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Tópicos Especiais de Marketing

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Apresentação em tema: "Tópicos Especiais de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais de Marketing
Prof. António Albano B Moreira

2 Aula 8 – 11/10/ OBJETIVOS BI Swot Estratégia Outras ferramentas

3 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA Marketing 3.0 Phillip Kotler

4 Material adicional Livros digitalizados

5 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

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7 ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU ANÁLISE AMBIENTAL - SWOT Obtenção de informações sobre os ambientes interno e externo. O Negócio da Empresa e sua Missão estabelecem os limites de sua atuação e, conseqüentemente, a abrangência dos ambientes

8 ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU ANÁLISE AMBIENTAL - SWOT
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). FOFA

9 Análise do ambiente Matriz SWOT: Forças Oportunidades Fraquezas
Ameaças

10 ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU AMBIENTAL
ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU AMBIENTAL

11 ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU AMBIENTAL
ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU AMBIENTAL ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir). ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às prespectivas de evolução de mercado; Fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

12 ANÁLISE AMBIENTAL [[Ambiente Interno]]
Strenghts - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Weakenesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. [[Ambiente Externo]] Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

13 AMBIENTE INTERNO (empresarial) Ambiente onde se inserem atores e variáveis dos subsistemas que fazem parte do Sistema. (acionistas, recursos humanos, preços, produtos, qualidade, distribuidores, etc.)

14 VARIÁVEIS AMBIENTAIS

15 VARIÁVEIS AMBIENTAIS RELEVANTES
- Pontos Fortes e Pontos Fracos da Empresa - Pontos Fortes e Pontos Fracos dos Concorrentes - Ameaças Ambientais - Oportunidades oferecidas pelo Meio-Ambiente

16 VARIÁVEIS AMBIENTAIS AMEAÇAS
FORÇAS AMBIENTAIS DE DIFÍCIL CONTROLE PELA EMPRESA, QUE CRIAM ÓBICES À SUA AÇÃO ESTRATÉGICA, MAS QUE PODERÃO SER EVITADAS, CONTORNADAS OU MINIMIZADAS DESDE QUE CONHECIDAS EM TEMPO HÁBIL E SE DISPONHA DE PODER PARA TANTO

17 VARIÁVEIS AMBIENTAIS OPORTUNIDADES
FORÇAS AMBIENTAIS, FORA DO CONTROLE DA EMPRESA, QUE TENDEM A FAVORECER A SUA AÇÃO ESTRATÉGICA DESDE QUE IDENTIFICADAS E APROVEITADAS ADEQUADAMENTE ENQUANTO EXISTIREM

18 VARIÁVEIS AMBIENTAIS PONTO FORTE
SITUAÇÃO FAVORÁVEL, CONTROLÁVEL , COM DIFERENCIAÇÃO ALCANÇADA PELA EMPRESA E QUE LHE PROPORCIONA UMA VANTAGEM OPERACIONAL e/ou ESTRUTURAL NO AMBIENTE ONDE ATUA IDENTIFICAR E MELHOR UTILIZAR

19 VARIÁVEIS AMBIENTAIS PONTO FRACO
SITUAÇÃO INADEQUADA , DESFAVORÁVEL, CONTROLÁVEL PELA EMPRESA E QUE LHE ACARRETA UMA DESVANTAGEM OPERACIONAL e/ou ESTRUTURAL NO AMBIENTE ONDE ATUA IDENTIFICAR , ELIMINAR OU SE ADEQUAR

20 Análise do ambiente interno
Análise SWOT: Oportunidades Ameaças Forças 1. Capacidade de ação ofensiva 2. Capacidade defensiva Fraquezas 3. Debilidades 4. Vulnerabilidades

21 Análise do ambiente interno
Análise SWOT: - 1ª zona: Ação ofensiva – forças aproveitam oportunidades - Possibilidade de ALAVANCAGEM FORÇAS OPORTUNIDADES

