A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas."— Transcrição da apresentação:

1 Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas. Faz o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. Pode ser inspirado ou absorvido, como na respiração cutânea.

2 Hemoglobina Eritrocitose ocorre por uma adaptação fisiológica do organismo em elevadas atitudes. Quanto maior for o transporte de oxigênio pelo sangue, maior será a performance do atleta em elevadas altitudes em esportes que exigem muita resistência física.

3 Hemoglobinas Anormais
Hemoglobinopatias são grupos de doenças autossômicas recessivas que compreendem talassemias, doença falciforme, hemoglobinas instáveis, variantes com alterações funcionais. Interferem no processo fisiológico da afinidade pelo oxigênio.

4 Talassemia Anemia hereditária causada pela redução ou ausência da síntese da cadeia de hemoglobina. Resultam de uma alteração na estrutura das cadeias de globinas em uma molécula de hemoglobina. Doença de transmissão recessiva, apresentando uma má-formação dos glóbulos vermelhos, que são menores do que o normal e têm uma membrana celular ligeiramente deformada.

5 Talassemia Talassemia alfa é a mais comum de todas as talassemias, caracterizada pela deficiência ou ausência da produção da cadeia alfa. Talassemia beta: caracterizada pela deficiência na produção de cadeias beta, Traço talassêmico beta: são pacientes heterozigotos, geralmente são assintomáticos.

6 Talassemia Talassemia delta: não é muito comum e seu efeito é similar ao da talassemia beta. Diagnostico Clinico - O talassêmico menor habitualmente não apresenta qualquer sintoma, levando uma vida totalmente normal. Na maioria dos casos, a única alteração evidente é a cor da pele, que se apresenta mais pálida do que nas pessoas normais.

7 Diagnostico Laboratorial- é feito através de estudo do sangue do paciente e de seus familiares, é necessário a realização de hemograma com estudo morfológico das hemácias,dosagem de ferro e ferritina. Tratamento- É preciso fazer a transfusão de sangue, a cada 2 a 4 semanas, a fim de corrigir a anemia e garantir que os tecidos recebam uma quantidade normal de oxigênio.

8 Anemia Falciforme Doença hereditária que causa a má-formação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices, com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de gases nos indivíduos acometidos pela doença. Comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e regiões da Índia (devido ao fato de estes serem povos miscigenados com escravos africanos importados entre o final da antiguidade e toda a idade média)

9 Anemia Falciforme Diagnostico Clinico - fadiga, fraqueza, palidez principalmente nas conjuntivas e palmas das mãos. Aumento da viscosidade sanguínea que é a aglomeração de hemácias doentes. Por isso pode haver formação de trombos nas mais diversas áreas do organismo, com défice do transporte sanguíneo para a área.

10 Anemia Falciforme Diagnostico Laboratorial - Hemograma:
Traço falciforme: anemia leve. Presença de hemácias em foice, ainda que em pequena quantidade. Anemia Falciforme: anemia hemolítica moderada, contagem de leucócitos e plaquetas geralmente são elevados.

11 Tratamento- único tratamento curativo para a anemia falciforme é o transplante de medula óssea.
Este tratamento, no entanto, foi realizado em um número relativamente pequeno de pacientes ao redor do mundo, com maior taxa de sucesso entre crianças. Alguns trabalhos experimentais tem sido feitos com terapia gênica. Do ponto de vista clínico, o uso de hidroxiuréia, um quimioterápico inibidor da ribonucleotidase vem se revelando útil, por diminuir o número de episódios dolorosos e síndrome torácica aguda.

12 Anemia Falciforme Uso de hidroxiuréia deve ser feito com supervisão médica, pelo risco de depressão da função da medula óssea e infecções. Além disso os usuários não podem engravidar durante seu uso pelo risco de teratogenicidade para o feto.

13 Relação com outras doenças do sangue- ponto curioso a respeito da doença é que os portadores da anemia falciforme são naturalmente resistentes a algumas doenças do sangue, onde se destacam as diferentes variedades de malária. Isso ocorre pois os protozoários Plasmodium necessariamente se reproduzem no interior das hemácias humanas. Contudo, as hemácias danificadas do indivíduo falciforme não são adequadas a esse tipo de função, mesmo quando exposto ao vetor da doença.

14 A Talassemia é uma doença genética que resulta na alteração da quantidade produzida de subunidades da hemoglobina. Anemia falciforme é uma doença genética que resulta da mutação das moléculas de hemoglobina. Apesar das duas serem transmitidas de forma genética, e das duas serem anemias, elas são causadas por problemas diferentes: a talassemia é um problema na produção de hemoglobina, e já anemia falciforme é um problema na própria célula, portanto ambas se encaixam no mesmo grupo Hemoglobinas Anormais, mas são muito diferentes entre si.


Carregar ppt "Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google