A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ

2 Proposta de alteração das Matrizes Curriculares da Rede Estadual de Ensino
Matriz do Ensino Fundamental: 25 horas-aula; Matriz do Ensino Médio: 27 horas-aula no diurno e 25 horas-aula no noturno

3 Justificativa Tem como princípio a garantia de Padrão de Qualidade (Constituição Federal Art. 206, Inciso 07); assegurar formação básica comum; possibilitar a existência de saberes aos quais todos tem acesso, independente das circunstâncias e interesses particulares; possibilitar equidade na distribuição de carga horária para todas as escolas da rede; ampliação da carga horária como possiblidade de avanço nos resultados da ação escolar sobre os sujeitos; possibilidade de maior integração da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada; possibilidade da relação entre ampliação do tempo letivo e aprendizagem.

4 Sugestão de Matriz Curricular - EF

5 Sugestão de Matriz Curricular EM

6 Sugestão de Matriz Curricular EMN

7 Qual é o papel da Escola Pública?

8 O QUE MUDA?

9 Para a Escola... Pensar a função social da escola;
Organizar o Currículo – “O que ensinar?”; Promover a integração curricular entre a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada; Pensar a prática; Ampliar as condições de acesso ao saber sistematizado – Retomada dos documentos orientadores do currículo;

10 Para a Equipe Pedagógica - Administrativa
Organizar o Trabalho Pedagógico; Orientar a elaboração do Plano de Trabalho Docente; Organizar a formação continuada no espaço escolar; Subsidiar a prática docente e discente; Orientar o trabalho interdisciplinar;

11 Para o Professor... Organizar o tempo;
Organizar o Plano de Trabalho Docente; Pensar os encaminhamentos metodológicos: “Como ensinar?”; Efetivar práticas experimentais e contextualizadas;

12 Para os alunos(as) Acesso à formação Básica Comum;
Ampliar a competência do uso da modalidade escrita da Língua; Superar as dificuldades dos conteúdos básicos de matemática do Ensino Fundamental; Ensino Fundamental – amplia a carga horária de Língua Portuguesa e Matemática; Ensino Médio – Amplia a carga horária para 27 horas-aula semanais; Amplia a carga horária de LP e Matemática; Acesso a duas línguas estrangeiras na matriz.

13 Desafios Considerar a diversidade no ponto de partida;
Pensar a unidade no ponto de chegada (limites); Explicitar a multiplicidade de caminhos necessários; Organizar o espaço educativo como espaço cultural gerador de conhecimentos.

14 O que é Currículo? O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas (GRUNDI, 1987, p. 5)

15 Currículo e Qualidade Interação constante entre ação e reflexão:
Criação de significado.

16 Instrumentos que subsidiam o diagnóstico e o planejamento – Organização do Trabalho Pedagógico
Registros de pré-conselho e conselho de classe; Registros no Livro Registro de Classe – olhar absolutamente pedagógico e não burocrático; Plano de Ação da escola; Plano de Trabalho Docente; Instrumentos de avaliação; Produções dos alunos Atas de reuniões,

17 A reorganização da escola deve redimensionar seus tempos e espaços, tornando-a capaz de acolher as diversidades no sentido de construir uma sociedade em que os indivíduos tenham acesso aos frutos do progresso material e aos bens simbólicos da cultura, constituidores da subjetividade. (AZEVEDO, J.C.)

18 Inserção do Espanhol na matriz
Resultado de discussões acerca da necessidade de efetivação da oferta de língua espanhola; Atendimento a Lei nº /2005; Acesso ao espanhol no período regular com possibilidade de aprofundamento no CELEM;

19 MATEMÁTICA BÁSICA

20 Objetivos Superar as dificuldades dos conteúdos básicos de matemática do Ensino Fundamental; Proporcionar melhor aprofundamento e fortalecimento de conhecimentos matemáticos fundamentais; Intensificar o trabalho em sala de aula por meio das tendências metodológicas do campo da Educação Matemática, com ênfase na resolução de problemas, investigação matemática e mídias tecnológicas; Ampliar o diálogo entre os conceitos da própria matemática e com os conceitos das demais disciplinas; Possibilitar o enriquecimento Curricular e Pedagógico.