22 Análise do ambiente interno
Análise SWOT: - 2ª zona: Ação defensiva – forças criam barreiras às ameaças do ambiente externo - Possibilidade para ANULAR ou MINIMIZAR as ameaças FORÇAS AMEAÇAS

23 Análise do ambiente interno
Análise SWOT: - 3ª zona: Debilidades – fraquezas impedem / dificultam o aproveitamento das oportunidades - Possibilidade para ANULAR ou MINIMIZAR as debilidades FRAQUEZAS OPORTUNIDADES

24 Análise do ambiente interno
Análise SWOT: - 4ª zona: Vulnerabilidades – fraquezas da organização para lidar com as ameaças - Possibilidade para ANULAR ou MINIMIZAR a vulnerabilidade FRAQUEZAS AMEAÇAS

25 Análise do ambiente interno
Avaliação estratégica Análise SWOT Tendências Oportunidades Ameaças (Ambiente externo) Ambiente interno Estratégias passíveis de implementação

26 ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU AMBIENTAL
ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE DE SITUAÇÃO OU AMBIENTAL

27 ANÁLISE FOFA

28 ANÁLISE FOFA INTERNA EXTERNA [ ANÁLISE SWOT ] 1 ELIMINAR 4 MONITORAR 2
AMEAÇAS/RISCOS OPORTUNIDADES 1 ELIMINAR 4 MONITORAR 2 CAPITALIZAR 3 MELHORAR PONTOS FRACOS PONTOS FORTES

29 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
AMBIENTE INTERNO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS OPORTUNIDADES CRESCIMENTO AMBIENTE EXTERNO DESENVOLVIMENTO DE MERCADO DE PRODUTOS FINANCEIRO DIVERSIFICAÇÃO, ETC INOVAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO “ JOINT VENTURES “ EXPANSÃO, ETC A M E A Ç A S MANUTENÇÃO SOBREVIVÊNCIA REDUÇÃO DE CUSTOS DESINVESTIMENTOS LIQUIDAÇÃO DE NEGÓCIOS LIQUIDAÇÃO DE PRODUTOS, ETC ESTABILIDADE NICHO ESPECIALIZAÇÃO, ETC

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35 Fluxo das informações CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA
Tomada de decisão com vantagem competitiva INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise DADOS Componentes básicos influentes ao negócio

36 INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO
DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO

37 Na estrutura Estraté- gico Informação Objetivos Gerencial Operacional

38 Fluxo da decisão Lucratividade Rentabilidade Endividamento
Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido INDICADORES DESEMPENHO CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

39 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

40 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

41 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações.

42 SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
Portanto ... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

43 Na estrutura Estra- tégico Gerencial Objetivos Informação Operacional

44 Exemplo – Finanças em MPE´s - 3
INTELIGÊNCIA Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual a capacidade ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? Qual a participação de mercado ?

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46 Um exemplo– Passo 1? DADOS DOS DADOS NOTAS FISCAIS VENDA CTAS A PAGAR
NOTAS FISCAS COMPRA MOV. ESTOQUE MOV. CAIXA MOV. BANCOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS CTAS A PAGAR CTAS A RECBER REGISTRO CAIXA CONTROLE ESTOQUES EXTRATO BANCÁRIO CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL

47 Um exemplo – Passo 2 INFORMAÇÃO APLICAÇÃO D. G. RESULTADO
FLUXO DE CAIXA BALANÇO GERENCIAL PTOS EQUILÍBRIO MARGEM CONTR. ANÁLISE E APLICAÇÃO PREÇO DE VENDA CAPITAL DE GIRO METAS DE VENDAS CICLO FINANCEIRO CUSTOS GIRO DE ESTOQUE LUCRO RENTABILIDADE

48 Exemplo – Finanças em MPE´s - 3
INTELIGÊNCIA Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual a capacidade ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? Qual a participação de mercado ?

