Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWashington de Paiva Santana Alterado mais de 8 anos atrás
1
Ministrando Programas de Liderança para Dirigentes Léo Michel Bourdon Membro do Corpo Docente para Aprendizagem Canada School of Public Service 27 de novembro de 2009 Canada School of Public Service École de la fonction publique Lições Aprendidas por um Profissional da Área
2
O que abordarei Programas de liderança: lições aprendidas Conteúdo Desenho Oferta Canada School of Public Service École de la fonction publique
3
Canada School of Public Service É a principal instituição de aprendizagem para todos os servidores do governo federal canadense em todos os níveis Produtos/serviços: - Fundamentos e cursos de conhecimentos básicos - Programas de liderança - Diversas intervenções de aprendizagem, como a aplicação do instrumento 360 Feedback Canada School of Public Service École de la fonction publique
4
Conteúdo Competências de liderança de servidores Consultas regulares Análise de necessidades Orientações da alta direção da CSPS Resultados e comentários das avaliações O quê Canada School of Public Service École de la fonction publique
5
Como Definido por especialistas de aprendizagem da CSPS Canada School of Public Service École de la fonction publique
6
Perfil de Competências de Liderança visão Valores e Ética Pensamento Estratégico Envolvimento Excelência de gestão Definições Comporta- mentos eficazes e ineficazes www.psagency-agencefp.gc.ca/tal/kcl/intro-eng.asp Canada School of Public Service École de la fonction publique
7
Uma definição genérica de liderança Um processo de influência que motiva outros a contribuir para - uma visão - uma missão - um projeto Canada School of Public Service École de la fonction publique
8
Um processo de influência Um processo é observável e pode ser aprendido Elementos-chave: autoconsciência de preferências e modelos mentais Sem fórmula desenvolver um instinto de reflexão Canada School of Public Service École de la fonction publique
9
Desenho: esclarecer objetivos de aprendizagem Savoir Transferência de conhecimentos e informações Savoir faire Aprendizagem técnica Fórmulas práticas Melhores práticas Savoir être Aprendizagem transformacional que estimula comportamentos alinhados a metas e valores corporativos Canada School of Public Service École de la fonction publique
10
1 Desenho: Duração de Programas Transformacionais de Aprendizagem Duração do programa: – programas curtos, com duração de 2 a 3 dias, que se prestam bem à transferência de conhecimentos e melhores práticas – são necessários pelo menos 5 dias para desenvolver insights de autopercepção que levem a uma decisão pessoal de iniciar mudanças Desenvolvimento de lideranças = uma jornada contínua de aprendizagem Canada School of Public Service École de la fonction publique du Canada
11
Lições aprendidas: aprendizagem transformacional Impacto sobre avaliações Desenvolvimento de um instinto de reflexão mais apurado: - Reflexos do pensamento estratégico - Ver o mundo em termos da gestão de polaridades e não da resolução de problemas Canada School of Public Service École de la fonction publique
12
Lições aprendidas: metodologia Ambiente seguro mas desafiador Combinação diversificada de participantes Debate sobre dados dos instrumentos psicométricos Canada School of Public Service École de la fonction publique
13
2 Processo da Aprendizagem Baseada na Experiência David Kolb Experiência Concreta Experimentação Ativa Observação Reflexiva Conceitualização Abstrata Acomodador Divergente ConvergenteAssimilador Canada School of Public Service École de la fonction publique du Canada
14
Oferta Combinação de recursos internos e externos Para programas de liderança transformacional, é fundamental selecionar o facilitador certo. Ele(a) deve compreender: - o setor público, atores-chave - o quadro geral - processos de desenvolvimento pessoal Canada School of Public Service École de la fonction publique
15
3 Oferta: o facilitador como um modelo exemplar Molda atitudes e comportamentos que estimulam os participantes a se abrir, revelar-se e assumir riscos Relaciona-se com indivíduos com autenticidade; ouve/reage sem julgar Tem maturidade, tolera a ambiguidade e sente-se à vontade em ser “vulnerável” Canada School of Public Service École de la fonction publique du Canada
16
A intervenção da aprendizagem: apenas uma das etapas da jornada Reflexão Que leva a um plano Ação Apoio Mais aprendizagem Crescimento e aprendizagem adicional Canada School of Public Service École de la fonction publique
17
“Para fazer é preciso ser” Lao Tzu Michel. Bourdon@csps-efpc.gc.ca Canada School of Public Service École de la fonction publique
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.