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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional

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Apresentação em tema: "Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional

2 Discutir algumas questões sobre:
Módulo 12. Aprendizagem e Memória Organizacional Discutir algumas questões sobre: Gestão do Conhecimento Memória Organizacional Organização de aprendizagem O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Processos de Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem com Sucessos: Melhores práticas Inovação Aprendizagem com fracassos: Lições aprendidas Melhoria do Desempenho Memória Organizacional Aprendizagem Organizacional Melhoria do Desempenho 3

4 1) Qual é o grande problema enfrentado por organizações em todo mundo em relação ao conhecimento?
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5 História: violino Stradivarius
Perda do conhecimento História: violino Stradivarius O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 5

6 2) Por que as organizações estão perdendo o conhecimento não captado?
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7 Downsizing (demissão) Outsourcing (terceirização) Alta rotatividade
Aposentadoria O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 7

8 3) Qual é o preço de perder o Know-how que está na cabeça dos empregados?
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9 Amnésia corporativa Na era do trabalhador do conhecimento, a criação de valor depende cada vez mais das pessoas Perder know-how das pessoas na iniciativa privada leva à redução da capacidade de inovar e de competir No setor público, conduz à redução na capacidade de prestar serviços de qualidade O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 9

10 4) O que as organizações podem fazer para captar o conhecimento dos funcionários?
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11 Planos de sucessão Transferir o conhecimento do funcionários que se aposenta para seu sucessor O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 11

12 5) Qual é o problema dos planos de sucessão?
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13 O processo tem que ser repetido sempre que alguém deixa a organização
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 13

14 6) Qual a melhor solução para captar o conhecimento?
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15 Construir a Base do Conhecimento (Memória Organizacional)
Estável De fácil acesso Com conhecimento acumulado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 15

16 7) Quais são os benefícios de uma Base de Conhecimento?
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17 Reter conhecimento Disponibilizar conhecimento adquirido por meio de experiências de maneiras contínua O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 17

18 8) Por que uma postura pró-ativa é necessária para lidar com o problema da perda do conhecimento?
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19 Devido à possibilidade de aposentadoria em massa, as organizações devem gerenciar de maneira efetiva sua memória e, dessa forma, prevenir a perda de conhecimento essencial Especialmente do conhecimento que está mais na cabeça das pessoas e menos em documentos, procedimentos e em outras formas tangíveis. NASA admitiu que perdeu o conhecimento necessário para enviar o homem à Lua O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 19

20 9) Por que é importante ter uma memória organizacional bem estruturada e gerenciada?
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21 É importante para combater a amnésia organizacional e garantir a continuidade do conhecimento, isto é, a transferência do conhecimento entre colegas de trabalho para as futuras gerações de trabalhadores do conhecimento. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 21

22 10) Por que é importante entender :
as características da memória organizacional seu conteúdo, como pode ser melhor retida (exemplo: repositórios) e como o conhecimento (na forma de lições aprendidas e melhores práticas) pode ser utilizados pelos recém chegados à organização? 22

23 Porque tudo isso reduzirá o custo de know-how e conhecimento perdido, esquecido ou não transferido
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 23

24 11) O que é aprendizagem organizacional?
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25 Aprendizagem organizacional é aquilo que a organização aprende sobre o que deu certo e o que deu errado e a transferência efetiva deste conhecimento aprendido por meio de experiências para os trabalhadores do conhecimento atuais e futuros O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 25

26 Memória organizacional
Formada pela experiência acumulada e agregada de todos os trabalhadores do conhecimento da organização Seu papel é preservar conhecimento valioso para acesso e uso futuro (de funcionários prestes a se aposentarem para novos funcionários) É meio que permite a transferência do conhecimento do passado para o presente O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 26

27 12) Por que é importante que as organizações sejam capazes de aprender?
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28 Porque elas serão mais eficientes, eficazes e efetivas, mais competitivas e, portanto, mais viáveis
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 28

29 13) O que é uma organização de aprendizagem?
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30 É uma organização que implementa de forma bem sucedida processos de aprendizagem organizacional
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 30

31 Professores da Harvard Business School
Trabalho: Is Yours a Learning Organization? (artigo) David A. Garvin Amy C. Edmondson Francesca Gino 31

32 Definição de aprendizagem organizacional
Processos de Aprendizagem Organizacional Definição de aprendizagem organizacional “Organização onde os funcionários continuamente criam, captam e transferem conhecimento ajudando a empresa a se adaptar a situações não previstas mais rápido que a concorrência” David A. Garvin, Amy C. Edmondson e Francesca Gino 32

33 14) De acordo com Garvin, Edmondson e Gino, quais são os pilares da organização de aprendizagem?
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34 Pilar Características
Pilares da Organização de Aprendizagem Pilar Características Ambiente de apoio à aprendizagem Funcionários: sentem-se seguros ao discordar de outros, fazer perguntas inocentes, cometer erros e representar pontos de vista minoritários Reconhecer o valor do contraditório Assumem risco e exploram o desconhecido Investem tempo na revisão de processos organizacionais Processos concretos de aprendizagem Equipes e empresa contam com processos formais para: Gerar, coletar, interpretar e disseminar informação Colocar em prática novas ideias Coletar inteligência sobre tendências relativas a: competidores, clientes e tecnologia Identificar e resolver problemas Desenvolver as habilidades dos funcionários 34

35 Liderança que reforça aprendizagem
Pilares da Organização de Aprendizagem Pilar Características Liderança que reforça aprendizagem Os líderes da organização: Demonstram disposição em considerar pontos de vistas diferentes Sinalizam a importância de passar tempo na identificação de problemas, transferência de conhecimento e reflexão Participam ativamente de debates (questionando e ouvindo 35

36 Conhecimento formal Conhecimento informal = contribui para entender e integrar os documentos com conhecimento formal e preservar seu significado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 36

37 15) Quais são os benefícios da memória organizacional no gerenciamento de projetos?
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38 Pode reduzir a duplicação de esforços, retrabalho
Memória compartilhada da equipe de projeto pode ajudar na compreensão d conhecimento formal e informal do projeto (história sobre o que aconteceu, documento vivo que conta a história do projeto) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 38

39 Trabalho em duplas. Identifique:
Texto: Managing organizational memory with intergenerational knowledge transfer (Jean-François Harvey) Trabalho em duplas. Identifique: Qual foi o problema que levou o hospital a investir na gestão da memória organizacional por meio da transferência do conhecimento? A lacuna do conhecimento no La Pommeraie Health and Social Services Center (LPHSSC) A visão, os objetivos e a estratégia de Gestão do Conhecimento do LPHSSC Indicadores para avaliar se a estratégia de GC foi exitosa O que as enfermeiras Rs (recruits = recrutadas) aprenderam com as LCNs (Late-career nurse = enfermeiras em fim de carreira) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 39

40 Trabalho em duplas. Identifique:
Texto: Managing organizational memory with intergenerational knowledge transfer (Jean-François Harvey) Trabalho em duplas. Identifique: O que as LCNs aprenderam com as Rs Qual foi o impacto do ICP (Intergenerational Cooperation Program = Programa de Cooperação Intergeracional) sobre o desempenho das enfermeiras O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 40

41 FIM DO MÓDULO 12. Aprendizagem e Memória Organizacional. Obrigado!
Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília 41

42 Leitura para a próxima aula
Próximo Módulo: A Equipe de GC (Módulo 13) Texto a ser resumido para a próxima aula (17/11/14): EARL, Michael J. e SCOTT, Ian A. Opinion: What is a chief knowledge officer? Sloan Management Review, 40 (2): 29 – 38. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 42


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