A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO. OBJETIVOS DO SEMINÁRIO APERFEIÇOAR AS HABILIDADES DE ESTUDO EM GRUPO DO LÍDER DO PG ATRAVÉS DE:APERFEIÇOAR AS HABILIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO. OBJETIVOS DO SEMINÁRIO APERFEIÇOAR AS HABILIDADES DE ESTUDO EM GRUPO DO LÍDER DO PG ATRAVÉS DE:APERFEIÇOAR AS HABILIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO

2 OBJETIVOS DO SEMINÁRIO APERFEIÇOAR AS HABILIDADES DE ESTUDO EM GRUPO DO LÍDER DO PG ATRAVÉS DE:APERFEIÇOAR AS HABILIDADES DE ESTUDO EM GRUPO DO LÍDER DO PG ATRAVÉS DE: CONSELHOS PRÁTICOS DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO;CONSELHOS PRÁTICOS DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO; TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DE DISCUSSÃO;TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DE DISCUSSÃO; INFORMAÇÕES SOBRE ONDE E COMO PREPARAR-SE PARA TRANSMITIR O CONTEÚDO;INFORMAÇÕES SOBRE ONDE E COMO PREPARAR-SE PARA TRANSMITIR O CONTEÚDO;

3 O QUE BUSCAM NA IGREJA ConfraternizaçãoConfraternização SocializaçãoSocialização A maioria dos adoradores concentra sua adoração em algumas partes do serviço religioso Amizade, participação. Pouca atenção ao sermão ou doutrina; Mensagem deve ser chamativa e o programa rico

4 O QUE BUSCAM NA IGREJA Não exigentes com o sermão ou doutrina. Mensagem simples, confortadora. Culto devocional Bem estar Devoção Sentimento Oração, meditação, ouvir Oração, meditação, ouvir

5 O ADORADOR MADURO Consciência disciplinada consciência de que todas as partes do serviço religioso detêm alguma mensagem divina.Consciência disciplinada consciência de que todas as partes do serviço religioso detêm alguma mensagem divina. Tudo pode ou não ser um canal para o Espírito Santo falar, a depender da disposição do adorador.Tudo pode ou não ser um canal para o Espírito Santo falar, a depender da disposição do adorador.

6 PG = MINI-IGREJA PESSOAS DESISTEM DO PG POR QUE...PESSOAS DESISTEM DO PG POR QUE... –MUITO LONGO –MONÓTONO –FALTA DE PARTICIPAÇÃO –ESTUDO MASSANTE –ETC

7 CONSCIENTIZAÇÃO E ATENÇÃO Enquanto luta pelo amadurecimento de cada adorador, o LÍDER cuida de melhorar:Enquanto luta pelo amadurecimento de cada adorador, o LÍDER cuida de melhorar: –A música, o tempo, a oração, a confraternização, o envolvimento e a transmissão do estudo Satisfazer carências dos membros

8 O PROGRAMA

9 CONFRATERNIZAÇÃOCONFRATERNIZAÇÃO LÍDER DE PG = FACILITADOR Nem todos conseguem ser informais Inserir dinâmicas. Intermediar conversas a dois

10 DINÂMICASDINÂMICAS

11 DEFINIÇÃODEFINIÇÃO Atividades planejadas que incentivam e facilitam a exteriorização de sentimentos e reações.Atividades planejadas que incentivam e facilitam a exteriorização de sentimentos e reações. Quebra-gelo Debate Apresentação Aplicação

12 TESTEMUNHOS E ORAÇÃO LISTA DE ORAÇÃO DO PGLISTA DE ORAÇÃO DO PG ORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃO FORMAÇÃO DE DUPLASFORMAÇÃO DE DUPLAS INCENTIVO AO TESTEMUNHOINCENTIVO AO TESTEMUNHO

13 ESTUDOESTUDO ATÉ 35 MINUTOS AS PESSOAS APRENDEM DE 35 A 50 MIN, NÃO APRENDEM APÓS 50 MINUTOS AS PESSOAS COMEÇAM A DESAPRENDER COMEÇAM A DESAPRENDER

14 NO ESTUDO LÍDER DO PG FACILITADOR MODERADOR NÃO UM SIMPLES EXPOSITOR DE LIÇÃO

15 CONSELHOS AO INSTRUTOR BÍBLICO Certeza da VerdadeCerteza da Verdade Segurança para analisar diferentes posiçõesSegurança para analisar diferentes posições Qualificações espirituaisQualificações espirituais Disciplina própriaDisciplina própria CulturaCultura

16 O USO DA LIÇÃO os membros lêem a lição em casa em casa cada um lê um parágrafo na hora da reunião MAIS TEMPO PARA INTERCÂMBIO MAIORCONSIDERAÇÃO AO TEMA

17 PRIORIDADE DO ESTUDO participação dos membros no assunto, opinando, reagindo e interagindo.

18 UMA NECESSIDADE As pessoas precisam perceber como os outros podem sentir e reagir diferentementeAs pessoas precisam perceber como os outros podem sentir e reagir diferentemente entre os discípulos de Cristo existem níveis de conhecimento, comunhão e relacionamento com DEUS muito distintos

19 EVITAR OU NÃO FAZER Exposição da lição, como um sermão; Responder asperamente; Entrar em debates polêmicos; Ler trechos demasiado extensos; Dar a resposta a todas as perguntas; Fazer perguntas para respostas "sim/não".

