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Navegação interior e portos marítimos

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Apresentação em tema: "Navegação interior e portos marítimos"— Transcrição da apresentação:

1 Navegação interior e portos marítimos

2 Revisão

3 Aspectos ambientais de navegação interior e das obras específicas
O Brasil possui enorme potencial de produção de grãos no interior de seu continente (Região Centro-Oeste), e a hidrovia em sincronismo com os outros modais, conectam as áreas produtoras com a frota oceânica

4 Sob o aspecto econômico/ambiental
Menor consumo de combustíveis Maior tempo de vida útil dos veículos Menor custo de implantação

5 Sob o aspecto ambiental
Menor poluição do ar Menor nível de ruído Menor contaminação do sítio ocupado Menores índices de acidentes fatais

6 Elementos de um projeto hidroviário
Um projeto hidroviário é composto basicamente por quatro principais elementos físicos: as vias, as embarcações, as cargas e os terminais.

7 As vias Com o advento de novas tecnologias de
construção, de informatização, de execução de projetos é objetivo aplicá-las em: Canalização, Obras de Regularização do leito dos rios, Obras para Estabilidade e Proteção de Margens, Dragagens e Derrocamentos de pontos específicos

8 As embarcações Para as embarcações, é objetivo que se
apliquem as seguintes tecnologias: Utilização de Radares; Ecobatímetro; DGPS (Sistema de Posicionamento Global Diferencial) Casco duplo para o transporte de cargas perigosas.

9 As cargas Os tipos de cargas a serem analisados
São os granéis sólidos (grãos) e os Granéis líquidos (óleos vegetais, combustíveis, cargas químicas). Do ponto de vista ambiental, o que mais impacta negativamente o meio, sem dúvida, são as cargas perigosas, com as quais deve-se tomar muito cuidado com o transporte, armazenamento e manuseio deste tipo de carga.

10 Os terminais Os impactos ambientais relacionados aos
terminais referem-se a dois instantes: Um quanto a implantação, o outro quanto a operação.

11 Quanto à implantação Os impactos são aqueles relacionados ao
(pequeno) desmatamento, em alguns casos, da Mata ciliar(vegetação das margens), derrocamentos(retirada de pedras) de margens, Dragagens iniciais.

12 Quanto à operação Os impactos são aqueles relacionados ao
Abastecimento das embarcações, à lavagem dos tanques, à lavagem das barcaças, ao descarregamento da água de lastro, à ocorrência de vazamento de cargas perigosas no manuseio e no transbordo, à coleta das águas residuárias e do lixo das embarcações, entre outros aspectos ambientais que podem causar impactos negativos ao meio ambiente.

13 Navegabilidade e impactos ambientais
De modo geral a melhoria da navegabilidade dos rios ou vias navegáveis dá-se por meio de: Limpeza de vegetação; Sinalização dos canais de navegação para navegação noturna Definição de pontos de fundeio com colocação de bóias de amarração melhoramento do leito do rio com dragagens de manutenção, derrocamentos em passos específicos que representam riscos à navegação.

14 Oceanografia A oceanografia (também chamada ciências do mar ou oceanologia) é a ciência que estuda os oceanos, procurando compreender, descrever e prever os processos que ocorrem neste ambiente.

15 O começo da oceanografia como uma ciência propriamente dita se dá em 1872, quando C. W. Thomson e John Murray (oceanógrafo) fizeram a expedição Challenger ( ). Foi nesta época que várias nações concluíram que se devia investir no estudo dos oceanos (vendo o oceano como rota comercial).

16 Qual é a sua função A oceanografia tem caráter multidisciplinar e estuda os oceanos sob quatro aspectos principais: físico, químico, biológico e geológico.

17 Quem faz isso O profissional formado em oceanografia chama-se oceanógrafo, e está habilitado a trabalhar na pesquisa científica dos oceanos e na gestão de recursos marinhos e ambientais.

18 Onde são feitos os estudos
Nos Estados Unidos Scripps Institution of Oceanography Woods Hole Oceanographic Institution Na Grã-Bretanha Uma grande e nova instituição de pesquisa é a Southamptom Oceanography Centre No Brasil Instituto Oceanográfico, da Universidade de São Paulo

19 Oceanografia física Os processos físicos nos oceanos e suas relações:
Atmosfera e a litosfera massas de água correntes marinhas, marés e ondas ressurgência ou afloramento

20 Oceanografia química Estuda a química dos oceanos como um todo:
composição química concentração de compostos na água e a geoquímica dos oceanos. o entendimento da poluição dos oceanos

21 Oceanografia biológica
A ecologia dos oceanos, buscando compreender os mecanismos biológicos que funcionam nos oceanos

22 Oceanografia geológica
A geologia são os processos geológicos que se dão no oceano Formação geológicas Exploração do petróleo e de recursos minerais marinhos.

