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Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.

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Apresentação em tema: "Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas

2 Introdução “A gerência que não compartilha seus planos de ação com seus funcionários é como o capitão de navio que não diz ao timoneiro qual é o destino do navio, mas deixa a ele a responsabilidade de estabelecer o curso.”

3 Introdução Planos! Planos! Planos! De empresa? Estratégicos? A longo prazo? Empresariais? Mercadológicos? Confuso??? Muitas organizações não planejam bem, não gostam de planejar ou não usam bem os planos que têm.

4 Introdução Porém, com o planejamento adequado, a organização pode se colocar na mais clara e melhor posição para competir no cada vez mais complexo mundo dos negócios,pois... O planejamento proporciona um foco competitivo que leva ao sucesso das organizações.

5 Introdução A clareza do plano estratégico seguro constitui a base das iniciativas de melhoria da organização, sejam elas: Implementação de um processo da melhoria contínua através da TQM (Total Quality Manegement) ou... Implementação de esforços mais radicais de estruturação.

6 Qual é o problema - Já não planejamos o bastante? Todas as organizações têm um plano. Ele pode não ser documentado, pode não ser formalmente comunicado a toda organização, pode ser agressivo, passivo, casual, arbitrário,.... “mas todas as organizações têm um plano.”

7 Qual é o problema - Já não planejamos o bastante? Como saber qual é esse plano? O plano de uma organização é identificado através de: 1 – alocação de recursos 2 – padrão de decisões tomadas 3 – ações levadas a efeito pela gerência

8 Qual é o problema - Já não planejamos o bastante? O propósito real do planejamento dos negócios é : - determinar o foco externo de seu negócio em termos de clientes atendidos e valor oferecido; - identificar as áreas em que a organização deve destacar-se para ser bem-sucedida.

9 Qual é o problema - Já não planejamos o bastante? O processo do planejamento contribui para: - o desenvolvimento de novas idéias e propostas competitivas; - o desenvolvimento do processo de envolvimento das pessoas; - o compromisso da gerência, - tornar-se parte integrante do esforço de comunicações e mobilização.

10 Qual é o problema - Já não planejamos o bastante? Dimensões nas quais veremos o “planejamento estratégico”: 1 – O que é um bom planejamento estratégico? 2 – O que um bom planejamento estratégico inclui? 3 – Como se usa um plano estratégico?

11 O que há em um bom plano estratégico? Elementos comuns de um plano bom e útil: - clara focalização em mercados e clientes; - visão de qual será o futuro em termos de mercado; - papel da liderança da organização no mercado; - missão para a organização;

12 O que há em um bom plano estratégico? - articulação clara das iniciativas ou focalizações estratégicas mais importantes; - objetivos simples relacionados com as iniciativas estratégicas; - estratégias bem definidas; - líderes responsáveis; - valores e cultura organizacionais que facilitem a implementação da estratégia.

13 O que há em um bom plano estratégico? Concluindo, pode-se afirmar que: - Os planos devem ser menores e precisos; - Muitos planos grandes, após preparados, nunca são usados; - Um conjunto de decisões estratégicas e simples resultam num foco central que facilmente pode ser comunicado a toda organização.

14 O que há em um bom plano estratégico? As “empresas vencedoras” seguem a regra do planejamento: “decisões, não descrições”

15 O que há em um bom plano estratégico? Enquanto as “empresas perdedoras” tendem a seguir: “descrições, não decisões”

16 O que há em um bom plano estratégico? Há três propósitos principais em se preparar um plano estratégico: 1 – Fixar a direção. 2 - Estabelecer as expectativas. 3 - Definir ações.

17 Elementos e Tempo de Realização do Planejamento Estratégico PropósitosElementosIntervalo tempo Direção * Visão * Missão * Valores * Foco Estratégico * Fatores Críticos Sucesso * 10/20 anos * Aberta * Abertos * 5 anos * 3 anos Expectativas Objetivos Estratégicos Metas de Desempenho * 5/10 anos * 1/5 anos Ações Estratégia Táticas Orçamentos Planos de desempenho 1/5 anos 1/3 anos 3/12 meses


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