49 Estrutura e Fluxo da decisão
Estratégico Decisão Informação Objetivos Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

50 Coleta dos Dados / Controle
OLTP – On-line Transaction Process (Controle Estoque, Controle Caixa, etc) Bancos de Dados e ERP MRP II Planilhas DADOS

51 Externos Internet Redes Neurais AI - Agentes Inteligentes DADOS

52 Processamento EIS ERP e CRM BD/DB - Bandos de Dados Data Warehouse
Data Mart SI – Sistemas Inteligentes DADOS Organização dos dados

53 Disponibilizar SQL, Structured Query Language Queries e Reports
Planilhas DSS SAD SIG OLAP On-line Analytical Processing Data Mining DADOS Organização dos dados Informação Análise e Contextuali - zação

54 Decisão Ação humana Racionalização das decisões
Estabelecimento de metas KPI - Indicadores de performance BPM Balanced Scorecard DADOS Organização dos dados Informação Análise e Contextuali - zação INTELI- GÊNCIA

55 Resultados/Avaliação
PDCA – Plan Do Control Action Avaliação contínua de resultados Retro-alimentação e correção Novo ciclo – processo contínuo DADOS Organização dos dados Informação Análise e Contextuali - zação INTELI- GÊNCIA

56 EIS, DataWareHouse, DataMart
Visão Geral SQL DSS OLAP Data Mining Queries Reports Estratégico Indicadores Metas Objetivos KPI BPM BSC SI, BD/DB, ERP MRP II, Planilhas, CRM EIS, DataWareHouse, DataMart Gerencial OLTP, BD/DB, AI, MRP II Planilhas, ERP Operacional

57 Objetivos específicos
BI como método de gestão; Sensibilizar para a importância da tomada de decisão com base em informações; Inteligência nos negócios com ferramentas simples; Importância do ambiente de MPEs.

58 Vamos nos organizar Business Intelligence - Inteligência nos Negócios
Então precisamos definir - INTELIGÊNCIA + NEGÓCIOS

59 Visão geral BI – Business Intelligence ou IN -Inteligência de Negócios é um dos principais conceitos disponíveis atualmente no que diz respeito a gestão empresarial. É um processo rumo à excelência organizacional através das ferramentas de processamento de informações.

60 Definições Técnicas - I
SIN – Sistemas de Inteligência de Negócios, é o processo organizacional pelo qual a informação é sistematicamente coletada, analisada e disseminada como inteligência aos usuários que possam tomar ações a partir dela – HERRING, 1997.

61 Definições Técnicas - II
Segundo TYSON (1997), SIN é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à join-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de IN analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico.

62 Palavras chave ... PARA QUÊ? Processo Informações Ferramenta
Tomada de decisão Inteligência Ambiente Interno Ambiente Externo Vantagens PARA QUÊ?

63 Resultados Internos ? Maximização dos lucros Diminuição dos riscos
Redução dos custos Aumento de produtividade e eficiência Aumento da qualidade Redução dos desperdícios Etc.

64 Resultados Externos ? Antecipar mudanças do mercado
Antecipar ações dos concorrentes Descobrir novos concorrentes Aprender com os outros Conhecer melhor os possíveis parceiros Conhecer sobre política, legislação ou regulamentos que possam afetar seu negócio Entrar em novos negócios Rever suas práticas de negócio Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais.

65 Estrutura e Fluxo da decisão
Estratégico Decisão Informação Objetivos Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

66 EIS, DataWareHouse, DataMart
Visão Geral SQL DSS OLAP Data Mining Queries Reports Estratégico Indicadores Metas Objetivos KPI BPM BSC SI, BD/DB, ERP MRP II, Planilhas, CRM EIS, DataWareHouse, DataMart Gerencial OLTP, BD/DB, AI, MRP II Planilhas, ERP Operacional

