A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Estratégico
Capítulo 13 Empreendedorismo Estratégico Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson ©2003 South-Western Publishing Company

2 O Processo da Administração Estratégica
Chapter 2 The External Environment Strategic Intent Strategic Mission Strategic Inputs Chapter 3 The Internal Environment Strategy Formulation Strategy Implementation Chapter 4 Business-Level Strategy Chapter 5 Competitive Rivalry and Competitive Dynamics Chapter 6 Corporate- Level Strategy Chapter 10 Corporate Governance Chapter 11 Organizational Structure and Controls Strategic Actions Chapter 7 Acquisition and Restructuring Strategies Chapter 8 International Strategy Chapter 9 Cooperative Strategy Chapter 12 Strategic Leadership Capítulo 13 Empreendedorismo Strategic Competitiveness Above-Average Returns Strategic Outcomes Prof. Carlos César Henriques God loves you Feedback

3 Empreendedorismo Estratégico
Empreendedorismo Estratégico: usando ação empresarial em uma estratégia futura Procurando simultaneamente oportunidade vantajosa e vantagem competitiva projetando e executando estratégias empresariais para criar riqueza Esta ação pode ser realizada por um indivíduo ou pela corporação Prof. Carlos César Henriques God loves you

4 Oportunidades de Empreendedorismo
As oportunidades de empreendedorismo são as circunstâncias em que os produtos novos ou os serviços podem satisfazer a uma necessidade no mercado Os empreendedores ou os gerentes empreendedores devem poder : identificar as oportunidades não percebidas por outros agir para explorar oportunidade estabelecer uma vantagem competitiva Prof. Carlos César Henriques God loves you

5 Prof. Carlos César Henriques
Inovação A inovação é o processo de criar um produto comercial de uma invenção a invenção traz algo novo a inovação traz algo novo no uso A inovação é chave na busca de resultado, através do empreendedorismo e, é freqüentemente a fonte do sucesso competitivo As inovações produzidas em grandes firmas são freqüentemente reflexos do empreendimento corporativo Prof. Carlos César Henriques God loves you

6 Prof. Carlos César Henriques
Empreendedores Empreendedores são: indivíduos que agem independentemente ou como parte de uma organização que criam um novo negócio ou desenvolvem uma inovação e assumem riscos de introduzi-los no mercado Empreendedores podem ser indivíduos independentes podem ser interface de um organização em qualquer nível da organização. Prof. Carlos César Henriques God loves you

7 Empreendedorismo Internacional
Empreendedorismo pode: Propiciar crescimento econômico criar emprego gerar prosperidade para o cidadão Há um relacionamento positivo entre a taxa da atividade empreendedora e o desenvolvimento econômico em uma nação Prof. Carlos César Henriques God loves you

8 Empreendedorismo Internacional
Deve haver um equilíbrio (na cultura ) entre iniciativa individual e o espírito da cooperação e Propriedade grupal da inovação Firmas empreendedoras bem sucedidas fornecem a autonomia apropriada incentivos para a iniciativa individual promovem a cooperação e a propriedade do grupo de uma inovação Prof. Carlos César Henriques God loves you

9 Prof. Carlos César Henriques
Tipos De Inovação: Inovação Incremental Inovação Incremental a maioria de inovações são incrementais Construção da base existente de conhecimento Fornecimento de melhorias pequenas nas linhas de produto atuais Prof. Carlos César Henriques God loves you

10 Prof. Carlos César Henriques
Tipos De Inovação Inovação Radical Inovação Incremental fornece descobertas tecnológicas significativas cria conhecimento novo é raro por causa da dificuldade e do risco requer criatividade substancial as inovações radicais são freqüentemente as melhores desenvolvidas nas unidades separadas que começam com riscos internos Inovação Radical Prof. Carlos César Henriques God loves you

11 Empreendimento Corporativo Interno
Concepção da estratégia corporativa Contexto estratégico Contexto estrutural Comportamento Estratégico Autônomo Comportamento Estratégico Induzido Prof. Carlos César Henriques God loves you