20 INCREMENTOSINCREMENTOS

21 1. PROVOCAÇÃO HistóriaHistória ExperiênciaExperiência Uma perguntaUma pergunta Um conceito falsoUm conceito falso Uma gravuraUma gravura Etc.Etc. É importante que não se entre no estudo antes de provocar a mente das pessoas

22 2. DEFINIÇÃO Antes de entrar no estudo, deixar claro o tema e sua delimitação;Antes de entrar no estudo, deixar claro o tema e sua delimitação; Hoje nós vamos falar exatamente sobre essas idéias..."

23 3. INQUIRIÇÃO No estudo em grupo, a pergunta é um instrumento poderoso nas mãos do Líder.No estudo em grupo, a pergunta é um instrumento poderoso nas mãos do Líder.

24 3. INQUIRIÇÃO TIPOS DE PERGUNTAS: a. Pergunta retórica, já trás a resposta; b. Pergunta elíptica - Para completar; c. Pergunta de sim ou não, não são boas; d. Pergunta sublinhada - para escolher. e. Pergunta direta, clara, simples. f. Perguntas verdadeiro ou falso - com explicação.

25 USO DE PERGUNTAS 1. Faça uma média de 6 a 7 em meia hora; 2.Uma boa pergunta requer resposta de um parágrafo; 3.Não faça perguntas para serem respondidas com apenas sim ou não. 4.Perguntas para esclarecer, como: Explique..; 5. Modifique a pergunta mal elaborada;

26 USO DE PERGUNTAS 6. Nunca faça perguntas para testar mas para induzir à participação. 7. Valorize as respostas. 8. Trazer de casa; 9. Dirigir perguntas aos introvertidos;

27 4. POLÊMICAS "caderneta de polêmica"caderneta de polêmica –Se não for o objetivo do estudo deve ser anotado naquela caderneta para apreciação posterior "caderneta de polêmica"caderneta de polêmica –Se não for o objetivo do estudo deve ser anotado naquela caderneta para apreciação posterior

28 5. LEITURA Divida antes os trechos a serem lidos antes do estudo. Não deixe para decidir isso enquanto as pessoas vão lendo.Divida antes os trechos a serem lidos antes do estudo. Não deixe para decidir isso enquanto as pessoas vão lendo.

29 6. ESTUDO DE CASO Uma vez ou outra, Entregue um caso, ou o mesmo para cada dupla missionária e peça para que eles, durante 2 ou 3 minutos opinem entre si que métodos de ajuda poderiam ajudar tais pessoasUma vez ou outra, Entregue um caso, ou o mesmo para cada dupla missionária e peça para que eles, durante 2 ou 3 minutos opinem entre si que métodos de ajuda poderiam ajudar tais pessoas

30 7. RESUMOS E IDÉIAS PALAVRA-CHAVEPALAVRA-CHAVE GRÁFICOS OU GRAVURASGRÁFICOS OU GRAVURAS FRASES DE RESUMOFRASES DE RESUMO –Pedir para que duas ou três pessoas, após o exemplo do coordenador, escolham uma palavra-chave;

31 8. APELOS E APLICAÇÕES O Líder precisa ter um apelo pronto para o final;O Líder precisa ter um apelo pronto para o final; Solicitar que outros também façam uma aplicação ou apelo final.Solicitar que outros também façam uma aplicação ou apelo final.

32 O PREPARO DO LÍDER FERRAMENTASFERRAMENTAS –Comentários bíblicos; –Livros doutrinários; –Livros sobre auto-ajuda; –Livros sobre dinâmicas de grupos; –ONDE ENCONTRAR: SELS; JUERP;VIDA NOVA; PAULINAS;

33 NOVIDADESNOVIDADES AOS POUCOS;AOS POUCOS; UMA NOVIDADE A CADA DUAS SEMANAS OU A CADA MÊS;UMA NOVIDADE A CADA DUAS SEMANAS OU A CADA MÊS; NÃO ENCHER DE NOVIDADES;NÃO ENCHER DE NOVIDADES;

34 O Líder do PG Não é simplesmente um passador de lição, mas um autêntico líder, um sub-pastor.Não é simplesmente um passador de lição, mas um autêntico líder, um sub-pastor. "Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos" Salmo 126:6.


Carregar ppt "DIDÁTICA NA DINÂMICA DO PEQUENO GRUPO. OBJETIVOS DO SEMINÁRIO APERFEIÇOAR AS HABILIDADES DE ESTUDO EM GRUPO DO LÍDER DO PG ATRAVÉS DE:APERFEIÇOAR AS HABILIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google