A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA

2 PROFESSORAS COLABORADORAS Iole Trindade (coord.) – Polo São Leopoldo
Darlize Teixeira de Mello – Polo Alvorada Thaise da Silva – Polo Gravataí Suzana Schineider – Polo Sapiranga Patrícia Camini – Polo Três Cachoeiras COLABORADORAS Letícia Germano Sandra Monteiro Lemos

3 Eixo Integrador: Prática Pedagógica e Currículo VII – Teorias em Ação
Número de créditos: 75h/a Súmula: Teorias de aquisição da linguagem oral e escrita. Desenvolvimento da linguagem, no enfoque investigativo e pedagógico.

4 OBJETIVOS Examinar os conceitos de alfabetização e letramento
enquanto produções culturais. Promover a discussão sobre letramentos diversos. Analisar diversos eventos, práticas e contextos de alfabetização e de letramento. Discutir a escolarização da alfabetização e do letramento na EI, EF e EJA Planejar atividades e intervenções didático- pedagógicas coerentes com as leituras e discussões realizadas.

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Múltiplas Linguagens. Múltiplas alfabetizações e letramentos. Abordagem cultural de práticas sociais e escolares de leitura, escrita e oralidade. Trajetória dos estudos na área da alfabetização: métodos, psicogênese, letramento e “consciência fonológica”. Exame de seus significados para a Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Enfoque investigativo e pedagógico.

6 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

7 (2ª aula presencial - 27/10 a 29/10)
SEMANA/PRAZO FINAL PARA A POSTAGEM DA ATIVIDADE NO ROODA CONTEÚDO/ TÓPICO/TEMA/ ATIVIDADES PREVISTAS PARA OS ALUNOS 1 Aula inaugural presencial nos respectivos pólos. 1 - Apresentação da professora, tutores e alunos. 2 - Apresentação da disciplina 3 – Assistência ao Power Point 1: Alfabetizações e alfabetismos/letramentos: revisando conceitos. 2 7/setembro Módulo 1 Múltiplas Linguagens 1 - Leitura do texto 1 - A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais (DALLA ZEN; TRINDADE, 2002). 2 - Roteiro de trabalho: resposta à questão a ser postada no Webfolio. 3 21/setembro Módulo 2 Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social 1 - Estudo da apresentação: Power Point 2 - Análise de imagens. 2 - Leitura do texto 2 – Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola (KLEIMAN, 2006). 3 - Roteiro de trabalho: resposta à questão a partir da leitura do texto e do estudo da apresentação, a ser postada no Webfolio. 4 5 12/outubro Módulo 3 Práticas de leitura, escrita e oralidade no ambiente doméstico 1 - Leitura do texto 3 – Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009). 2 – Assistência ao vídeo 1 (como complemento à leitura do texto 4): Pensamento infantil – A narrativa da criança. (Duração: 7 min.) 3 - Escuta do áudio da narrativa de um adulto não alfabetizado. Trabalho de campo: Discurso narrativo das crianças/adulto 4 - Pedir que uma criança/adulto conte uma história. Fazer a gravação e/ou transcrição da narrativa. 5 – Fazer a análise da narrativa gravada e/ou  transcrita, refletindo sobre ela a partir do estudo do texto, do vídeo e áudio, postar no Webfolio Leitura complementar 1: Concepções não-valorizadas da escrita: a escrita como “um outro modo de falar” (ROJO, 2006). 6 7 8 12/10 a 16/10 SEMANA DESTINADAS À RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES 9 26/outubro Módulo 4 Olhares sobre a experiência docente 1 - Leitura do texto 4 – Não há como alfabetizar sem método? (TRINDADE, s/d). 2 – Assistência ao Power Point 3: Alfabetizações e alfabetismos/letramentos: revisando leituras anteriores e a produção de um planejamento de aula. 3 - Elaboração de um plano de aula – 1ª etapa: elaborar a primeira versão de um plano de aula para um dia letivo, a partir da leitura dos textos indicados até o momento na interdisciplina. Seguir o roteiro de trabalho. Postar no Webfolio. Discussão em grupo na semana da aula presencial. 10 Não há postagem Módulo 5 (2ª aula presencial - 27/10 a 29/10) 1 – Assistência prévia ao vídeo 2 (24 minutos, disponível nos polos) - Constituição do Laboratório de Aprendizagem na Escola Aramy Silva –Transposições didáticas (TRINDADE, 1998) e reconhecer, nas transposições didáticas do vídeo 2, atividades relacionadas à alfabetização ou ao letramento/alfabetismo. 2 – Elaboração de um plano de aula – 2ª etapa: em grupo, relatar e discutir a 1ª versão do plano de aula iniciado a partir do módulo 4. Leituras complementares 2, 3 e 4: É preciso conjugar alfabetização e letramento? (BETOLILA; SOARES, 2007); Psicogênese da Escrita (Letra A, 2005); “Nada é mais gratificante do que alfabetizar”, entrevista com Magda Soares;

