A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resolução do trabalho de CONES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resolução do trabalho de CONES"— Transcrição da apresentação:

1 Resolução do trabalho de CONES

2 1. O volume de um cone é de 27 dm3 e a altura é de 9 dm
1. O volume de um cone é de 27 dm3 e a altura é de 9 dm. Qua é o raio da base? Solução. O volume do cone é dado pela fórmula: De acordo com os dados do problema, temos: Resposta. O raio da base mede 3dm.

3 2. Um cone tem a área lateral igual a 18 dm2
2. Um cone tem a área lateral igual a 18 dm2. Calcule, em dm3, o valor do seu volume. Solução. No cone a geratriz é igual ao diametro. O volume do cone é dado pela fórmula: , logo A área lateral é calculada pela fórmula: De acordo com os dados do problema, temos: Resposta. O volume vale 49dm3.

4 3. Num cone, a altura é 3m e o diâmetro da base é 8m
3. Num cone, a altura é 3m e o diâmetro da base é 8m. Qual é a área total? Solução. A área total do cone é dada pela fórmula: De acordo com os dados do problema, temos: Resposta. A área total vale 113m3.

5 4. Qual o volume de um cone que tem como área da base 12 m2 ?
Solução. A área da base do cone é Então temos: A altura é dada pela fórmula: Logo , Substituindo temos: Resposta. O volume vale 75,3m3.

6 5. Dois cones têm a mesma base, e a altura de um é o triplo da altura do outro.Qual é a relação entre os volumes do menor e maior? Solução. As áreas das base dos cone são: Reparem que os raios são os mesmos. As alturas é que são diferentes: uma é o triplo da outra. Logo:

7 6*. Se a base de um cone de revolução de raio igual a 2cm for equivalente à secção meridiana , quanto medirá, em cm a sua altura ?   Solução. O cone de revolução é obtido pela rotação de um triângulo rectângulo ao redor de um dos catetos. A secção meridiana é um triângulo isósceles determinado pela intersecção vertical de um plano com o cone. Se o cone for equilátero a secção é um triângulo equilátero. As figuras equivalentes possuem a mesma área. Pela figura identificamos que a base do triângulo mede 4cm. A altura da secção é a altura do cone. Resposta. A altura medirá 6,28cm.

8 7. A altura de um cone é igual ao diâmetro de sua base
7. A altura de um cone é igual ao diâmetro de sua base. Se a geratriz mede 15cm, qual é o volume em cm3 ? Solução. Calculando a altura, temos: O volume será:

9 8. Um triângulo retângulo isósceles, de hipotenusa 3 cm, gira em torno de um dos seus catetos. Qual é o volume do sólido de revolução gerado? Solução. O raio do cone gerado é igual à altura. Calculando raio e altura, temos: O volume será: x

10 9. A geratriz de um cone mede 13cm e o diâmetro da base 10cm
9. A geratriz de um cone mede 13cm e o diâmetro da base 10cm. Qual é o volume do cone em cm3 ? Solução. De acordo com os dados do problema, temos: Resposta. O volume vale 314cm3.

11 10*. Se o raio da base de um cone de revolução mede 3cm e o perímetro da sua secção meridiana mede 16cm, qual será, em cm3 , o seu volume? Solução. De acordo com os dados do problema, temos: Nota: Os exercícios assinalados com * são apenas informativos.


Carregar ppt "Resolução do trabalho de CONES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google