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3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 14 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM.

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1 3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 14 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM

2 Perguntas 127 a A Luciana, Daniel e Mayra Julgue os itens: 1. Gestão da cadeia de demanda pode ser definida como o processo que gerencia e coordena a SC em seu sentido jusante. Desde o consumidor final ate os fornecedores 2. A industria de manufatura envolve grande variedade de serviços para individuos e outras organizações, enquanto a industria de serviços envolve a transformação mecânica ou quimica de materiais

3 Perguntas 127 a A Luciana, Daniel e Mayra 3 As diferenças basicas entre os setores de manufatura e de serviços são: caracteristica do trabalho, tangibilidade, contatos durante o trabalho e potencial de lucro. 3 As diferenças basicas entre os setores de manufatura e de serviços são: caracteristica do trabalho, tangibilidade, contatos durante o trabalho e potencial de lucro. 4 Sem a internet, informações de demanda em tempo real e visibilidade dos estoques eram praticamente impossiveis de obter e os procedimentos de integração ficavam geralmente restritos ao telefone, fax ou EDI 4 Sem a internet, informações de demanda em tempo real e visibilidade dos estoques eram praticamente impossiveis de obter e os procedimentos de integração ficavam geralmente restritos ao telefone, fax ou EDI

4 Perguntas 127 a A Luciana, Daniel e Mayra 5. A incerteza da demanda e a natureza dos problemas de previsão da demanda (forecasting) têm um impacto considerável na estrutura e na SCM. 5. A incerteza da demanda e a natureza dos problemas de previsão da demanda (forecasting) têm um impacto considerável na estrutura e na SCM. 6. Os produtos funcionais tendem a ter demanda mais instável e imprevisível e os ciclos de vida dos produtos mais longos. 6. Os produtos funcionais tendem a ter demanda mais instável e imprevisível e os ciclos de vida dos produtos mais longos.

5 Perguntas 127 a A Luciana, Daniel, Mayra e Mauricio 7. O trabalho de Fisher (1997) deixa bem claro que existem regras e práticas gerais mas que precisam ser analisadas e ajustadas a cada caso específico. 7. O trabalho de Fisher (1997) deixa bem claro que existem regras e práticas gerais mas que precisam ser analisadas e ajustadas a cada caso específico. 8. A demanda de produtos inovadores é estavel e previsivel, seus ciclos de vida são longos e com baixa margem de lucro(falso) 8. A demanda de produtos inovadores é estavel e previsivel, seus ciclos de vida são longos e com baixa margem de lucro(falso)

6 Perguntas 137 a C Marina, Hesli, Adriane, Tulio e Vitor 1. Efeito chicote é a propagação do erro sobre a demanda na SC. Ele diz respeito à amplificação da variância das informações da demanda à medida que elas se propagam no sentido montante. (pg. 137) 1. Efeito chicote é a propagação do erro sobre a demanda na SC. Ele diz respeito à amplificação da variância das informações da demanda à medida que elas se propagam no sentido montante. (pg. 137)

7 Perguntas 137 a C Marina, Hesli, Adriane, Tulio e Vitor 2. O uso de sistema como EDI facilita e agiliza a transmissão de informações ao longo da SC e, somente o acesso ao banco de dados comum garante uma previsão da demanda igual em toda SC (pg. 139) 2. O uso de sistema como EDI facilita e agiliza a transmissão de informações ao longo da SC e, somente o acesso ao banco de dados comum garante uma previsão da demanda igual em toda SC (pg. 139)

8 Perguntas 137 a C Marina, Hesli, Adriane, Tulio e Vitor 3. São consequências do efeito chicote: atualização da demanda; jogo do racionamento; processamento de ordens; variação de preços. (pg. 139) 3. São consequências do efeito chicote: atualização da demanda; jogo do racionamento; processamento de ordens; variação de preços. (pg. 139)