12 Empreendimento corporativo Interno :
Comportamento Autônomo Estratégico O comportamento estratégico autônomo é um processo de baixo para cima em que campeões de produto: perseguem idéias novas, muitas vezes mediante um processo político desenvolvem e coordenam a comercialização de um bem e/ou serviço novo até que consigam o sucesso no mercado Prof. Carlos César Henriques God loves you

13 Empreendimento Corporativo Interno :
Comportamento Estratégico Autônomo Um campeão de produto é um membro da organização com uma visão empreendedora de um bem ou de um serviço novo, que procura criar apoio para a sua comercialização Comportamento Estratégico Autônomo baseado nos mananciais do conhecimento e dos recursos que são as fontes da inovação da firma as capacidades tecnológicas e as competências são a base para novos produtos e processos Prof. Carlos César Henriques God loves you

14 Empreendimento Corporativo Interno :
Comportamento Estratégico Induzido O comportamento estratégico induzido é um processo de cima para baixo por meio do qual As empresas fomentam as inovações de produto as inovações estão associadas com essa estratégia e estrutura Prof. Carlos César Henriques God loves you

15 Empreendimento Corporativo Interno :
Comportamento Estratégico Induzido Para ser inovador e desenvolver riscos internos se requer Uma mentalidade empreendedora assumir riscos ênfase na execução Indivíduos com mentalidade empreendedora engajar energias de todos em seu domínio ambos dentro e fora da organização Prof. Carlos César Henriques God loves you

16 Equipes Transfuncionais de Desenvolvimento de Produto
Facilitam esforços para integrar as atividades associadas com as diferentes funções organizacionais,como, projeto, manufatura e marketing. Desenvolvimento de produto novo Os processos podem ser terminados mais rapidamente Os produtos podem ser mais facilmente comercializados, quando as equipes transfuncionais trabalham eficazmente A EMPRESA Equipes Transfuncionais de Desenvolvimento de Produto Prof. Carlos César Henriques God loves you

17 Equipes Transfuncionais de Desenvolvimento De Produto
Os estágios do desenvolvimento de produto são agrupados em processos paralelos ou sobrepostos Esta aproximação permite que a firma costure seus esforços do desenvolvimento de produto: competências essenciais únicas necessidades do mercado A EMPRESA Equipes Transfuncionais de Desenvolvimento de Produto Prof. Carlos César Henriques God loves you

18 Barreiras à eficácia da equipe Transfuncional
Orientações e percepções diferentes os indivíduos oriundos de funções separadas têm orientações diferentes percebem atividades do desenvolvimento de produto de maneiras diferentes Política organizacional competição agressiva por recursos entre funções organizacionais diferentes deve conseguir a integração transfuncional com mínimo conflito político Prof. Carlos César Henriques God loves you

19 Criando valor com os Processos Internos da Inovação
Equipes TransFuncionais de Desenvolvimento De Produto Mentalidade Empreendedora Criando valor através da inovação Facilitando a integração e a inovação Valores Compartilhados Liderança Empreendedora Prof. Carlos César Henriques God loves you

20 Estratégias cooperativas para o empreendimento e a inovação
As firmas podem necessitar cooperar e integrar conhecimento e recursos para comercializar com sucesso as invenções empreendimentos novos podem necessitar de investimento de capital e da distribuição de capacidades companhias estabelecidas podem necessitar de conhecimento tecnológico recente, que é domínio das firmas empreendedoras mais novas Para inovar, com um relacionamento cooperativo, as firmas devem compartilhar seus conhecimentos e habilidades Prof. Carlos César Henriques God loves you

21 Aquisições para comprar a inovação
Estendem rapidamente a linha de produto Aumentam os rendimentos da firma Um risco chave das aquisições é que uma firma pode substituir a capacidade de produzir inovações, pela capacidade de comprar inovações. a firma pode perder a intensidade em esforços do P&D a firma pode perder a habilidade de produzir patentes Prof. Carlos César Henriques God loves you

22 Prof. Carlos César Henriques
Capital de Risco Firmas de capital de risco busca retorna elevado de seu investimento avalia a competência do empreendedor ou o capital humano da firma Experimenta a provável rivalidade competitiva da firma em foco avalia o grau de instabilidade no mercado Prof. Carlos César Henriques God loves you


Carregar ppt "Empreendedorismo Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google