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ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
UNIDADE 1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

3 Organizações e Pessoas:
Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. Uma relação de simbiose sinergística.

4 As pessoas entram e trabalham para as organizações em função de certas expectativas e resultados esperados; As organizações desenvolvem processos de gestão e de recompensas capazes de provocar impacto direto na sua capacidade de atrair, reter, motivar e desenvolver as pessoas; Os resultados obtidos pela organização com o trabalho das pessoas possibilitam um retorno maior às contribuições efetuadas pelos agentes internos e externos, mantendo a continuidade do negócio.

5 A Teoria dos Sistemas e a ARH

6 Os Sistemas No sistema, temos: um conjunto de elementos (que são as partes do sistema) dinamicamente relacionados em uma rede de comunicações (interação dos elementos), formando uma atividade (processamento do sistema) para atingir um objetivo ou propósito (finalidade do sistema), operando sobre dados/energia/matéria (entradas de recursos para o sistema) para fornecer informação/energia/matéria (saídas do sistema).

7 Tipos de Sistemas Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos: 1. Sistemas fechados: sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Não recebem influência do ambiente e também não influenciam o ambiente. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e equipamentos;

8 Tipos de Sistemas 2. Sistemas abertos: São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas. Os sistemas trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Mantêm um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, através de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização.

9 Sistemas Abertos e Organizações
A categoria mais importante dos sistemas abertos são os sistemas vivos. Existem certas analogias entre a empresa e os organismos vivos. A empresa cresce em tamanho pelo acréscimo de partes, ingere coisas e as processa em produtos ou serviços. Nesse processo, há entradas e saídas e um processo intermediário necessário à vida. A empresa reage ao seu ambiente (ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver) e muda seus mercados, produtos, processos, técnicas e estrutura organizacional, podendo até reproduzir-se em empresas subsidiárias.

10 Sistemas Abertos e Organizações
O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, pessoas, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. Influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele. Além disso, é um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes.

11 Complexidade e Competitividade das Organizações:
O crescimento das organizações acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações e provoca o aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de se intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio.

12 As Pessoas e A Era da Informação:
As pessoas passam hoje a significar o diferencial competitivo em muitas empresas, o que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo.

13 Para mobilizar e utilizar plenamente as potencialidades das pessoas em suas atividades, as organizações estruturam-se em departamentos e processos gerenciais. A Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas surge como a função administrativa relacionada com o gerenciamento do contingente humano nas organizações.

14 Pressupostos da ARH

15 1. As pessoas como seres humanos: Seres dotados de personalidade própria, diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais.

16 2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais:
Seres que funcionam como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios.

17 3. As pessoas como parceiros da organização:
Seres capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização — como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, correm riscos, etc. — na expectativa de colher retornos desses investimentos — como salários, incentivos financeiros, benefícios, crescimento profissional, carreira etc.

18 Conceitos de ARH

19 ARH é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

20 ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.

21 ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. ARH é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

22 Objetivos da ARH

23 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão:
A função de RH é um componente fundamental da organização de hoje. Não se pode imaginar a função de RH sem se conhecer os negócios de uma organização. Cada negócio tem diferentes implicações na ARH. O principal objetivo é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão.

24 2. Proporcionar competitividade à organização:
Isto significa saber empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho. A função da ARH é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.

25 3. Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados:
Dar reconhecimento às pessoas e não apenas dar dinheiro é o que constitui o elemento básico da motivação humana. Para melhorar o seu desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Devem se tornar claros os objetivos e o modo como eles são medidos.

26 4. Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho:
Para que sejam produtivos os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados eqüitativamente. Empregados insatisfeitos tendem a se desligar da empresa, se ausentar freqüentemente e produzir pior qualidade do que empregados satisfeitos. Satisfação no trabalho é um forte determinante do sucesso organizacional.

27 5. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho:
Um programa de QVT procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais do empregado e tornar a organização um local desejável e atraente. A confiança do empregado na organização também é fundamental para a retenção e fixação do pessoal.

28 6. Administrar a mudança:
Os profissionais de ARH devem saber lidar com as mudanças, se querem realmente contribuir para sua organização. São mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, programas, procedimentos e soluções para garantir a sobrevivência das organizações.

29 7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável:
Toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades da ARH. Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social.

30 Políticas e Práticas da ARH

31 1. Análise e descrição de cargos.
2. Desenho de cargos. 3. Recrutamento e seleção de pessoal. 4. Admissão de candidatos selecionados. 5. Orientação e integração de novos funcionários. 6. Administração de cargos e salários. 7. Incentivos salariais e benefícios sociais. 8. Avaliação do desempenho dos funcionários. 9. Comunicação aos funcionários. 10. Treinamento e desenvolvimento de pessoal. 11. Desenvolvimento organizacional. 12. Higiene, segurança e QVT. 13. Relações com empregados e relações sindicais.

32 Processos da ARH

33 1. Processos de Agregar Pessoas:
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

34 2. Processos de Aplicar Pessoas:
São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

35 3. Processos de Recompensar Pessoas:
São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

36 4. Processos de Desenvolver Pessoas:
São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

37 5. Processos de Manter Pessoas:
São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho e manutenção de relações sindicais.

38 6. Processos de Monitorar Pessoas:
São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

39 Processos da ARH ARH Agregar Pessoas Aplicar Pessoas Recomp. Pessoas
Desenvol. Pessoas Manter Pessoas Monitorar Pessoas Recrutamento Seleção Desenho de Cargos Avaliação de Desempenho Remuneração Benefícios Treinamento Mudanças Comunicações Disciplina QVT Segurança Rel. com sindicatos Banco de Dados Sistema de Informações Gerenciais

40 FIM


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