9 Perguntas 204 a D Guilherme, Vanessa, Hellen 1 (V) O envolvimento dos fornecedores desde a fase inicial do projeto (ESI) é uma prática que se expandiu durante a última década no contexto da SCM e teve origem na indústria automobilistica japonesa 1 (V) O envolvimento dos fornecedores desde a fase inicial do projeto (ESI) é uma prática que se expandiu durante a última década no contexto da SCM e teve origem na indústria automobilistica japonesa 2 (F) As razões principais do ambiente externo são: competição, tempo, tecnologia e capacidade de recebimento dos clientes 2 (F) As razões principais do ambiente externo são: competição, tempo, tecnologia e capacidade de recebimento dos clientes

10 Perguntas 204 a D Guilherme, Vanessa, Hellen 3 (V) Na fase de preparação é importante tratar pelo menos três elementos: estratégia, recursos humanos e políticas operacionais; 3 (V) Na fase de preparação é importante tratar pelo menos três elementos: estratégia, recursos humanos e políticas operacionais; 4 (F) O ponto fundamental do ESI é somente o envolvimento do fornecedor desde a fase inicial do produto 4 (F) O ponto fundamental do ESI é somente o envolvimento do fornecedor desde a fase inicial do produto

11 Perguntas 204 a D Guilherme, Vanessa, Hellen 5 (F) Os níveis de desenvolvimento dos fornecedores são apenas: desenvolvimento estratégico, de rotina e crítico. 5 (F) Os níveis de desenvolvimento dos fornecedores são apenas: desenvolvimento estratégico, de rotina e crítico. 6 (F) A fase de negociação não compreende a seleção da empresa parceira; 6 (F) A fase de negociação não compreende a seleção da empresa parceira; 7 (V) São regras sociais e industriais: cultura, sistema legal e financeiro, características do setor industrial 7 (V) São regras sociais e industriais: cultura, sistema legal e financeiro, características do setor industrial

12 Perguntas 147 a G Diogenes, Ricardo, Jaqueline 1 No nível estratégico, o planejamento geralmente é rotulado de planejamento de suprimento (Supply Planning) e envolve a otimização do fluxo de materiais através de uma determinada SC dentro de certo horizonte de tempo (F) 1 No nível estratégico, o planejamento geralmente é rotulado de planejamento de suprimento (Supply Planning) e envolve a otimização do fluxo de materiais através de uma determinada SC dentro de certo horizonte de tempo (F)

13 Perguntas 147 a G Diogenes, Ricardo, Jaqueline 2 No que tange às avaliações de pedidos em referência ao conjunto de funcionalidades oferecidas pelos produtos atualmente no mercado, afirma-se que suporta sistemáticas como a Available to Promise e Capable to Promise sendo que estes processos são geralmente encontrados respectivamente nos processos de venda das organizações que interagem com o client na forma MTS e na forma MTO/ETO (V) 2 No que tange às avaliações de pedidos em referência ao conjunto de funcionalidades oferecidas pelos produtos atualmente no mercado, afirma-se que suporta sistemáticas como a Available to Promise e Capable to Promise sendo que estes processos são geralmente encontrados respectivamente nos processos de venda das organizações que interagem com o client na forma MTS e na forma MTO/ETO (V)

14 Perguntas 155 a H Jairo, Dekker, Wilton (F) A reestruturação e a consolidação não precisam ser necessariamente dois movimentos sucessivos (p. 155) (F) A reestruturação e a consolidação não precisam ser necessariamente dois movimentos sucessivos (p. 155) (V) O processo de reestruturação e consolidação de clientes e fornecedores tornou-se uma das tendências mais notáveis na SCM durante estes últimos anos (p. 155) (V) O processo de reestruturação e consolidação de clientes e fornecedores tornou-se uma das tendências mais notáveis na SCM durante estes últimos anos (p. 155) (V) Com relação à base de clientes, a reestruturação tende a ser mais penosa, pois a empresa parece estar recusando dinheiro ao priorizar certos clientes e se afastar de outros. (pág.156) (V) Com relação à base de clientes, a reestruturação tende a ser mais penosa, pois a empresa parece estar recusando dinheiro ao priorizar certos clientes e se afastar de outros. (pág.156)

