Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Terceirização: Comprar ou Fabricar?
Decidir comprar ou fabricar tem sido uma das maiores preocupações da empresa moderna. Esta análise deve levar em consideração alguns fatores como:
2
Fatores de análise: Valor estratégico da tecnologia de fabricação do item a ser comprado: A tecnologia de fabricação de um item é um ativo desenvolvido pela empresa e que proporciona uma diferenciação de seus produtos e valor competitivo.
3
Fatores de análise: Qualidade do produto:
Qualidade assegurada no fornecimento é essencial para que o produto final tenha o desempenho desejado pela empresa compradora.
4
Fatores de análise: Confiabilidade no cumprimento de prazos:
Atrasos de fornecimento podem comprometer a entrega do produto final, além de obrigar a empresa compradora a manter estoques adicionais para absorver as incertezas geradas por seus fornecedores.
5
Fatores de análise: Possibilidade de liberação de recursos produtivos:
Repassar componentes para terceiros fabricarem libera recursos produtivos importantes para a empresa, principalmente se utilizavam equipamentos-gargalo.
6
Fatores de análise: Novos produtos com volumes de produção inicial baixo: Investimentos na produção de componentes para novos produtos que têm baixo volume inicial em geral são inviáveis. Em estágios iniciais, é preferível recorrer a terceirização até que o volume justifique os investimentos.
7
Fatores de análise: Custo:
A questão custo é a última a ser analisada, pois choca-se com a maneira mais comum de raciocinar quando se fala de terceirização, uma vez que nem sempre o custo de aquisição é menor que o custo de fabricação.
8
Compras e sua função Toda atividade de uma empresa somente será possível se for abastecida com informações e materiais. A área de compras é uma atividade de apoio fundamental ao processo produtivo e também um excelente e substancial sistema de redução de custos.
9
Objetivos do setor de compras
Permitir continuidade para o fluxo de produção; Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, dentro das especificações de qualidade e prazo; Evitar desperdícios de materiais; Manter parceria com fornecedores
10
Organização do serviço de compras
Centralizada Poder de negociação, influência no mercado e visão global Descentralizada Experiência, adequação e coordenação
11
CADASTRO DE FORNECEDORES
Processo de compra PEDIDO DE COTAÇÃ0 COMPRA COTAÇÃO 1 CONTROLE DE ESTOQUE COTAÇÃO 2 CADASTRO DE FORNECEDORES COTAÇÃO 3 ARMAZENAGEM COTAÇÃO N RECEBIMENTO FORNECEDOR NF MATERIAL PEDIDO DE COMPRA DECISÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.