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Gestão de Pessoas I AULA O2

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas I AULA O2"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas I AULA O2
Capital intelectual; empregabilidade; linha de staff; responsabilidades Especialidades da GP, centralização e descentralização da GP. Prof. Dr. Marcelo Ribeiro Silva

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3 Conceito de Capital Intelectual
O capital intelectual surgiu por volta de 1958, na situação em que consultores mencionaram que determinadas empresas possuíam elementos isolados mais importante do que o próprio produto/serviço.

4 Conceito de Capital Intelectual
Capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimento e informações encontrados nas organizações que agrega valor no “produto ou serviço” mediante a aplicação da inteligência humana e não só por fator monetário.

5 Conceito de Capital Intelectual
Quando uma empresa inicia suas atividades, necessita de capitais sendo eles compostos de um conjunto de elementos por ser de capital monetário, bens imóveis, veículos, terrenos, ações ou quaisquer outros fundos de investimentos, ou que agregue valor a empresa, dentro desses bens não podemos esquecer um ou até mesmo o mais importante que é o capital intelectual.

6 O que vem a ser Capital Intelectual?
Pode-se dizer que é um conjunto de informações encontrados ou desenvolvidos nas organizações, dizendo assim que o capital intelectual é gerado nas empresas com o intelecto das pessoas além do próprio capital humano. 

7 O que vem a ser Capital Intelectual?
O Capital Intelectual está diretamente relacionado ao Capital Humano, pois é a partir das pessoas que as organizações mais bem sucedidas terão condições de agregar valor aos produtos e serviços.

8 Portanto, dentro do capital intelectual existem 3 fatores cruciais que são:
Capital Humano: Composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidades dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.

9 Portanto, dentro do capital intelectual existem 3 fatores cruciais que são:
Capital estrutural: Inclui equipamentos de informática, softwares, bancos de dados, marcas registradas e tudo mais que apóia a produtividade dos empregados.

10 Portanto, dentro do capital intelectual existem 3 fatores cruciais que são:
Capital Cliente: Envolve o relacionamento com os clientes e tudo o mais que agregue valor para os clientes da organização.

11 Pode-se dizer que o capital intelectual é definido de 2 formas:
1°- Ativos intangíveis que se combinados podem manter uma vantagens competitivas no mercado.

12 Pode-se dizer que o capital intelectual é definido de 2 formas:
2°- A diferença entre o valor real do mercado da companhia e o valor real de mercados dos ativos tangíveis menos o valor passivo da companhia.

13 Exercício Faça uma lista de organizações e/ou marcas de seu conhecimento (p. ex.comércio em geral, produtores agrícolas, manufaturas, etc) os quais você acredita que produzem baixo valor agregado. Justifique. Faça uma lista de organizações e/ou marcas de seu conhecimento (p. ex.comércio em geral, produtores agrícolas, manufaturas, etc) os quais você acredita que produzem alto valor agregado. Justifique.

14 Capital Intelectual O capital intelectual reside na cabeça das pessoas vindo do trabalho e criação do intelecto, e assim as experiências e pesquisas acumuladas pelo esforço de um novo produto ou serviço, e também não pode faltar um certo talento (adquirido com treinamento e desenvolvimento).

15 E você? Como enxerga a questão do Capital Intelectual na sua sociedade?

16 Gestão do Capital Intelectual

17 Responsabilidades da GPE
Cada gestor é responsável pelas pessoas alocadas em seu departamento. Em suma, a responsabilidade pela GPE é compartilhada por toda a organização.

18 Responsabilidades da GPE
É o gestor de área quem decide sobre novas admissões, sobre promoções e transferências, sobre avaliação do desempenho, sobre mérito, treinamento, desligamento etc.

19 Responsabilidades da GPE
Todavia, para que os gestores atuem de maneira uniforme e padronizada em relação aos seus profissionais, torna-se necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como gerir seus profissionais.

20 Gestão de Pessoas e Linha-staff
As funções de GPE também podem ser executadas por meio de um órgão de staff dentro das organizações e este papel tem tomado cada vez mais relevância nos dias de hoje.

21 Gestão de Pessoas e Linha-staff
A linha-staff é o resultado dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir suas desvantagens.

22 Comparativo entre Estrutura Linear e Linha-Staff
Estrutura Linear Estrutura Linha-Staff L L L L S S S S L L L L

23 Gestão de Pessoas e Linha-staff
Dessa a GPE pode ser estruturada como linha-staff da seguinte maneira: Diretoria Geral Planejamento Estratégico De Pessoas Consultoria Trabalhista Comercial GPE Financeiro Produção

24 Critério da GPE Linha-staff
As atividades da GPE devem estar ligadas indiretamente aos órgãos; GPE enquanto Linha-staff tem autoridade de assessoria, planejamento, aconselhamento, recomendação, controle e consultoria, mas não toma decisões;

25 Centralização e Descentralização da GPE
GPE Centralizado GPE descentralizado

26 Exercícios em grupos de dois integrantes
Leia o artigo anexo, responda as questões, discuta com a turma e entregue suas respostas ao professor no final da aula.

27 Referências Bibliográficas
ARAÚJO, L.C.G.; GARCIA, A.A. Gestão de pessoas: estratégia e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2009. BOHLANDER, G.W; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2005. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsivier, 2004


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