15 Perguntas 155 a H Jairo, Dekker, Wilton (F) É muito mais vantajoso às empresas manterem vários fornecedores para os itens administrados pela empresa, pois a variedade e possibilidade de suprirem seus estoques em caso de falta de matéria-prima é muito maior. (pág.156) (F) É muito mais vantajoso às empresas manterem vários fornecedores para os itens administrados pela empresa, pois a variedade e possibilidade de suprirem seus estoques em caso de falta de matéria-prima é muito maior. (pág.156) (F) Segundo Blatherwick, o termo VMI foi criado em meados de A prática logo se popularizou e passou a ser vista como forma das empresas de manufatura aumentarem o poder dos grandes varejistas. (pág.171) (F) Segundo Blatherwick, o termo VMI foi criado em meados de A prática logo se popularizou e passou a ser vista como forma das empresas de manufatura aumentarem o poder dos grandes varejistas. (pág.171) (F) No VMI, quem fica responsável por coordenar o estoque da empresa foco é o próprio consumidor. (pág.171) (F) No VMI, quem fica responsável por coordenar o estoque da empresa foco é o próprio consumidor. (pág.171)

16 Outsourcing: Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto Apesar de sua importância as competências centrais tendem a ser facilmente imitadas pela concorrência. Apesar de sua importância as competências centrais tendem a ser facilmente imitadas pela concorrência. Falso Falso

17 Por que é promovido o processo de outsourcing? Por que é promovido o processo de outsourcing? P.185 P.185 Maximizar os retornos e investimentos internos através da concentração de investimentos de energias no que a empresa faz melhor, ou seja, redirecionando o foco da empresa para os seus negócios e processos principais. Maximizar os retornos e investimentos internos através da concentração de investimentos de energias no que a empresa faz melhor, ou seja, redirecionando o foco da empresa para os seus negócios e processos principais. Expandir e acelerar os benefícios da reengenharia de processos para melhorar o desempenho em custo, qualidade, serviços e tempo de atendimento ao cliente, via repasse de um processo nao essencial para um fornecedor capacitado para tal. Expandir e acelerar os benefícios da reengenharia de processos para melhorar o desempenho em custo, qualidade, serviços e tempo de atendimento ao cliente, via repasse de um processo nao essencial para um fornecedor capacitado para tal. Verdadeiro Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

18 Quinn e Hillmer propõe que as atividades (ou processos) que fornecem pouca vantagem competitiva e baixa vulnerabilidade no suprimento devem ser repassadas para os fornecedores. Quinn e Hillmer propõe que as atividades (ou processos) que fornecem pouca vantagem competitiva e baixa vulnerabilidade no suprimento devem ser repassadas para os fornecedores. V P.190 P.190 Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

19 No que consiste o outsourcing? No que consiste o outsourcing? P.183 P.183 No repasse, para alguns fornecedores chaves, de diversos componentes que antes eram produzidos internamente nas empresas No repasse, para alguns fornecedores chaves, de diversos componentes que antes eram produzidos internamente nas empresas Verdadeiro Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

20 Entre os riscos oferecidos pelo Outsourcing e as dificuldades da sua implementação estão: Entre os riscos oferecidos pelo Outsourcing e as dificuldades da sua implementação estão: Existência de fornecedores adequados, fortes resistências internas às mudanças; Existência de fornecedores adequados, fortes resistências internas às mudanças; Dificuldades com os sindicatos e problemas a legislação trabalhista. Dificuldades com os sindicatos e problemas a legislação trabalhista. Verdadeiro Verdadeiro P.187 P.187 Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

21 Outro ponto referente à implementação e gestão do outsourcing é o papel do profissional que conduz esse processo. Outro ponto referente à implementação e gestão do outsourcing é o papel do profissional que conduz esse processo. Verdadeiro Verdadeiro Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto


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