A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categorias de Preferências por Carreira Categorias Descritas por Schein (1978 & 1990) Amanda C. Freires RA 1010808815 Fernanda Joaquim RA 1041995652 Jéssica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categorias de Preferências por Carreira Categorias Descritas por Schein (1978 & 1990) Amanda C. Freires RA 1010808815 Fernanda Joaquim RA 1041995652 Jéssica."— Transcrição da apresentação:

1 Categorias de Preferências por Carreira Categorias Descritas por Schein (1978 & 1990) Amanda C. Freires RA 1010808815 Fernanda Joaquim RA 1041995652 Jéssica Silva Oliveira RA 1115293865 Katharine F. Inácio RA 1107303612 Curso: Gestão de Pessoas Profª Anna Riso Turma B / 4° Semestre

2 Segundo Schein “Ancora de Carreira é uma combinação de áreas percebidas de talentos, competência, valores e motivos dos quais não se abre mão quando se confronta com a necessidade de fazer escolhas em sua profissão.”

3 Competência Gerencial – Âncora I As pessoas classificadas nesta categoria têm sua motivação principal em ser competentes em um conjunto complexo de atividades que encerram a idéia de gerenciamento.

4 Os componentes mais importantes deste conceito são: Os componentes mais importantes deste conceito são: Competência Interpessoal – habilidade de influenciar, supervisionar, liderar, manipular e controlar no sentido de atingir os objetivos organizacionais de forma mais efetiva possível Competência Analítica – identificação e solução de problemas conceituais sob condições de incerteza e de informações incompletas. Estabilidade Emocional – capacidade de sentir-se estimulado em situações de crise emocional ou interpessoal, em vez de sentir-se debilitado com as mesmas, capacidades de suportar alto nivel de responsabilidade e capacidade para exercitar autoridade sem sentir medo ou culpa.

5 Competência Técnica ou Funcional – Âncora II As pessoas com este tipo de âncora têm consciência de sua preferência por determinada área de especialização e não estão interessadas em posições gerenciais, quando aceitam responsabilidades gerenciais, fazem – no dentro de suas áreas de competência técnica ou funcional. Estas pessoas não estão interessadas em promoções fora de sua área de especialização e geralmente ocupam posições gerenciais em áreas funcionais ou técnicas, posições de profissionais técnicos em diferentes graus de senioridade ou posições de consultores ou assessores especializados, podem atuar ainda como consultores externos ou atividades correlatas.

6 Segurança e Estabilidade – Âncora III Algumas pessoas atam suas carreiras a determinada organização em busca de maior segurança ou estabilidade. Nas pesquisas realizadas por Schein, as pessoas com este tipo de âncora procuraram empresas que ofereciam amplo horizonte profissional, bom programa de benefícios e de aposentadoria e segurança de trabalho. As pessoas desse grupo, com talentos técnicos e funcionais, tendem a permanecer em suas áreas de competência, assumindo posições de chefia ou de técnicos seniores. Caso suas características de personalidade incluam algum grau de insegurança, estas pessoas tendem a ter dificuldades para ascender nos níveis hierárquicos da empresa.

7 Schein faz o seguinte comentário acerca dos alunos que se enquadravam nesta categoria. “ Havia um sentimento de que estar ancorado nesta categoria representava certo grau de fracasso, como se a pessoa sentisse culpa por não ter mais ambições ou necessitasse renegar sua falta de ambição. Estes conflitos e sentimentos refletem o alto nível de associação de sucesso com a ascensão na estrutura hierárquica para os formandos. Muitos deles encontraram dificuldade para aceitar a validade de seus próprios critérios de sucesso: estabilidade, segurança, integração entre família e trabalho etc. “ (Schein, 1978 p. 149).

8 Perguntas 1° - Na sua opinião, o que seria as âncoras de carreiras? Resposta: Âncora de carreira seria o conjunto de fatores da auto percepção do qual o indivíduo não abre mão diante das escolhas profissionais. A âncora indica as capacidades, necessidades e valores individuais. Quanto mais experiente o profissional, maior a auto percepção acerca desses três elementos norteadores e a busca pelo equilíbrio entre decisões e experiências profissionais. 2° - Defina uma das 3 Âncoras segundo Schein? Resposta: A âncora 2., ou competência técnica ou funcional, leva a pessoa a buscar especialização, desvalorizando assim o que é geral e superficial. O tipo de trabalho deve estar relacionado com testar suas habilidades e competências, se isto não ocorre o trabalho logo se torna desinteressante. Sua auto-estima está ligada ao exercício de seus talentos por isto necessita tarefas onde possa exercê-lo. Este tipo de pessoa está mais ligado ao conteúdo de seu trabalho.


Carregar ppt "Categorias de Preferências por Carreira Categorias Descritas por Schein (1978 & 1990) Amanda C. Freires RA 1010808815 Fernanda Joaquim RA 1041995652 Jéssica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google