A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO"— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO

2 OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
APERFEIÇOAR AS HABILIDADES DE ESTUDO EM GRUPO DO LÍDER DO PG ATRAVÉS DE: CONSELHOS PRÁTICOS DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO; TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DE DISCUSSÃO; INFORMAÇÕES SOBRE ONDE E COMO PREPARAR-SE PARA TRANSMITIR O CONTEÚDO;

3 Confraternização Socialização O QUE BUSCAM NA IGREJA
A maioria dos adoradores concentra sua adoração em algumas partes do serviço religioso Confraternização Socialização Amizade, participação. Pouca atenção ao sermão ou doutrina; Mensagem deve ser chamativa e o programa rico

4 O QUE BUSCAM NA IGREJA Bem estar Devoção Sentimento Oração, meditação, ouvir Não exigentes com o sermão ou doutrina. Mensagem simples, confortadora. Culto devocional

5 O ADORADOR MADURO Consciência disciplinada consciência de que todas as partes do serviço religioso detêm alguma mensagem divina. Tudo pode ou não ser um canal para o Espírito Santo falar, a depender da disposição do adorador.

6 PG = MINI-IGREJA PESSOAS DESISTEM DO PG POR QUE... MUITO LONGO
MONÓTONO FALTA DE PARTICIPAÇÃO ESTUDO MASSANTE ETC

7 CONSCIENTIZAÇÃO E ATENÇÃO
Enquanto luta pelo amadurecimento de cada adorador, o LÍDER cuida de melhorar: A música, o tempo, a oração, a confraternização, o envolvimento e a transmissão do estudo Satisfazer carências dos membros

8 O PROGRAMA

9 Inserir dinâmicas. Intermediar conversas a dois
CONFRATERNIZAÇÃO LÍDER DE PG = FACILITADOR Nem todos conseguem ser “informais” Inserir dinâmicas. Intermediar conversas a dois

10 DINÂMICAS

11 DEFINIÇÃO Atividades planejadas que incentivam e facilitam a exteriorização de sentimentos e reações. Debate Quebra-gelo Apresentação Aplicação

12 TESTEMUNHOS E ORAÇÃO LISTA DE ORAÇÃO DO PG ORGANIZAÇÃO
FORMAÇÃO DE DUPLAS INCENTIVO AO TESTEMUNHO

13 APÓS 50 MINUTOS AS PESSOAS
ESTUDO ATÉ 35 MINUTOS AS PESSOAS APRENDEM DE 35 A 50 MIN, NÃO APRENDEM APÓS 50 MINUTOS AS PESSOAS COMEÇAM A DESAPRENDER

14 NO ESTUDO LÍDER DO PG FACILITADOR MODERADOR NÃO UM SIMPLES
EXPOSITOR DE LIÇÃO

15 CONSELHOS AO INSTRUTOR BÍBLICO
Certeza da Verdade Segurança para analisar diferentes posições Qualificações espirituais Disciplina própria Cultura

16 O USO DA LIÇÃO os membros lêem a lição em casa
cada um lê um parágrafo na hora da reunião MAIOR CONSIDERAÇÃO AO TEMA MAIS TEMPO PARA INTERCÂMBIO

17 PRIORIDADE DO ESTUDO participação dos membros no assunto, opinando, reagindo e interagindo.

18 UMA NECESSIDADE As pessoas precisam perceber como os outros podem sentir e reagir diferentemente entre os discípulos de Cristo existem níveis de conhecimento, comunhão e relacionamento com DEUS muito distintos

19 EVITAR OU NÃO FAZER Exposição da lição, como um sermão;
Responder asperamente; Entrar em debates polêmicos; Ler trechos demasiado extensos; Dar a resposta a todas as perguntas; Fazer perguntas para respostas "sim/não".

20 INCREMENTOS

21 1. PROVOCAÇÃO História Experiência Uma pergunta Um conceito falso
Uma gravura Etc. É importante que não se entre no estudo antes de provocar a mente das pessoas

22 “Hoje nós vamos falar exatamente sobre essas idéias..."
2. DEFINIÇÃO Antes de entrar no estudo, deixar claro o tema e sua delimitação; “Hoje nós vamos falar exatamente sobre essas idéias..."

23 3. INQUIRIÇÃO No estudo em grupo, a pergunta é um instrumento poderoso nas mãos do Líder. ?

24 3. INQUIRIÇÃO TIPOS DE PERGUNTAS:
a. Pergunta retórica, já trás a resposta; b. Pergunta elíptica - Para completar; c. Pergunta de sim ou não, não são boas; d. Pergunta sublinhada - para escolher. e. Pergunta direta, clara, simples. f. Perguntas ‘verdadeiro ou falso’ - com explicação.

25 USO DE PERGUNTAS 1. Faça uma média de 6 a 7 em meia hora;
2.Uma boa pergunta requer resposta de um parágrafo; 3.Não faça perguntas para serem respondidas com apenas sim ou não. 4.Perguntas para esclarecer, como: Explique ..; 5. Modifique a pergunta mal elaborada;

26 USO DE PERGUNTAS 6. Nunca faça perguntas para testar mas para induzir à participação. 7. Valorize as respostas. 8. Trazer de casa; 9. Dirigir perguntas aos introvertidos;

27 4. POLÊMICAS "caderneta de polêmica”
Se não for o objetivo do estudo deve ser anotado naquela caderneta para apreciação posterior

28 5. LEITURA Divida antes os trechos a serem lidos antes do estudo. Não deixe para decidir isso enquanto as pessoas vão lendo.

29 6. ESTUDO DE CASO Uma vez ou outra, Entregue um caso, ou o mesmo para cada dupla missionária e peça para que eles, durante 2 ou 3 minutos opinem entre si que métodos de ajuda poderiam ajudar tais pessoas

30 7. RESUMOS E IDÉIAS PALAVRA-CHAVE GRÁFICOS OU GRAVURAS
FRASES DE RESUMO Pedir para que duas ou três pessoas, após o exemplo do coordenador, escolham uma palavra-chave;

31 8. APELOS E APLICAÇÕES O ‘Líder precisa ter um apelo pronto para o final; Solicitar que outros também façam uma aplicação ou apelo final.

32 O PREPARO DO LÍDER FERRAMENTAS Comentários bíblicos;
Livros doutrinários; Livros sobre auto-ajuda; Livros sobre dinâmicas de grupos; ONDE ENCONTRAR: SELS; JUERP;VIDA NOVA; PAULINAS;

33 NOVIDADES AOS POUCOS; UMA NOVIDADE A CADA DUAS SEMANAS OU A CADA MÊS;
NÃO ENCHER DE NOVIDADES;

34 "Aquele que sai chorando, levando a semente para semear,
O Líder do PG Não é simplesmente um passador de lição, mas um autêntico líder, um sub-pastor. "Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos" Salmo 126:6.


Carregar ppt "DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google