A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Roberto Medina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Roberto Medina"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Roberto Medina medina@anhanguera.com
DIDÁTICA Prof. José Roberto Medina

2 TENDÊNCIAS EM DIDÁTICA: EDUCAÇÃO PELA PESQUISA

3 TEORIAS DE APRENDIZAGEM
Diferentes Teorias de Aprendizagem na Educação Educação Física Escolar Diferentes Abordagens Pedagógicas para serem aplicadas nas aulas

4 TEORIAS DE APRENDIZAGEM
Existem várias teorias e, com isso, várias abordagens pedagógicas que norteiam a Educação Física Brasileira. Estudaremos essas abordagens a partir de: Seus principais autores Principais obras Pressupostos teóricos Temáticas Contextos metodológicos e ideológicos

5 ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
As abordagens pedagógicas são classificadas através de suas características: PREDITIVAS – Concebem uma nova concepção de Educação Física, definem princípios norteadores de uma nova proposta. NÃO-PREDITIVAS – Abordam a Educação Física, sem estabelecer parâmetros, princípios norteadores e metodologias para seu ensino.

6 ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Todas as concepções trouxeram alguma contribuição para o processo de transformação pela qual a Educação Física Brasileira tem passado. No entanto, fica claro que Isoladas essas abordagens são LIMITADAS. Na Educação Física essas abordagens são como movimentos engajados na renovação teórico-prático com objetivo de estruturação.

7 ABORDAGENS DA E.F. Existe uma disputa pelo pensamento pedagógico e científico da Educação Física, gerando uma diversidade de abordagens norteadoras. Estudaremos as com maior expressão no Brasil: Abordagem das Concepções de Aulas Abertas Abordagem da Atividade Física para Promoção de Saúde Abordagem Construtivista-Interacionista

8 ABORDAGENS DA E.F. Abordagem Crítico-Emancipatória
Abordagem Crítico-Superadora Abordagem Desenvolvimentista Abordagem da Educação Física Plural Abordagem Humanista Abordagem Psicomotricista Abordagem Sistêmica Abordagem Tecnicista

9 CONCEPÇÕES DE AULAS ABERTAS
Abordagem das Concepções de Aulas Abertas PREDITIVA. Principais Autores: Hildebrandt e Laging. Obras e Publicações: Concepções abertas de ensino.

10 CONCEPÇÕES DE AULAS ABERTAS
Área Base: Sociologia. Finalidades e Objetivos: Construção coletiva. Temática principal: História de vida na construção do movimento.

11 CONCEPÇÕES DE AULAS ABERTAS
Conteúdos: Conhecimento sobre as diversas possibilidades de movimento, contextualizando o sentido dos mesmos. Estratégia metodológica: Temas geradores e co-decisão. Avaliação: Não punitiva, auto-avaliação.

12 A.F. PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE
Abordagem da Atividade Física para Promoção de Saúde (Aptidão Física) PREDITIVA Principais Autores: Markus V. Nahas; Dartagnam P. Guedes. Obras e Publicações: Fundamentos da aptidão física relacionada a saúde.

13 A.F. PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE
Área Base: Fisiologia. Finalidades e Objetivos: Promoção da prática e manutenção da aptidão física. Temática principal: Estilo de vida.

14 A.F. PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE
Conteúdos: Programas de atividades físicas escolares e comunitários. Estratégia metodológica: Motivação e incentivo para adesão de um estilo de vida ativo. Avaliação: Não punitiva, auto-avaliação.

15 Construtivista - Interacionista
Abordagem Construtivista-Interacionista PREDITIVA Principais Autores: João Batista Freire. Obras e Publicações: Educação físicas de corpo inteiro.

16 Construtivista - Interacionista
Área Base: Psicologia. Finalidades e Objetivos: Construção do conhecimento. Temática principal: Cultura popular lúdica.

17 Construtivista - Interacionista
Conteúdos: Brincadeiras populares, jogos simbólicos e de regras. Estratégia metodológica: Resgatar o conhecimentos do aluno. Avaliação: Não punitiva, auto-avaliação.

18 Crítico – Emancipatória
Abordagem Crítico-Emancipatória NÃO PREDITIVA Principais Autores: Eleonor Kunz. Obras e Publicações: Transformação didático-pedagógica do esporte.

19 Crítico – Emancipatória
Área Base: Sociologia e filosofia. Finalidades e Objetivos: Emancipação crítico pedagógica. Temática principal: Cultura do movimento.

20 Crítico – Emancipatória
Conteúdos: Conhecimento sobre os esportes através do sentido de movimentar-se. Estratégia metodológica: Contextualização do sentido do fazer o esporte. Avaliação: Não punitiva, auto-avaliação.

21 Crítico – Superadora Abordagem Crítico-Superadora PREDITIVA
Principais Autores: Coletivo de autores. Obras e Publicações: Metodologia do ensino da educação física.

