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Partes comestíveis dos vegetais que o intestino delgado é incapaz de digerir e absorver, passando para o intestino grosso intactas (sem sofrer modificações).

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2 Partes comestíveis dos vegetais que o intestino delgado é incapaz de digerir e absorver, passando para o intestino grosso intactas (sem sofrer modificações).

3 INSOLÚVEISSOLÚVEIS Celulose Farinha de trigo integral, farelo e alguns vegetais Gomas Aveias, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico) e cevada Hemicelulose Farelo e grãos integrais Pectina Frutas, especialmente maça, morango e frutas cítricas. Lignina Vegetais maduros, trigo, cascas de frutas e sementes comestíveis.

4  Ao absorver água formam um gel que aumenta o bolo alimentar e fecal;  Retardam o esvaziamento gástrico;  Aumentam a motilidade intestinal prevenindo constipação intestinal (ação laxativa) e formação de hemorroidas.

5  Formam uma mucosa protetora que dificulta a absorção de açúcar, colesterol e LDL diminuindo sua concentração no sangue;  Protege contra o câncer de intestino, pois, diminui a exposição à agentes tóxicos.

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8  Os carboidratos complexos presentes nos alimentos integrais são digeridos mais lentamente pelo organismo, ou seja, libera a glicose em pequenas doses o que evita elevados índices glicêmico.

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10  http://www.eufic.org/article/pt/artid/Fibra- Alimentar-Qual-seu-papel-numa-alimentacao- saudavel/ http://www.eufic.org/article/pt/artid/Fibra- Alimentar-Qual-seu-papel-numa-alimentacao- saudavel/  http://blog.veronicalaino.com.br/wp- content/uploads/2012/01/Reportagem_Fibras.p df http://blog.veronicalaino.com.br/wp- content/uploads/2012/01/Reportagem_Fibras.p df  http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/g eral/fibra-sem-agua-nao-funciona/ http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/g eral/fibra-sem-agua-nao-funciona/

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12  São vulgarmente conhecidos como gorduras;  Origem animal ou vegetal;  São insolúveis em água (substâncias Hidrofóbicas - apolares) e facilmente solúveis em solventes orgânicos, como álcool, éter e clorofórmio, por exemplo;

13  Fonte de energia (cada grama produz 9kcal enquanto que carboidratos e proteínas fornecem 4kcal/g);  Reserva de energia de plantas (sementes) e nos animais (tecido adiposo);

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15  Participam na atuação de hormônios sexuais e absorção de algumas vitaminas (K, A, D e E);  Atuam como isolantes térmicos (tecido adiposo nos mamíferos);  Fazem parte das membranas celulares (estrutural) e de superfície das plantas (impermeabilizante); 15

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17 É importante na formação das células cerebrais, nervosas e alguns hormônios. O seu acúmulo no sangue pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares;

18 No sangue é transportado por proteínas, formando uma combinação chamada lipoproteína.

19 Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu rim, onde é eliminada. Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu rim para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias. 19

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23 São geralmente sólidos à temperatura ambiente; A maioria é de origem animal : carne bovina, porco, galinha, gema do ovo, derivados do leite, porém, encontram-se também em: azeite de dendê (folhas de palmeiras) e óleo de coco. 23 Gorduras saturadas (gorduras) 20 g/dia

24  LDL  HDL Principal responsável pela aterosclerose 24 Gorduras saturadas

25  São geralmente líquidos à temperatura ambiente;  A maioria é de origem vegetal;  São mais saudáveis que as gorduras saturadas.   LDL, triglicérides e PA  HDL

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28  Produzidas industrialmente através de óleos vegetais líquidos que ficam sólidas e duram mais;  São mais prejudiciais que as gorduras saturadas, pois, aumentam o LDL e os triglicérides além de baixarem o HDL, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

29  Estão presentes em muitos alimentos industrializados, como biscoitos, bolos confeitados, salgadinhos, frituras, molhos de salada, margarinas, entre outros alimentos processados.  É muito utilizada nestes produtos para aumentar sua validade, ou seja, para não azedá-lo e nem apodrecê-lo! Gorduras Trans – as artificiais

30 30 Riscos à saúde Diminuem o HDL e aumentam o LDL; Causam aterosclerose nas artérias do coração, do cérebro, dos rins, aumentando assim as probabilidades de ataques cardíacos; Diminuem a capacidade das células a responderem a ação da insulina, elevando a glicose sanguínea; Diminuem a imunidade.

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33  Possuem a função de regular a reserva de energia;  É obtido não somente pelo consumo de gorduras, mas também pelo consumo elevado de carboidratos e bebidas alcoólicas;  Quando isso acontece, ele se deposita ao redor do fígado, causa problemas cardiovasculares e diabetes, pode levar a pancreatite e diminuição dos níveis de HDL.

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