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AULA 3 Marketing.

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Apresentação em tema: "AULA 3 Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3 Marketing

2 DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE
- É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas.

3 Ambiente das Organizações
Ambiente Externo É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram for a dos limites da organização Ambiente Interno É composto pelos elementos internos da organização: pessoas, cultura organizacional, estrutura organizacional, tecnologias e sistemas de informação, instalações e processos do negócio Ambiente Organizacional Refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto internas como externas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional

4 Análise do ambiente Análise das necessidades e tendências no macroambiente Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e socioculturais

5 Forças do Macroambiente
Aceleração do transporte, das comunicações e das transações financeiras internacionais Poder econômico asiático Ascensão dos blocos econômicos Crises monetárias internacionais Aumento das trocas e negociações Movimento em direção a economias de mercado

6 Forças do Macroambiente
Estilos de vida globalizados Abertura de novos mercados Crescente nº de empresas transnacionais Alianças estratégicas através das fronteiras Conflitos étnicos e religiosos Marcas globais

7 Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa
1-7 7

8 Forças ambientais Demográfica Político-legal Econômica Tecnológica
Sociocultural Natural 3-8 8

9 Crescimento da população Composição etária da população
Ambiente demográfico Crescimento da população Composição etária da população Mercados étnicos Graus de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população 3-9 9

10 Mercado da Mattel na China
3-10 10

11 Crianças em idade escolar
Grupos de faixa etária da população 65+ 40-65 25-40 Adolescentes Crianças em idade escolar Pré-escolares 3-11 11

12 Disponibilidade de crédito
Ambiente econômico Poder de compra Distribuição de renda Poupança Endividamento Disponibilidade de crédito 3-12 12

13 Tipos de estrutura industrial
Economias industrializadas Economias em fase de industrialização Economias de exportação de matérias-primas Economias de subsistência 3-13 13

14 Ambiente sociocultural
Visões de si mesmas Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade Visões da natureza Visões do universo 3-14 14

15 Atividades de lazer mais populares nos EUA
Caminhada Jardinagem Natação Fotografia Ciclismo Pesca Boliche Acampamento Corrida Musculação Golfe Educação continuada Excursionismo Passeios de lancha 3-15 15

16 Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do
custo da energia Pressões antipoluição Mudança no papel dos governos 3-16 16

17 Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças
Oportunidades para a inovação Variações nos orçamentos de P&D Regulamentação da mudança tecnológica 3-17 17

18 Ambiente político-legal
Aumento da lesgislação que regulariza os negócios Crescimento de grupos de interesse especiais 3-18 18

19 Interdisciplinariedade
Micro ambiente Interdisciplinariedade A empresa: todas as áreas da empresa Fornecedores: um elo importante Intermediários: complementadores/parceiros Concorrentes: a posição competitiva da empresa Públicos: financeiro, mídia, governo, defesa do consumidor, local, geral e interno


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