22 Crítico – Superadora Área Base: Sociologia política.
Finalidades e Objetivos: Transformação social. Temática principal: Cultura corporal.

23 Crítico – Superadora Conteúdos:
Conhecimento sobre o jogo, esporte, dança, ginástica. Estratégia metodológica: Reflexão e articulação com o projeto político-pedagógico. Avaliação: Avaliação baseada no fazer coletivo.

24 Desenvolvimentista Abordagem Desenvolvimentista PREDITIVA
Principais Autores: Go Tani. Obras e Publicações: Educação física: uma abordagem desenvolvimentista.

25 Desenvolvimentista Área Base: Pscicologia. Finalidades e Objetivos:
Adaptação. Temática principal: Aprendizagem motora.

26 Desenvolvimentista Conteúdos:
Habilidades básicas, jogos, esportes, dança. Estratégia metodológica: Aprendizagem do movimentos, sobre o movimentos e através do movimento. Avaliação: Privilegia a habilidade, observação sistematizada.

27 EDUCAÇÃO FÍSICA PLURAL
Abordagem da Educação Física Plural PREDITIVA Principais Autores: Jociamar Daolio. Obras e Publicações: Educação física escolar: uma abordagem cultural.

28 EDUCAÇÃO FÍSICA PLURAL
Área Base: Antropologia. Finalidades e Objetivos: Historicidade da cultura corporal. Temática principal: Diversidade, pluralidade.

29 EDUCAÇÃO FÍSICA PLURAL
Conteúdos: Historia cultural das firmas de ginástica, as lutas, as danças, os jogos, os esportes. Estratégia metodológica: Valorização das diversas formas de expressão da cultura do movimento. Avaliação: Considera as diferenças individuais como essencial.

30 Humanista Abordagem Humanista NÃO PREDITIVA Principais Autores:
Vitor Marinho Oliveira. Obras e Publicações: Educação física humanista.

31 Humanista Área Base: Sociologia e filosofia. Finalidades e Objetivos:
Promoção do crescimento pessoal dos alunos. Temática principal: Aprendizagem significativa e potencial criativo.

32 Humanista Conteúdos: O jogo, o esporte, a dança, a ginástica.
Estratégia metodológica: Não diretivas, aprendizagem integral para a vida. Avaliação: Não punitiva, auto-avaliação.

33 Pscicomotricista Abordagem Pscicomotricista NÃO PREDITIVA
Principais Autores: Airton Negrine e Mauro Guiselini. Obras e Publicações: Aprendizagem e desenvolvimento infantil: perspectivas pedagógicas.

34 Pscicomotricista Área Base: Pscicopedagogia. Finalidades e Objetivos:
Aprendizagem através do movimento. Temática principal: Aprendizagem e desenvolvimento motor.

35 Pscicomotricista Conteúdos: Vivências de tarefas motoras.
Estratégia metodológica: Estimulação das capacidades perceptivo-motoras. Avaliação: Observação sistematizada.

36 SISTÊMICA Abordagem Sistêmica NÃO PREDITIVA Principais Autores:
Mauro Betti. Obras e Publicações: Educação física e sociedade.

37 SISTÊMICA Área Base: Sociologia e filosofia. Finalidades e Objetivos:
Transformação social. Temática principal: Cultura corporal.

38 SISTÊMICA Conteúdos: Vivência corporal: do jogo, do esporte, da dança, da ginástica. Estratégia metodológica: Tematização. Avaliação: Observação sistematizada.

39 Tecnicista Abordagem Tecnicista NÃO PREDITIVA Principais Autores:
Moacir B. Daiuto; José Roberto Borsari. Obras e Publicações: Qualidades físicas da E.F. e nos desportos; Educação física da pré-escola à universidade.

40 Tecnicista Área Base: Pragmatismo norte-americano.
Finalidades e Objetivos: Eficiência técnica. Temática principal: Esportivização.

41 Tecnicista Conteúdos: Atividade física e iniciação esportiva.
Estratégia metodológica: Diretiva baseada na prática sistemática. Avaliação: Mensuração da performance alcançada.

42 CONCLUSÕES Com tantas abordagens e diferentes enfoques...
Questiona-se a atitude dos PCN’s que se fundamentam totalmente em uma única abordagem. A incorporação aleatória de alguns termos serviu apensa para diluir, na aparência, a opção por uma única abordagem teórica. Ou seja, analisando todas as propostas, fica evidente que não devemos optar por uma única abordagem dentro da educação física escolar.

43 CONCLUSÕES Todas essas concepções trouxeram grandes contribuições para o processo de transformação que passou e passa a Educação Física Brasileira. Isoladas... São concepções limitadas, pois uma abordagem vem dos elementos teóricos vinculados ao contexto sócio educacional em que está inserida.

44 Professor José Roberto Medina
DIDÁTICA Professor José Roberto Medina


Carregar ppt "Prof. José Roberto Medina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google