Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTânia Sacramento Campos Alterado mais de 8 anos atrás
1
1 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU - FACIG DISCIPLINA: INOVAÇÃO E CONSULTORIA EMPRESARIAL PROF. Msc. JÁUVARO CARNEIRO LEÃO
2
2 APRENDENDO A APRENDER 1. APRENDENDO A APRENDER - ALGUMAS PESSOAS TEM HABILIDADES APARENTEMENTE NATURAIS DE APRENDER COM FACILIDADE; - EXISTE ALGO NELAS QUE FOI DESENCADEADO E QUE TORNA TODO E QUALQUER APRENDIZADO “UMA FESTA”; - PODERIA ISSO SER GENÉTICO? - POSSUEM ELAS UM CÉREBRO MAIS DESENVOLVIDO? - JÁ NASCEM SABENDO? - SERÁ QUE ESSAS PESSOAS DESCOBREM COMO USAR MELHOR TODO O FERRAMENTAL QUE POSSUEM?
3
3 A EDUCAÇÃO CARTESIANA, DE CERTA FORMA, ENSINA A DESCONFIAR, DISCORDAR E NÃO ACREDITAR NA INTUIÇÃO. E ISSO NOS LEVA A DESCONFIAR DOS NOSSOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS. “TODA CRIANÇA É ARTISTA. O PROBLEMA É COMO PERMANECER ARTISTA DEPOIS DE CRESCER” ROGER VON OECH HÁ PESSOAS QUE APRENDEM COM MUITA FACILIDADE, SEM NENHUM ESFORÇO E POR ISSO SENTEM PRAZER EM FAZÊ-LO.
4
4 “SÓ HÁ UMA COISA MAIS DOLOROSA QUE APRENDER COM A EXPERIÊNCIA. É NÃO APRENDER COM A EXPERIÊNCIA.” ARCHIBALD MACLEISH ALGUMAS DICAS QUE PODEM SER USADAS EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM: VEJA-SE TENDO SUCESSO COM O APRENDIZADO; PERCEBA-SE ALCANÇANDO OS OBJETIVOS; PERGUNTE-SE POR QUE QUER APRENDER ISSO; OBTENHA A INFORMAÇÃO DA MANEIRA MAIS PRÁTICA POSSÍVEL; FAÇA UM FEEDBACK DO QUE JÁ SABE. ISSO AJUDARÁ A PERCEBER O QUE AINDA NÃO SABE; COMO VAI APRENDER, PODENDO USAR TODOS OS CANAIS DE APRENDIZADO: AUDITIVO, SINESTÉSICO, OLFATIVO E GUSTATIVO; CRIE MAPAS MENTAIS E SIMPLIFIQUE AS INFORMAÇÕES; LEIA EM VOZ ALTA E EXPLIQUE PARA ALGUÉM O ASSUNTO; FAÇA GRAVAÇÕES DOS MATERIAIS E OUÇA PARA QUE SEJA MAIS BEM FIXADO.
5
5 O ARMAZÉM MENTAL NÃO PODEMSO NEGAR A EXISTÊNCIA DO INCONSCIENTE, SENDO QUE VÁRIAS SÃO AS PISTAS QUE O COMPROVAM. O QUE PRECISA SER LEMBRADO É QUE NÓS É QUE O CONSTRUÍMOS E POR ISSO PODEMOS MODIFICÁ-LO. UMA IDÉIA NÃO BROTA DO NADA. ANTES FOI PRECISO UMA CARGA CONSIDERÁVEL DE TEMPO, PENSANDO SOBRE O ASSUNTO E ENFIM DEIXANDO-A NASCER. PODEMOS ESTAR DESISTINDO MOMENTOS ANTES DA GRANDE IDÉIA SURGIR, VISTO QUE NÃO É SABIDO O MOMENTO EXATO. PENSE DUAS VEZES ANTES DE DESISTIR DE PENSAR SOBRE ALGO.
6
6 O ARMAZÉM MENTAL É CONSTITUÍDO POR: IDÉIAS BRILHANTES PRODUÇÃO DE IDÉIAS CONEXÕES INCONSCIENTES POTENCIALIDADES DO INCONSCIENTE
7
7 “A MENTE, AS PALAVRAS E OS ATOS DEVEM ESTAR DE ACORDO COM A CRENÇA DE QUE TUDO FAZ PARTE DO DIVINO JOGO; ESSE É O CAMINHO GENUÍNO”. SAI BABA
8
8 2. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL - O que significa aprendizagem organizacional ? - Como acontece a aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional?
