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PublicouJudite Silva da Rocha Alterado mais de 8 anos atrás
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Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010
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CONTEXTO INVESTIGADO: Escola Municipal Crispim Pereira Alencar; Desenvolvido em outubro de 2009 a fevereiro de 2010.
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PROBLEMÁTICA: Baixos índices apresentado no resultado da prova Brasil nos últimos anos, deixando a Escola Crispim abaixo da média no IDEB.
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OBJETIVO GERAL: Elevar o nível de aprendizagem dos alunos com baixo desempenho nas séries avaliadas pela prova Brasil, melhorando os indicadores da escola apresentados no resultado do IDEB.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender a avaliação da educação básica na perspectiva do Estado Avaliador como mecanismo que gera informações referentes às positividades e fragilidades da escola; Oferecer instrumentos que possam elevar a aprendizagem dos alunos de 2º ano, 5º ano e 9º ano nos resultados da prova Brasil.
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TIPO DE PESQUISA: Pesquisa ação. INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Coleta de dados; Questionários ; Palestras; Reuniões; Simulados nos parâmetros da prova Brasil.
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Ficou evidente que os alunos tiveram avanços significativos, pois melhorou as dificuldades de leitura. contudo o trabalho terá continuidade durante o ano de 2010, pois apesar dos esforços ainda se faz necessário a continuidade do trabalho para que os objetivos possam ser realmente alcançados e os alunos após uma nova avaliação externa consigam uma média mais elevada.
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BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental. Volume 2. Secretaria. Brasília, 2001. FEITOSA, R. M. M. A Utilização dos Indicadores: Desenvolvimento da Educação (PDE). SP. Ação Educativa, 2007. FREITAS, Luiz Carlos. Critica da Organização do Trabalho pedagógico e da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Saraiva, 1996. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. S.P: Cortez 1995. Didática. 7ª Ed. Campinas – SP, Papirus Editora, 1995. OLIVEIRA, J.B. A; E CASTRO Cláudio M. Relatório Tele curso. Rio de Janeiro Fundação Roberto Marinho Ano 2001. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialético- Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. S. P. Libertad. 1994.
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