23 Qual é a importância da oceanografia dentro da logística
Ela permite saber onde será mais adequado construir um porto e ajuda a reduzir os impactos ambientais como também na redução de custos logísticos Fornece informações que ajudam a compreender, descrever e prever processos que ocorrem no ambiente marítimo, facilitando a navegação

24 Meteorologia A meteorologia ou ciência atmosférica investiga os fenômenos da atmosfera terrestre e de outros planetas, com foco nos processos físicos que envolvem múltiplas escalas e na previsão do tempo.

25 Qual é a contribuição que ela pode trazer para a logística
Auxilia no planejamento de roteirização quando há pontos críticos, como inundações, desabamentos, quedas de barreiras... Ajuda prevenir erros nos processos logísticos eliminando riscos de perdas, como também ajuda reduzir impactos ambientais A meteorologia nos fornece o maior recurso que é a informação, sendo possível determinar os locais das instalações de CDs....

26 Propriedades físico-químico da água do mar
A importância dos reservatórios naturais de água Formação dos depósitos hidrotermais Interferência do ser humano nos ciclos biogeoquímicos e o resultado disso

27 Correntes marítimas São consideradas como rios de águas salgadas que se distinguem em correntes verdadeiras e as derivas São localizadas em pleno oceano ou próximas as faixas litorâneas que são quentes ou frias As forças que formam as correntes são internas ligadas a profundidade e a temperatura

28 Ondas oceânicas de superfície
As ondas oceânicas de superfície são ondas que ocorrem na superfície dos oceanos. São provocadas pelo vento que cria forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos. O tamanho da onda depende da força dos ventos, do tempo e do espaço que o vento sopra em uma mesma direção

29 Ondas oceânicas de superfície
As ondas podem atrapalhar as operações logísticas durante a atracação e descarregamento dos navios Podem interromper a construção de obras e gerar atrasos nas entregas de produtos As ondas podem ainda inundar as embarcações, portos e piers inviabilizando a execução de uma operação por um determinado período de tempo.

30 Ondas oceânicas de superfície
As mercadorias devem estar abrigadas e protegidas, os passageiros devem estar seguros na embarcação O comandante deve avisar a guarda costeira sobre formação das ondas, informar os clientes sobre os atrasos e utilizar rotas alternativas para a entrega Realizar as operações com uma margem maior de tempo de entrega e buscar informação sobre a dimensão do problema

31 Nível de Serviço “O nível de serviço oferecido ao cliente é o negócio do negócio” Anônimo

32 O que é nível de serviço logístico?
É a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa É o desempenho oferecido aos seus clientes no atendimento dos pedidos É o fator chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos seus clientes para assegurar a sua fidelidade

33 Nível de Serviço O nível de serviço é uma das razões do esforço logístico Controlar o nível de serviço é vital e o custo logístico cresce à medida que maior nível de serviço é estabelecido Quando uma estratégia é desenvolvida, ela deve ser administrada Administrar o nível de serviço e identificar os elementos-chaves

34 Perguntas 1 Sob o aspecto econômico/ambiental quais são as vantagens do transporte hidroviário com relação a outros modais? 2 Quais são os elementos físicos de um projeto hidroviário? 3 Sobre a construção de uma hidrovia, quais são os aspectos mais relevantes? 4 Quais são os impactos ambientais relacionados a construção e operação dos terminais?

35 Perguntas 5 Sobre as cargas, do ponto de vista ambiental, qual é a que mais impacta negativamente o meio ambiente? 6 A oceanografia tem caráter multidisciplinar e estuda os oceanos sob quatro aspectos principais, Quais são eles? 7 Qual é a importância da oceanografia dentro da logística? 8 Qual é a contribuição que a meteorologia pode trazer para a logística? 9 Qual é a interferência que o ser humano pode causar nos ciclos biogeoquímicos e o resultado disso?

36 Perguntas O que são correntes marítimas e onde são localizadas?
11 Como são formadas as ondas oceânicas de superfície? Como as ondas podem atrapalhar uma operação logística? O que é nível de serviço logístico? 14 Como o nível de serviço pode afetar os custos logísticos


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