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Controle de Qualidade Total

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Apresentação em tema: "Controle de Qualidade Total"— Transcrição da apresentação:

1 Controle de Qualidade Total
Emanuel Santos 23/11/2006 Baseado nos capítulos 5 e 6 de Falconi

2 Tópicos Prática do Controle da Qualidade
Gerenciamento pelas Diretrizes Conclusão

3 Prática do Controle de Qualidade

4 Controle da Qualidade Cerne do TQC e obrigação de todos
Garantir a qualidade do produto para o cliente externo ou interno PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Objetivos Planejar a qualidade desejada pelos clientes Manter a qualidade desejada Melhorar a qualidade desejada

5 Gerenciamento da Rotina de Trabalho Diário
pelas Diretrizes Gerenciamento Funcional Gerenciamento Interfuncional PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Estabelecimento de padrões Manutenção de padrões Melhoria de padrões Estabelecimento das Diretrizes Desdobramento das diretrizes Controle das diretrizes

6 Gerenciamento da Rotina de Trabalho Diário
Ênfase Gerencia Inter-funcional Presidente Conselho Diretor Chefe Dept Liderança da Empresa olhar p/ fora e p/ futuro tempo dedicado à busca da sobrevivência Unidade Gerencial Básica “microempresa” com autonomia chefe de seção treinado para gerencia, funciona como o “presidente” Diretrizes PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Ênfase Gerencia da Rotina do Trabalho Chefe Seção Superv STAFF Chefe Seção Superv STAFF

7 Gerenciamento da Rotina de Trabalho Diário
Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia “Conjunto de atividades com o intuito de alcançar os objetivos atribuídos a cada processo” A rotina deve ser gerenciada por todas as pessoas da empresa Alta gerência se preocupa apenas com a sobrevivência da empresa PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE

8 Gerenciamento da Rotina de Trabalho Diário
Atividades Definição da Função de cada setor e pessoa Definir o Macrofluxograma Determinar itens de controle, metas e verificações PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Montar fluxograma de cada área de trabalho Definir métodos Definir os problemas e causas Educar e treinar os funcionários

9 Definição dos Itens de Controle da Rotina
Os itens de controle visam medir a qualidade total dos resultados do processo de cada um, permitindo que este processo seja gerenciado Só é possível exercer controle sobre os “itens de controle” PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE

10 Definição dos Itens de Controle da Rotina
Método para a determinação de itens de controle de rotina Reunir o staff Determinar produtos e serviços Determinar os clientes de cada produto PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Identificar Itens de controle de qualidade Identificar Itens de controle de custo Identificar Itens de controle de entrega Identificar Itens de controle de moral Identificar Itens de controle de segurança Montar tabela de itens de controle

11 Definição dos Itens de Controle da Rotina
Estabelecer metas a serem alcançadas Origem das Metas: Necessidades do cliente Planejamento estratégico geral Visão estratégica do próprio gerente As metas da alta administração têm prioridade sobre as metas do gerente e são obrigatórias PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE

12 Definição dos Itens de Controle da Rotina
Fatores levados em consideração pelo gerente Descrição da função Situação e tendência dos concorrentes PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Metas do próprio gerente Problemas residuais do ano anterior Sua própria visão estratégica para sua área de trabalho

13 Definição dos Itens de Controle da Rotina
Papel do gerente na sobrevivência da empresa Benchmark Visão estratégica para área de trabalho Gerência através de itens de controle Estabelecer itens sobre aspectos em cujas as causa o gerente pode atuar Atuar nos itens de controle de seus subordinados caso seja necessário PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE

14 Padrões Manutenção de resultados é obtida pelo cumprimento dos padrões. Fator indispensável pelo “melhoramento contínuo” A melhoria dos padrões é feita através do “método de solução de problemas” PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE

15 Método de solução de Problemas
Padrões Método de solução de Problemas PDCA FLUXOGRAMA FASE OBJETIVO P Identificação do problema Definir claramente o problema e sua importância Observação Investigar características específicas do problema Análise Descobrir as causas fundamentais Plano de Ação Conceber um plano para bloquear essas causas D Ação Bloquear as causas C Verificação Verificar se o bloqueio foi efetivo (Bloqueio foi efetivo?) A Padronização Prevenir contra reaparecimento do problema Conclusão Recapitular todo o processo para uso futuro 1 2 3 PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE 4 5 6 7 8

