A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Tese II Prof. ª Dr

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Tese II Prof. ª Dr"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Tese II Prof. ª Dr
Seminário de Tese II Prof.ª Dr.ª Marilda Oliveira de Oliveira Doutoranda Patrícia Perlin ATIVIDADE Leontiev (1978, 1983)

2 Alexei Nikolaievich Leontiev (1903 – 1979)
Psicólogo, membro da Academia Soviética de Ciências Pedagógicas; Defendeu a natureza sócio-histórica do psiquismo humano; Seu campo de estudos compreendeu a pedagogia, a cultura no seu conjunto, ao problema da personalidade; Criou a Faculdade de Psicologia da Universidade de Moscou. Preocupou-se com a pesquisa das relações entre o desenvolvimento do psiquismo humano e a cultura, ou seja, entre a evolução das funções psicológicas superiores e a assimilação individual da experiência histórica.

3 TROIKA Leontiev Luria Vigotsky Objetivo: Formam uma psicologia baseada na teoria marxista da sociedade.

4 Atividade Para Leontiev (1978, p. 68), o termo atividade designa os processos que satisfazem uma necessidade, esses processos são “psicologicamente caracterizados por aquilo a que o processo, como um todo, se dirige (seu objeto), coincidindo sempre com o objetivo que estimula o sujeito a executar esta atividade, isto é, o motivo”.

5 Ação X Atividade Quando o estudante o lê um livro enquanto está estudando, o motivo pelo qual ele lê é a necessidade de ser aprovado. Quando ele descobre que a leitura do livro não é necessária para a prova, ele interrompe sua leitura, assim o motivo da leitura não coincide com o objetivo que é domínio do conteúdo do livro. Se o aluno continuasse lendo mesmo sabendo que essa leitura não lhe proporcionará diretamente uma boa nota na avaliação, a ação de leitura se torna uma atividade, na medida em que o motivo pelo qual ele está lendo coincide com o objeto, que é dirigido à compreensão e domínio do seu conteúdo (LEONTIEV, 2012).

6 Criança idade pré-escolar Atividade de aprendizagem
Atividade principal Criança idade pré-escolar Jogo/brincadeira Criança idade escolar Atividade de aprendizagem Adolescente/ Adulto Trabalho Velhos motivos Novos motivos

7 Professor Atividade principal Atividade de ensino Trabalho

8 Atividade Orientadora de Ensino – AOE (Moura)
“É o conjunto articulado da intencionalidade do educador que lançará mão de instrumentos e de estratégias que lhe permitirão uma maior aproximação entre sujeitos e o objeto de conhecimento”. (MOURA, 1996, p. 19) Encaminhamento teórico-metodológico para a organização do ensino de Matemática. Atividade Orientadora de Ensino – AOE (Moura)

9 Fonte: Moura, et al (2010, p. 98)

10 Dupla dimensão formadora
AOE Dupla dimensão formadora Formação do estudante Formação do professor

11 Aprendizagem matemática como atividade humana
Tratar a aprendizagem matemática como uma atividade humana implica fazer com que a criança tenha um motivo para aprendê-la, que defina as ações necessárias para a sua aprendizagem, que utilize instrumentos que lhe permitam ter acesso à linguagem matemática, para ter acesso a novos conhecimentos em que ela se faz presente. Ao estudá-la e apreendê-la, a criança irá adquirindo um modo de atuar frente a outros conhecimentos a serem adquiridos.

12 Matemática como instrumento
Matemática é um dos instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades, assim as necessidades humanas constituem-se como motor do desenvolvimento da humanidade. DA QUANTIDADE À CONTAGEM Quando o ser humano começou a produzir para seu próprio sustento, ele descobriu a quantidade e essa descoberta levou-o a contagem.

13 A necessidade de contar grandes quantidades levou o ser humano a superar a correspondência um a um e organizar “montes” ou “grupos” de quantidades, ou seja, a contagem por agrupamentos.

14


Carregar ppt "Seminário de Tese II Prof. ª Dr"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google