9
9 2.1. O processo de aprendizagem individual Aprendizagem é um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode vir, ou não, a manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento. 2.2. A aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado
10
10 3. SIGNIFICADO DA MUDANÇA - A todo momento, as referências às enormes e impactantes mudanças no cenário mundial são comuns; - Vivemos em uma sociedade em constante transformação; - O ritmo da mudança acelera-se a cada dia que passa e torna-se cada vez mais rápido e prodigioso. - Administrar a empresa e administrar a mudança tendem a ser quase a mesma coisa: como assegurar que a empresa ocupe o lugar certo para enfrentar os desafios de hoje e de amanhã? - Como assegurar que nosso país seja competitivo e aberto para o mundo do futuro?
11
11 3.1. Paradigmas É um conjunto de regras que definem fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que se deve fazer e o que não se deve fazer. O paradigma funciona como um modelo, como um padrão que define o Comportamento das pessoas. Segundo Antônio Carlos Marques (Deterioração organizacional: como detectar e resolver problemas e deterioração e obsolescência organizacional. São Paulo: Makron Books, 1994, p 173-174), existem algumas características dos paradigmas: 1.Os paradigmas são comuns e dirigem o comportamento das pessoas; 2. Os paradigmas são úteis porque definem o que é importante para as pessoas;
12
12 3. Os paradigmas podem tornar-se doenças terminais que bitolam as pessoas; 4. Os novos paradigmas são geralmente criados por pessoas estranhas; 5. A adesão a novos paradigmas exige visão, coragem e fé; 6. Temos o poder de mudar nossos paradigmas e de aprender novos paradigmas. 3.2. Que é mudança ? - É a passagem de um estado para outro; - É a transição de uma situação para outra situação diferente; - Representa transfomação, perturbação, interrupção, fratura;
13
13 A mudança está em toda parte: nas organizações, nas cidades, nos hábitos das pessoas, nos produtos e nos serviços, no tempo e no clima, no dia-a-dia.
14
14 Principais fatores externos de mudança Econômicos Legais Agências Reguladoras Sociais Culturais Fornecedores Empresa Clientes Tecnológicos Políticos Demográficos Ecológicos
15
15 Principais fatores internos de mudança Pressão sobre a alta administração Fase 1 Ativação para agir Intervenção na cúpula Fase 2 Reorientação para os problemas internos Diagnóstico das áreas de problemas Fase 3 Reconhecimento de problemas específicos Invenção de novas soluções Fase 4 Comprome- timento com novos cursos de ação P1
16
16 P1 Experimentação de novas soluções Fase 5 Procura de resultados Reforço de resultados positivos Fase 6 Aceitação de novas práticas
17
17 Quatro diferentes tipos de mudança Físicas Novas instalações e arranjo físico Novas máquinas e equipamentos Novos processos e métodos de trabalho Novos produtos ou novos serviços Lógicas Novos objetivos organizacionais Novas estratégias organizacionais Novas missões e novas soluções
18
18 Estruturais Novos órgãos ou novos cargos Diferentes estruturas organizacionais Redução de níveis hierárquicos Novas redes de comunicações Comportamentais Novos paradigmas e atitudes das pessoas Novos conhecimentos e habilidades Novas tarefas e atividades Novas relações interpessoais e sociais
19
19 AGENTEDEMUDANÇAAGENTEDEMUDANÇA Mudanças no ambiente Mudanças na estrutura Mudanças na tecnologia Mudanças nas pessoas Novos objetivos, estratégias, planos e ações, produtos e serviços Redesenho estrutural Descentralização novo fluxo de trabalho Redesenho do fluxo de trabalho Novos equipamentos Novos conhecimentos Habilidades, atitudes, Expectativas, percepções Tipos de mudanças organizacionais nas empresas.
20
20 A MUDANÇA É NOVA ? - ELA EXISTE DESDE QUE O MUNDO EXISTE; - É TÃO VELHA QUANTO O PRÓPRIO UNIVERSO; - VEM CRESCENDO LENTAMENTE E ACELERANDO A CADA VARIÁVEL NOVA QUE FOI SENDO ACRESCENTADA A NOSSO MUNDO; “CHEGA-SE À CONCLUSÃO DE QUE UMA ACELERAÇÃO DO RITMO DE MUDANÇA RESULTARÁ EM MAIOR NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DAS EMPRESAS”.
