A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº Wagner Tadeu TCA Aula 13

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº Wagner Tadeu TCA Aula 13"— Transcrição da apresentação:

1 Profº Wagner Tadeu TCA Aula 13
TEORIAS AMBIENTAIS Profº Wagner Tadeu TCA Aula 13

2 TEORIA DA ECOLOGIA POPULACIONAL
Meio ambiente: Conjunto de forças externas que influenciam o modo pelo qual as organizações funcionam e obtêm recursos. Recursos Matérias-primas Energia Mão-de-obra qualificada Informações Recursos financeiros necessários à produção de bens e serviços

3 TEORIA DA ECOLOGIA POPULACIONAL
Foca os aspectos estruturais do ambiente. Os fatores do ambiente que determinam a sobrevivência de populações de organizações de um certo tipo em um dado ambiente. Características: Organizações não se adaptam ao ambiente, ao contrário, tendem a ser inertes e conservar suas formas organizacionais originais. É o ambiente que as seleciona.

4 TEORIA DA ECOLOGIA POPULACIONAL
A Ecologia Populacional não analisa o ambiente do ponto de vista de uma organização mas sua unidade de análise são grupos de organizações com características estruturais similares, formando populações de um certo tipo. Organizações que melhor preservam suas rotinas e formas de procedimento originais são selecionadas pelo ambiente, dado seu alto grau de confiabilidade e estabilidade na prestação de serviços e fornecimento de produtos.

5 TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
As organizações desenvolvem dependências em dois níveis: Em relação às organizações de outros setores. Em relação às organizações de seu próprio setor.

6 TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
As organizações podem desenvolver interdependências simbióticas complementares, não competitivas (relação fornecedor-cliente). As organizações podem ser competitivas quando estão no mesmo setor e disputam produtos e serviços escassos dos quais ambas necessitam para sua sobrevivência.

7 TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
Vínculos interorganizacionais implicam em negociação e concessão logo perda da relativa liberdade. Logo, as organizações procuram desenvolver estratégias nas quais consigam maior segurança e controle de recursos ao mesmo tempo que procuram manter o máximo de autonomia possível.

8 TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
Quanto mais formalizado for o vínculo que uma organização estabelecer com outra organização a fim de controlar recursos escassos, maior será a perda de autonomia dessa organização. Ex.: fusões, joint-ventures, etc Quanto maior o risco de ficar sem os recursos de que necessita, mais formal será o acordo que a organização estabelecerá com a outra da qual depende.

9 TEORIA NEO-INSTITUCIONALISTA
Processo de Institucionalização. Formas de Incorporação de Modelos pelas Organizações: A coerção. A normalização ou a autorização. A indução. O mimetismo organizacional.

10 TEORIA NEO-INSTITUCIONALISTA
Um conceito institucionalizado é algo “tomado como certo” para um dado grupo social. Este conceito torna-se uma verdade aceita naturalmente para os membros desse grupo social, inspirando suas ações e práticas sociais. A Institucionalização é um processo de três momentos:

11 TEORIA NEO-INSTITUCIONALISTA
A externalização: é a forma como interpretamos nossas ações como tendo um sentido externo separado de nós mesmos A objetivação – a realidade construída por nós e pelos que nos cercam, a partir de nossas ações e interpretações da realidade, é percebida como um elemento objetivo, imutável e intangível, acima de nós, que nos cabe aceitar – objetivação da realidade (ou reificação) A internalização – as estruturas cognitivas, regras, valores e modelos construídos e institucionalizados pelo grupo social são internalizados por seus membros, determinando a estrutura subjetiva de sua consciência

12 TEORIA NEO-INSTITUCIONALISTA
Coerção – uso da força na imposição de estruturas organizacionais e modelos. Normalização – autorização das estruturas adotadas pela organização a partir do reconhecimento da validade das mesmas feito por entidade supra-organizacional.

13 TEORIA NEO-INSTITUCIONALISTA
Indução – quando não pode haver coerção, agentes econômicos utilizam estímulos financeiros indiretos a fim de convencer as organizações a se moldarem segundo seus modelos. Mimetismo Organizacional – (aquisição de modelo ou estrutura) – Ex. Sistemas, integrados de Gestão, Programas de Qualidade Total, Reengenharia, etc.


Carregar ppt "Profº Wagner Tadeu TCA Aula 13"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google