mais rápidas às variações de padrões de consumo 9) Como gerenciar os projetos? A diretoria manterá o controle sobre o projeto bem como garantir a participação e comprometimento de todos os funcionários 10) Como gerenciar o desempenho? Escolher indicadores adequados para medir o desempenho da empresa abrangendo aspectos financeiros, internos, crescimento e perspectivas dos clientes.


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