67 Solução Proposta

68 EXEMPLO ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO (1):
1 – Existência de um Sistema Contábil com todas as informações; 2 – Identificação no Plano de Contas dos Custos Variáveis, Custos Fixos, Receitas Não Operacionais, Despesas, Contas de Ativo, Passivo, etc; 3 – Identificação de quais sites e quais indicadores externos são importantes e acrescentar na planilha de simulação;

69 ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO (Cont.):
4 – Identificação dos indicadores Econômicos e Financeiros importantes e acrescentar na planilha; 5 – Informar os 2 últimos exercícios; 6 - Preparar o ODBC que vai puxar os dados do Sistema Contábil para a Planilha de Simulação e Indicadores; 7 – Parametrizar os limites aceitáveis dos indicadores.

70 Como atingir – Passo 1? DADOS DOS DADOS NOTAS FISCAIS VENDA
NOTAS FISCAS COMPRA MOV. ESTOQUE MOV. CAIXA MOV. BANCOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS CTAS A PAGAR CTAS A RECBER REGISTRO CAIXA CONTROLE ESTOQUES EXTRATO BANCÁRIO CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL

71 Como atingir – Passo 2? INFORMAÇÃO APLICAÇÃO D. G. RESULTADO
FLUXO DE CAIXA BALANÇO GERENCIAL PTOS EQUILÍBRIO MARGEM CONTR. ANÁLISE E APLICAÇÃO PREÇO DE VENDA CAPITAL DE GIRO METAS DE VENDAS CICLO FINANCEIRO CUSTOS GIRO DE ESTOQUE LUCRO RENTABILIDADE

72 Exemplo – Finanças em MPE´s - 3
INTELIGÊNCIA Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual a capacidade ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? Qual a participação de mercado ?

73 NÍVEL E AMPLITUDE DA VISÃO
TIPOS NÍVEL E AMPLITUDE DA VISÃO PERGUNTAS A RESPONDER POR FINANÇAS QUANTO AO NÍVEL DECISÓRIO OPERAÇÃO GERÊNCIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA QUANTO À INTERAÇÃO SETOR DEPARTAMENTO EMPRESA MACROAMBIENTE Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? QUANTO AO RESULTADO COLETA CONTROLE PERFORMANCE EXCELÊNCIA QUANTO À SOFISTICAÇÃO DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA QUANTO À FORMA REGISTROS LISTAS [ ORDENAÇÃO / AGRUPAMENTO ] DEMONSTRATIVOS [ CRUZAMENTO / FORMATAÇÃO ] INDICADORES [ METAS / DECISÕES / OBJETIVOS ] QUANTO AOS INSTRUMENTOS - NOTAS FISCAIS DE VENDA - NOTAS FISCAS DE COMPRA - MOV. ESTOQUE - MOV. CAIXA - MOV. BANCOS - CTAS A PAGAR - CTAS A RECBER - REGISTRO CAIXA - CONTROLE ESTOQUES - EXTRATO BANCÁRIO - CUSTOS - CONTABILIDADE GERENCIAL - DEMONSTRATIVO GERENCIAL DE RESULTADOS - FLUXO DE CAIXA - BALANÇO GERENCIAL - PTOS EQUILÍBRIO - MARGEM CONTRIBUIÇÃO - PREÇO DE VENDA - IMOBILIZAÇÕES - CAPITAL DE GIRO - METAS DE VENDAS - CICLO FINANCEIRO - GIRO DE ESTOQUE - LUCRO - INDICADORES PDCA FLUXO DE PLANEJAMENTO DO AÇÃO/OPERAÇÃO CONTROL MONITORAMENTO ACT ANÁLISE DOS RESULTADOS PLAN CLIENTES CONCORRENTES FORNECEDORES GOVERNO SINDICATOS ECOLOGIA SOCIEDADE ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO AMBIENTE EXTERNO

74 Resumo Business Intelligence é um conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões em negócios.

75 Na prática E os pequenos ? Bancos e Financeiras Bolsas de valores
McDonald´s Automotivas Grandes Grupos Etc. E os pequenos ?