21 Sugestão de conteúdos Números e Álgebra: Aritmética (múltiplos, divisores, números primos, MMC, MDC, etc), potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração, equações e inequações (1º e 2º), sistemas de equações, números proporcionais. Grandezas e Medidas: medidas de: comprimento, massa, área, volume, tempo, ângulos, temperatura, relações métricas no triângulo retângulo, trigonometria no triângulo retângulo

22 Geometrias: Plana, espacial, noções de geometria analítica.
Funções: Noção intuitiva de função afim e quadrática. Tratamento da Informação: noções básicas de estatística, porcentagem, juros simples e composto, noções de análise combinatória e probabilidade.

23 Encaminhamento Metodológico
Esses conteúdos devem ser abordados por meio de tendências metodológicas do campo de estudo da Educação Matemática - Resolução de Problemas Modelagem Matemática Mídias Tecnológicas Etnomatemática História da Matemática Investigação Matemática Outras

24 Documentos Orientadores
Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica (DCE) – Matemática Caderno de Expectativas de Aprendizagem – Matemática Caderno de Subsídios.

25 Importante: As discussões sobre essa disciplina não se encerram nos documentos orientadores citados e nem no rol de conteúdos a serem desenvolvidos. São necessários: Momentos de discussão e aprofundamento teórico da disciplina dentro da própria escola. Momentos promovidos pelos técnicos pedagógicos disciplinares dos Núcleos Regionais da Educação e do Departamento de Educação Básica e, também, pelas Instituições de Ensino Superior.

26 PRODUÇÃO TEXTUAL

27 Língua Portuguesa Práticas discursivas Oralidade Leitura Escrita
- Análise Linguística - Literatura

28 Objetivos - Aumentar a autonomia discursiva;
- desenvolver estratégias discursivas por meio de relações possíveis entre os conhecimentos das diferentes disciplinas curriculares; - ampliar a competência do uso da modalidade escrita da Língua; - produzir textos de base argumentativa com o objetivo de desenvolver a capacidade de posicionamento diante de temas da sociedade contemporânea.

29 Sugestão de Conteúdos Gêneros de base argumentativa: textos publicitários, cartas de leitor, artigo de opinião, resenhas, carta de reclamação, carta de solicitação, editorial...

30 Encaminhamento Metodológico
As aulas de produção textual deverão criar situações de uso da língua nas quais os alunos sejam solicitados a produzir enunciados em que estabeleçam um ponto de vista, defendam uma posição diante de assuntos e temas polêmicos por meio de um processo interlocutivo (sujeitos do discurso) Leituras e pesquisas Debates Produções escritas Reescrita (opinião/recursos linguísticos)

31 Produção Textual Aumentar a autonomia discursiva;
Desenvolver estratégias discursivas por meio de relações possíveis entre os conhecimentos das diferentes disciplinas curriculares; Ampliar a competência do uso da modalidade escrita da Língua; Produzir textos de base argumentativa com o objetivo de desenvolver a capacidade de posicionamento diante de temas da sociedade contemporânea.

32 Documentos Orientadores
Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica (DCE) – Língua Portuguesa Caderno de Expectativas de Aprendizagem – Língua Portuguesa Caderno de Subsídios

33 Cronograma de Ações 19/11/2012  Web conferência com os Chefes;
20, 21 e 22/11/2012  estará disponível o 26/11/2012  Chat interativo com a comunidade escolar sobre a Matriz Curricular. Obs 1:O estará disponível até o dia 22/11/2012 para sugestões e dúvidas. Obs 2: Maiores informações sobre a organização do trabalho será repassada por aos Chefes dos Núcleos.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google