16 Gerenciamento pelas diretrizes

17 Definição do gerenciamento pelas diretrizes
O gerenciamento pelas diretrizes é um sistema administrativo, praticado por todas as pessoas da empresa Visão estratégica Direcionamento da prática do controle da qualidade por todos da empresa Processo gerencial de estabelecer novas diretrizes de controle e conduzir a execução destas diretrizes Planejamento e melhoria da qualidade GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

18 Gerenciamento pelas diretrizes
Planejamento Estratégico “Planejamento de guerra comercial visando garantir a sobrevivência da empresa à competição internacional”; “Olhar para fora da empresa”; GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES Planejamento Estratégico Metas Métodos

19 Gerenciamento pelas diretrizes
Objetivo “Garantir a perfeita satisfação das necessidades dos clientes a um preço que estes possam pagar” Alcançar Metas da Alta Administração Melhorar Procedimentos e Padronizar Permitir que cada empregado compreenda seu posicionamento na empresa GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

20 Gerenciamento pelas diretrizes
GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

21 Gerenciamento Interfuncional
pelas Diretrizes Gerenciamento Funcional Gerenciamento Interfuncional PRÁTICA DO CONTROLE DE QUALIDADE Estabelecimento de padrões Manutenção de padrões Melhoria de padrões Estabelecimento das Diretrizes Desdobramento das diretrizes Controle das diretrizes

22 Gerenciamento Interfuncional
Requer concordância entre as chefias, pois as metas são alcançadas pela colaboração de vários departamentos Integrar os objetivos da empresa – qualidade, custo, entrega, moral e segurança “Diretrizes de controle” Comitês Interfuncionais GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

23 Estágios do GPD Planejamento Estratégico
Análise da situação atual e resultados do ano anterior Estabelecimento das Diretrizes anuais Desdobramento das diretrizes GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES Gerenciamento das diretrizes do ano Estabelecimento de itens de Controle Controle Revisão anual

24 Estágios do GPD Estabelecimento das diretrizes anuais do Presidente
Metas anuais (a partir da visão estratégica) Medidas (métodos e meios) necessárias; GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES Diretrizes Planejamento Estratégico Mudanças no meio ambiente Resultados do passado Fatos e Dados concretos

25 Estágios do GPD Desdobramento das diretrizes
Uma diretriz é desdobrada para que seja alcançada pelo controle de rotina Visão estratégica do próprio gerente Negociação vertical e horizontal GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

26 CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE
Estágios do GPD META Diminuir custos desenvolvimento MÉTODO META Tentar reusar o que foi feito ... Prestigiar reuso no projeto MÉTODO META Definir padrões para reuso de componentes ... Projetar utilizando padrões para reuso GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES MÉTODO Design patterns Frameworks ... CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE GERENTE PROJETO PROJETISTA

27 Estágios do GPD Estabelecimento dos itens de controle
Todos os níveis possuirão seus itens de controle Alguns itens de controle poderão ser os mesmos em vários níveis GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

28 Estágios do GPD Controle no gerenciamento pelas diretrizes A P C D
Padronize os resultados para a rotina adicione nos novos planos Estabeleça e desdobre metas e medidas GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES A P C D Avalie o desempenho e verifique o progresso alcançado Implemente as medidas e solucione os problemas

29 Estágios do GPD Controle no gerenciamento pelas diretrizes
Atua no processo O objetivo final é o sistema de gerenciamento funcional GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

30 Estágios do GPD Revisão Anual
Realimenta o planejamento para o ano seguinte Chave do sucesso do GPD GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

31 Estágios do GPD Reflexão Anual
Melhorar continuamente a “maneira de trabalhar” Responsabilidade do “Escritório do TQC” Sistema razoável ≈ 5 anos GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

32 Diagnóstico do Presidente
Acompanhar os resultados do GPD Analisar com cooperação de todos O programa tem que ser liderado pela alta gerência GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

33 Implantação Comprometimento de todos “Tentativa e erro” Pré-condições:
Firme comprometimento do Presidente Bom sistema de coleta e análise de informações Competência no método de solução de problemas Sólido Gerenciamento funcional GERÊNCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

34 Conclusão

35 Pontos Importantes Grande foco do controle de qualidade é a satisfação do cliente A definição dos itens de controle são de extrema importância Todos os funcionários devem ser envolvidos CONCLUSÃO

36 Pontos Importantes As metas e métodos são de extrema importância para o alinhamento da empresa A alta gerência deve está totalmente envolvida com o TQC É necessário ajustar o processo para que resultados melhores sejam obtidos CONCLUSÃO


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