21
21 QUATRO ONDAS DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS (ALVIN TOFFLER) 1a. - ETAPA DA AGRICULTURA ESTA FOI A ONDA MAIS LONGA DE TODAS. DUROU DO INÍCIO DA HUMANIDADE ATÉ A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1776). É A ETAPA DA AGRICULTURA NA QUAL PREDOMINOU A ATIVIDADE TIPICAMENTE AGRÍCOLA E PASTORIL. A PRINCIPAL FONTE DE RIQUEZA FOI A TERRA.
22
22 2a. - ETAPA DO ARTESANATO ACONTECEU A PARTIR DA RÁPIDA SUCESSÃO DE EVENTOS E TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREU A PARTIR DE 1776 COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E PERDUROU ATÉ 1860. NESTA ETAPA, A PRINCIPAL FONTE DE RIQUEZA É O TRABALHO. A PEQUENA OFICINA DE TRABALHO É O CENTRO DE OPERAÇÕES DESTA ETAPA. NESTA ETAPA OCORRERAM ALGUNS AVANÇOS TAIS COMO: A.GRADATIVA MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA, COM O APARECIMENTO DA MÁQUINA DE FIAR, TEAR HIDRÁULICO; B. APLICAÇÃO DA FORÇA MOTRIZ NA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO VAPOR NAS MÁQUINAS; C. DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA FABRIL BASEADO NA DIVISÃO DO TRABALHO. O ARTESÃO E SUA PEQUENA OFICINA PATRONAL COMEÇAM A CEDER ESPAÇO PARA O OPERÁRIO E AS USINAS E FÁBRICAS; D. AUMENTO DOS TRANSPORTES E DAS COMUNICAÇÕES. SURGIMENTO DA LOCOMOTIVA A VAPOR E A NAVEGAÇÃO A VAPOR. TELÉGRAFO ELÉTRICO, O SELO E O TELEFONE.
23
23 3a. - ETAPA DA INDUSTRIALIZAÇÃO TEVE INÍCIO COM A SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, A PARTIR DE 1860. É A ETAPA DA INDUSTRIALIZAÇÃO, NA QUAL O CAPITAL CONSTITUI A PRINCIPAL FONTE DE RIQUEZA. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTA ETAPA: A.DESENVOLVIMENTO DA MAQUINARIA AUTOMATIZADA E ALTO GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO NO TRABALHO; B. CRESCENTE DOMÍNIO DA INDÚSTRIA PELA CIÊNCIA; C. TRANSFORMAÇÕES RADICAIS NOS TRANSPORTES E NAS COMUNICAÇÕES, COM O PARECIMENTO DO AVIÃO, DO RÁDIO, DA TELEVISÃO; D. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA; E. EXPANSÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PAÍSES MAIS AVANÇADOS PARA OS MENOS AVANÇADOS.
24
24 4a. – ETAPA DA INFORMAÇÃO TEM INÍCIO A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XX; É A ERA DA INFORMAÇÃO; A IDADE DA TECNOLOGIA AVANÇA SOBRE ELA E SE IMPÕE OUTRA, NOVA E MAIS AVANÇADA: A IDADE DA INFORMAÇÃO; A NOVA RIQUEZA PASSA A SER O CONHECIMENTO, A FERRAMENTA ADMINISTRATIVA MAIS IMPORTANTE; NA IDADE DA INFORMAÇÃO INSTANTÂNEA, TUDO MUDA RÁPIDA E INCESSANTEMENTE. O GERENCIAMENTO EM UMA ECONOMIA GLOBALIZADA TORNA-SE UM ARTIGO DE PRIMEIRA NECESSIDADE.
25
25 DESAFIOS DA ATUALIDADE E DO FUTURO PROBLEMA Mudança proativa Mudança reativa Antecipa-se à existência do problema e procura evitá-lo ou neutralizá-lo Ocorre apenas depois que se verificou a existência do problema e de seus efeitos.
26
26 4. DINÂMICA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO E INOVAÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO TECNOLOGIA TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA COMPETITIVA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA EM PAÍSES DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA APRENDER AO MUDAR APRENDER PELA ANÁLISE APRENDER AO TREINAR APRENDER POR CONTRATAÇÃO APRENDER POR BUSCA
27
27 AS MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DAS PESSOAS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO DESENVOLVIMENTO DO EMPREGADO, COMO RECURSO FUNDAMENTAL PARA CONSECUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS; A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPES; A GESTÃO DA CULTURA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.