8 Múltiplas alfabetizações, alfabetismos/
SEMANA/PRAZO FINAL PARA A POSTAGEM DA ATIVIDADE NO ROODA CONTEÚDO/ TÓPICO/TEMA/ ATIVIDADES PREVISTAS PARA OS ALUNOS 11 Não há postagem Módulo 6 Práticas de leitura, escrita e oralidade na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental 1 – Leitura do texto 5 - Consciência Fonológica: O que é, para que serve e qual a relação com a aprendizagem da leitura e da escrita? (Jornal Letra A, 2005). 3 – Elaboração de um plano de aula – 3ª etapa: a partir das sugestões de atividades propostas no texto 5, refletir sobre a proposta de plano de aula iniciada a partir do módulo 4. Não é necessário postar no Webfolio neste módulo; as leituras darão subsídios para complementar o seu plano de aula. Leituras complementares 5, 6 e 7: Grupo de crianças de 4 anos. Documentos de Classe (CUQUERELLA, 1990); Grupo de crianças de 5 anos. Documentos de Classe (DONAT, 1990); Grupo de crianças de 6 anos. Documentos de Classe (BARRIOS, 1990). 12 13 Módulo 7 Práticas de leitura, escrita e oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental 1 - Leitura do texto 6 – Coesão e coerência em textos escritos oficiais (VIDAL; SILVEIRA, 2005). 2 – Estudo da apresentação: Power Point 4 – Produções textuais dos alunos. 3 – Elaboração de um plano de aula – 4ª etapa: a partir da leitura do texto 6 e das produções textuais apresentadas no power point 4, refletir sobre a proposta de plano de aula iniciada no módulo 4. Não é necessário postar no Webfolio neste módulo; as leituras darão subsídios para complementar o seu plano de aula. 14 30/novembro Módulo 8 Múltiplas alfabetizações, alfabetismos/ letramentos 1 - Estudo da apresentação: Power Point 5 - Vivência de letramento 2 – Entrega da última versão do plano de aula (5ª etapa) 3. Reflexão por escrito: dissertar sobre as aprendizagens realizadas na interdisciplina. Postar no webfólio (no máximo duas páginas em fonte arial, tamanho 12, espaço 1,5) Leitura complementar 8: Um olhar dos Estudos Culturais sobre artefatos e práticas sociais e escolares de alfabetização e alfabetismo (TRINDADE, 2005) 15 07 a 11/12 EXCLUSIVAMENTE: Preparação Workshop e semana para recuperação das atividades 16 11/12/2009 WORKSHOP DE AVALIAÇÃO e Conselho Acadêmico 17 11 a 18/12 TÉRMINO DAS AULAS DO PERÍODO LETIVO 2009/2

9 METODOLOGIA Aulas presenciais e virtuais;
Textos e vídeos acompanhados de roteiros de de trabalho; Atividade de campo; Postagem no Webfólio e no Blog;

10 AVALIAÇÃO Participação efetiva do/a aluno/a nas atividades presenciais e virtuais propostas pela interdisciplina; Registro por escrito das reflexões realizadas a partir dos textos lidos e vídeo assistidos; Construção de planejamento, levando em conta os estudos e discussões das interdisciplinas do semestre e de semestres anteriores e as características da comunidade, escola e turma imaginadas; Avaliação final/Workshop: relato e análise das aprendizagens na interdisciplina integradas às aprendizagens realizadas com as interdisciplinas do semestre e semestres anteriores.

11 DESEJAMOS UM ÓTIMO SEMESTRE!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google