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Gestão de Projetos Professor Marcos Silva “ Mudanças e instabilidades são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças.

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Apresentação em tema: "Gestão de Projetos Professor Marcos Silva “ Mudanças e instabilidades são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Projetos Professor Marcos Silva professormarcossilva@terra.com.br “ Mudanças e instabilidades são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças e dificuldades para muitos- mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade- para fazer algo diferente, novo e, acima de tudo, fazer algo melhor, mais estruturado, produtivo e lucrativo” Prof. Peter Druker

2 Matriz Curricular (Teórica 24h e Prática 12h) POS240Gerenciamento de Projetos Estrutura de Gestão de Projetos; A prática de implementação de projetos; Processos de Iniciação, Planejamento, Controle, Execução e Finalização de Projetos; Feed-Back, Acompanhamento e Avaliação de Projetos; Projetos Estratégicos. Avaliação de viabilidade de projetos professormarcossilva@terra.com.br EMENTA

3 Bibliografia Básica HARVARD Business Review, Gestão e Implantação de Projetos. 1º Edição. São Paulo: Campus. 2005. KERZNER,H. Gestão de Projetos. 2º Edição. São Paulo: Bookman.2005. THIRY-CHERQUES,H.R, Modelagem de Projetos. 2º Edição. São Paulo: Atlas. 2004. Vargas, R.V.”Manual Prático do Plano de Projetos”. 3º ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007. Bibliografia Complementar Portny, Stanley E. “Gerenciamento de projetos para leigos: Tornando tudo mais fácil”. 2º ed. São Paulo: Alta Books, 2008. Dismore, Paul Campbell. “Gerenciamento de projetos: como gerenciar seu projeto com qualidade dentro do prazo e custos previstos”- Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. Keeling, Ralph. “Gestão de projetos: uma abordagem global”- São Paulo: Saraiva, 2002. Dismore, Paul Campbell. “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos:livro base de preparação para certificação PMP-Project Management Professional”. 2º ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. Referência Bibliográfica professormarcossilva@terra.com.br

4 Gestão de Projetos Uma abordagem global Cenário e alinhamento conceitual. Definição de projeto. O que constitui um projeto; O que é um projeto? Projetos e seu gerenciamento. O ambiente onde os projetos acontecem. Ciclo de vida do projeto. O gerente de projetos. Mandamentos do gerenciamento de projetos. Características e benefícios da gestão de projetos.

5 O Novo Mundo da Gestão “ Embora confortável e previsível, a antiga vida organizacional está desaparecendo rapidamente. A nova lógica não é como os modismos que permearam a administração durante as últimas décadas. Ao contrário, representa uma mudança fundamental na forma como as organizações atuarão no futuro. As pessoas capazes de desenvolver as habilidades organizacionais que seguem a nova lógica sobreviverão. Os que não desenvolverem essas habilidades se tornarão tão obsoletos quanto operários desqualificados em uma indústria de alta tecnologia.” Edward Lawler

6 Um primeiro pensamento. No momento em que o aumento das taxas de desemprego é uma realidade em todo o mundo, sobretudo pela forte redução dos postos de trabalho no setor secundário da economia(produção industrial), a área de serviços ganha força e relevância para o desenvolvimento econômico e social dos países. No entanto, diferentemente dos setores primário e secundário- intensivos em mão-se-obra- o setor de serviços-intensivo em conhecimento-exige das pessoas e dos grupos de trabalho grande capacidade intelectual e muita criatividade para o desenvolvimento de alternativas e de soluções inovadoras.

7 Um desafio. Se por um lado o setor de serviços representa inúmeras oportunidades de negócios para as empresas, por outro lado, fatores como abertura de mercado, estabilização da moeda e a concorrência contribuem para a ampliação do poder de escolha dos consumidores e impõem desafios à competitividade das empresas brasileiras.Frente a essas contingências, percebe-se que no Brasil o setor de serviços vem há algum tempo experimentando um processo contínuo de redefinição de suas estratégias e adequação de suas práticas.

8 A mudança. Nesse contexto socioeconômico, os atores no setor de serviços necessitam cada vez mais encontrar alternativas criativas e concretas que possibilitem a melhoria constante e sistemática da qualidade, da produtividade e da inovação, garantindo, assim, a geração de vantagens competitivas sustentáveis para sua empresa.

9 Uma constatação Os serviços estão presentes na vida de cada cidadão, todos os dias: serviços de alimentação, comunicação e de emergência, para ficar em apenas algumas categorias. Nosso bem estar e a saúde da nossa economia baseiam-se atualmente nos serviços. Atividades como a manufatura e a agricultura serão sempre necessárias, mas o fato é que existem limites para o que podemos consumir e usar, tanto de alimentos quanto de produtos. Já os serviços são amplamente experimentáveis e exploráveis, e o nosso apetite por eles será sempre ilimitado.

10 Liderando num mundo de mudança, ou em mudança?Mudança. O que está acontecendo agora e quais mudanças estão à vista?Princípios. A quais princípios eu posso recorrer para fazer as melhores escolhas?Escolha. Quais as minhas escolhas e a que resultados elas levam? Liderando num mundo de mudança, ou em mudança?Mudança. O que está acontecendo agora e quais mudanças estão à vista?Princípios. A quais princípios eu posso recorrer para fazer as melhores escolhas?Escolha. Quais as minhas escolhas e a que resultados elas levam?

11 O papel dos serviços na economia professormarcossilva@terra.com.br “Os serviços estão no centro da atividade econômica de qualquer sociedade” Serviços de infra estrutura são pré-requisitos para evolução até a industrialização. Na economia industrializada serviços são mais baratos e eficientes. Empresas de serviços são mais focadas que as de manufatura. Fundamental para funcionamento da sociedade e melhor qualidade de vida. Funções estritamente domésticas são motivos para prestação de serviços. Serviços públicos essenciais são fundamentais para que a economia prospere.

12 A importância dos Serviços na economia “ É imperativo reconhecer que os serviços não são atividades meramente periféricas, mas, sim, parte integrante da sociedade; estão presentes no cerne da economia e são fundamentais para que esta se mantenha sadia e funcional.”

13 Definição de Serviços “Muitas definições de serviços contêm um tema comum quanto a intangibilidade e consumo simultâneo.” Serviços são atos, processos e o desempenho de ações. (Valerie A. Zeithaml e Mary Jo Bitner, Services Marketing, MCGraw-Hill, New York, 1996,p.50 Um serviço é uma experiência perceptível, intangível, desenvolvida para um consumidor que desempenha o papel de co-produtor (James Fitzsimmons) Uma definição precisa de bens e serviços deve distingui-los com base em seus atributos. Um bem é um objeto físico tangível ou produto que pode ser criado e transferido;ele tem uma existência através do tempo e, desse modo, pode ser criado e usado simultaneamente ou quase simultaneamente. Embora o consumidor não possa conservar o serviço real após ele sido produzido, o efeito do serviço pode ser mantido.(Earl Sasser,R. Paul Olson e D.Daryl Wyckoff, Management of Service Operations, Alyn e bacon, Boston, 1978,p.8)


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