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Universidade Veiga de Almeida MBA Gestão de Recursos Humanos EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

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1 Universidade Veiga de Almeida MBA Gestão de Recursos Humanos EDUCAÇÃO CORPORATIVA

2 ROTEIRO 1. Educação Corporativa : conceito 2. Histórico 3. Sustentação 4. Estado da Arte: direcionadores e produtos integração em RH importância estratégica: gestão do conhecimento 5. Gerenciamento por Competências Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos

3 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: CONCEITO Educação Corporativa é a ação intencional de capacitação da força de trabalho, para suprir demandas da organização relacionadas: à evolução ou novos requisitos do processo produtivo à expansão dos “negócios” novas exigências de performance impostas pelo mercado lacunas ou “gap” de desempenho profissional e suprimento e reforçamento de entendimentos que sugerem o “espírito de corpo” e a integridade da Organização. Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 1

4 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: CONCEITO VALORES INTRÍNSECOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA UNIDADE CULTURAL CLIMA ORGANIZACIONAL GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 1

5 ROTEIRO 1. Educação Corporativa : conceito 2. Histórico 3. Sustentação 4. Estado da Arte: direcionadores e produtos integração em RH importância estratégica: gestão do conhecimento 5. Gerenciamento por Competências Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos

6 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: EVOLUÇÃO Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos INDUSTRIALIZAÇÃO CAPITALISMO CONCORRENCIAL SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ADESTRAMENTO TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO EDUCAÇÃO TEMPOS & MOVIMENTOS DEPARTAMENTO DE PESSOAL UNIVERSIDADE CORPORATIVA 2

7 ROTEIRO 1. Educação Corporativa : conceito 2. Histórico 3. Sustentação 4. Estado da Arte: direcionadores e produtos integração em RH importância estratégica: gestão do conhecimento 5. Gerenciamento por Competências Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos

8 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: INTEGRAÇÃO SISTÊMICA Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 3 EDUCAÇÃO CORPORATIVA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL CARREIRA & SUCESSÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS & MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

9 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: SUSTENTAÇÃO Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TEORIA DE APRENDIZAGEM PEDAGOGIA intencionalidade “ambientação” formulação público X conteúdo X meio 3

10 EDUCAÇÃO CORPORATIVA : UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS FILOSOFIA pensar / criar / reconstruir o mundo / alterar pontos de vista / inventar o futuro ser ético e comprometido livre e autodeterminado TEORIA DE APRENDIZAGEM do “behaviorismo” ao construtivismo descentração de pontos de vista aprender a aprender Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: web, comunidades de práticas, tutorias (mentoring, counseling), sala de aula, prática do trabalho... 3

11 ROTEIRO 1. Educação Corporativa : conceito 2. Histórico 3. Sustentação 4. Estado da Arte: direcionadores e produtos integração em RH importância estratégica: gestão do conhecimento 5. Gerenciamento por Competências Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos

12 ESTADO DA ARTE: DIRECIONADORES E PRODUTOS INTEGRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 4 recrutamento & seleção: trainee e estágio carreira & sucessão remuneração total gestão de desempenho desligamento PROVIMENTOMANUTENÇÃOREALOCAÇÃO EDUCAÇÃO CORPORATIVA

13 ESTADO DA ARTE: DIRECIONADORES E PRODUTOS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 4 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA:GESTÃO DO CONHECIMENTO A organização concorrência re-organização novas “entregas” As pessoas resultados pro-atividade destaque pelo mérito Da gestão pela qualidade para a gestão do conhecimento. Diferenciação pelo maior valor de uso Da atitude receptiva para a valorização incondicional do autodesenvolvimento e da colaboração. Empresa “arranjada” para a educação continuada.

14 ROTEIRO 1. Educação Corporativa : conceito 2. Histórico 3. Sustentação 4. Estado da Arte: direcionadores e produtos integração em RH importância estratégica: gestão do conhecimento 5. Gerenciamento por Competências Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos

15 GERENCIAMENTO POR COMPETÊNCIAS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 5 DOMÍNIO ESTRATÉGICO

16 GERENCIAMENTO POR COMPETÊNCIAS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos ALGUMAS RAZÕES COMPETITIVIDADE: qualidade, reatividade, inovação e complexidade. “ECONOMIA” DO SABER: capitalização de saberes e experiências das pessoas como diferencial competitivo COMPETÊNCIA COLETIVA: performance da empresa como síntese de múltiplas competências individuais NOVAS “FRONTEIRAS” E MODOS DE ORGANIZAÇÃO: inserção no mercado de trabalho e horizontalização das estruturas 5

17 GERENCIAMENTO POR COMPETÊNCIAS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 5 DOMÍNIO ESTRATÉGICO Não é mais possível organizar- se para o futuro. Inventar o futuro das organizações e projetar nossas competências: essa é a única possibilidade para continuar a crescer, como pessoas, como organização. Hamel & Prahalad

18 GERENCIAMENTO POR COMPETÊNCIAS Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos CONCEITOS FUNDAMENTAIS COMPETÊNCIAS Comportamento manifesto (observável) fruto dos “recursos” pessoais, tais como: experiências, visão de mundo, valores, conhecimentos, saberes... CARREIRA... uma sucessão de acontecimentos inesperados de parte a parte, tanto pela empresa como para a pessoa.Portanto deve-se pensar a carreira, como uma estrada sempre em construção pela pessoa e pela empresa. Joel Dutra, 2002 5

19 REFLEXÕES RELACIONADAS AO SUJEITO “APRENDIZ” Estímulo ao autodesenvolvimento e auto gestão da carreira RELACIONADAS À MODELAGEM DA FUNÇÃO Posicionamento estratégico Absoluto relacionamento com a função comunicação ou endomarketing RELACIONADAS À EQUIPE Valorização do CLO “Chief of Learning Organization” (ASTD - 2004) Veiga de Almeida - MBA Gestão de Recursos Humanos 6

20 Diasfabia@uol.com.br Celular: 9949-4309


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