A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência do Ensino Superior Currículo. Proposta educacional feita por uma instituição que se responsabiliza por sua fundamentação, implementação e avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência do Ensino Superior Currículo. Proposta educacional feita por uma instituição que se responsabiliza por sua fundamentação, implementação e avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Docência do Ensino Superior Currículo

2 Proposta educacional feita por uma instituição que se responsabiliza por sua fundamentação, implementação e avaliação. Tudo que acontece na escola é parte do currículo. Na instituição onde o curso é dado, nada é neutro.

3 Currículo Currículo ideal Currículo Real C. AparenteC. Oculto Declaração de intenções Professor Conhece Amolda Executa Avalia

4 Currículo Oculto Inadvertidamente: a instituição se revela Deliberadamente: a instituição omite certos valores e os faz conhecer por outras formas

5 Currículo Oculto Todas as concepções e valores que são transmitidos aos estudantes em uma instituição educacional, não por ensino formal, mas inconscientemente, pelo que a instituição cobra implicitamento do aluno (por exemplo: regularidade do trabalho, deferência a autoridade, respeito por motivação extrínseca etc.) B. R. Snyders, 1971

6 Concepção curricular Desenvolvimento cognitivo Formar indivíduo capaz de pensar Racionalismo acadêmico A escola deve selecionar o conteúdo relevante para aprendizado Relevância pessoalA escola deve formar pessoas felizes e adaptadas TecnologiaBusca a racionalidade e a eficiência

7 Concepção curricular Tradicional ou enfoque baseado em disciplinas Programa de estudo baseado em unidades ou tópicos Cada tópico estruturado de maneira racional Conhecimento compreendido como existindo independentemente (corpo teórico) O processo de aprendizado é baseado em informação, fatos e conceitos O papel do professor é selecionar e transmitir A avaliação é utilizada para confirmar a extensão do conhecimento aprendido e para classificar os estudantes Enfoque baseado em desempenho ou sistemas O programa é entendido como técnico, uma questão sobre os meios a serem utilizados para atingir determinados resultados (Ralph Tyler) Utiliza um processo de três fases: estabelecer objetivos, planejar métodos de estudo, testá-los A evidência do conhecimento é o desempenho – o que o indivíduo é capaz de fazer ou dizer O papel do professor é variável e depende de seu envolvimento no desenvolvimento do programa ou não O conteúdo é organizado em função da prática ou do desempenho

8 Concepção curricular Abordagem cognitivaO maior papel da escola ou universidade é desenvolver a mente, ajudar os estudantes a aprender a aprender, prover oportunidades a utilizar e fortalecer suas faculdades intelectuais O conhecimento é pessoalmente construído Professor e estudante deverão trabalhar em profundidade sobre conteúdos limitados O conteúdo é selecionada com base na oportunidade de prover o domínio de conceitos importantes e de praticar habilidades intelectuais chave. Avaliação visa permitir aos estudantes demonstar a compreensão e aperfeiçoar habilidades intelectuais Relevância pessoalFoco na relevância pessoal e no aprendizado pela experimentação (Knowles) O conhecimento relevante é aquele com significância pessoal e útil Baseado no estabelecimento de um clima de confiança e de respeito mútuo, com ênfase na colaboração Os estudantes avaliam seu aprendizado

9 Concepção curricular Abordagem sócio- crítica Objetiva desenvolver uma consciência crítica (Paulo Freire) O conhecimento é construído sob uma perspectiva histórica e cultural Trabalhos colaborativos com relevância social Avaliação baseda em trabalho em grupo e projetos

10 Concepção curricular Modalidades didáticas Técnicas Recursos Dependem da concepção curricular

11 Concepção curricular A escolha da concepção curricular depende, principalmente, de como o aluno aprende

12 Princípios de aprendizagem 1. É fazer e manter conexões 2. Depende de estar em um contexto que inclui desafio e oportunidade 3. É uma busca ativa de significado 4. É um processo em desenvolvimento 5. É realizado por indivíduos que estão ligados a outros seres vivos sociais 6. Depende muito do clima educacional em que ocorre 7. Requer retro-informação 8. Ocorre também informalmente e incidentalmente 9. É baseado em contextos particulares e experiências pessoais 10. Envolve habilidade dos indivíduos de monitorar seu próprio aprendizado

13 Objetivos Modalidade Didática Conteúdo Avaliação Currículo

14 Questões fundamentais O que caracteriza o conhecimento no seu curso ou profissão? Como ocorre o aprendizado? Quais os objetivos e metas? Que conteúdo é essencial? Como deve ser organizado o conteúdo? Qual o papel do professor? O que esperar dos estudantes?

15 Objetivos Quais? Como expressar? Quando? Níveis de especificação Para que(m) servem os objetivos?

16 Análise de um Currículo Perfil do graduando Objetivos do curso Competências e habilidades do profissional Organização do curso Desenvolvimento de conteúdos Evidências do Currículo Oculto (?)


Carregar ppt "Docência do Ensino Superior Currículo. Proposta educacional feita por uma instituição que se responsabiliza por sua fundamentação, implementação e avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google