76 MODELOS DE BI

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83 Open source

84 Exemplos de uso de BI com Access e Excel

85 Microsoft Excel ODBC, dados externos Tabelas dinâmicas, drill down
Atingir meta Filtros e subtotais Funções estatísticas e de agrupamento de informações Solver Mapas de dados Gráficos, indicadores e sinalizadores Tendências, progressão e regressão lineares

86 Sistemas informações gerenciais
Access Dados, informações, tabelas, relacionamentos Conhecimento, Inteligência Excel Dados externos, BD e Internet Simulações, gráficos, seleções, relatórios, etc

87 Ciclo de vida do produto

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91 INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO REJUVENESCIMENTO DSITRIBUIÇÃO NO ATACADO CONTINUIDADE DE COMPRA MANTER OS ATUAIS USUÃRIOS ATRAIR CONSUMIDORES INDECISOS MELHORIA DE PRODUTOS DISTR. NO VAREJO AUMENTAR O USO CONQUISTAR NOVOS USUÁRIOS RETARDAR A DIMINUIÇÃO DE USUÁRIOS REPOSIÇÃO DE PRODUTO ESPAÇO DE GÔNDOLA AUMENTAR A FREQ. DE COMPRA MANTER A DISSTRIBUIÇÃO RESTRINGIR A LINHA DE PRODUTOS NOVOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CONSCIÊNCIA DO CONSUMIDOR EXPANDIR A DISTRIBUIÇÃO OTIMIZAR A LINHA DE PRODUTOS E EMBALAGENS RETARDAR AS PERDAS DE DISTRIBUIÇÃO NOVOS USOS EXPERIMENTAÇÃO AJUSTAR OS ESTOQUES DE DISTRIBUIÇÃO OTIMIZAR OS INGREDIENTES DOS PRODUTOS MXIMIZAR OS LUCROS IMEDIATOS E REJUVENESCER CONVERSÃO AJUSTAR OS ESTOQUES DE VAREJO EXTENSÕES DE NOVAS LINHAS

92 Estratégias específicas

93 Estratégias podem ser classificadas quanto à:
Quanto a amplitude (macroestratégia): ação da empresa perante o ambiente Estratégia funcional: forma de atuação da área funcional da empresa Microestratégia: forma de atuação à nível operacional Quanto à concentração: na qual se tem o desenvolvimento específico de uma ação numa área de atividade Conjunta: corresponde a uma combinação de estratégias Quanto ao enfoque: pessoais ou empresariais

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100 Excelência operacional Foco ou intimidade com o cliente
Posicionamento Estratégico a transformação essencial que as empresas sofrem ao escolher uma estratégia Excelência operacional Liderança de produto Foco ou intimidade com o cliente 20

101 COMPETIÇÃO VANTAGEM COMPETITIVA ESCOPO COMPETITIVO FOCO ESTRATÉGIA DE
Custo Mais Baixo Diferenciação Alvo Amplo LIDERANÇA DE CUSTO DIFERENCIAÇÃO ESCOPO COMPETITIVO Alvo Estreito FOCO

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103 Posicionamento competitivo
Cliente Percepção Empresa Oferece Preço Concorrência Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida Produto Baixo Alta Processo Custos Controle e Melhoria Conforto Solução Médio Média Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Baixa Mercado Eficácia Diferencia-ção Ser Único Conceito Alto Muito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

104 ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO Penetração de Mercado Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de Mercado Produtos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de Produto Produtos novos em mercados tradicionais Diversificação Novos produtos em novos mercados Diferenciação Identidade forte do produto Liderança do custo Baixo custo e baixo preço do produto Foco Atuação em nichos de mercado Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercados Reação Incapacidade de fazer ajustes Estabilidade Crescimento Redução de despesas Eliminação de desperdícios Alianças Estratégicas Parcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades

105 Estudo de caso Caso DASPPET

106 SUCESSO!!

107 Obrigado

108 Bom dia...


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