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Variáveis Preditoras de Evasão em Cursos a Distância

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Apresentação em tema: "Variáveis Preditoras de Evasão em Cursos a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Variáveis Preditoras de Evasão em Cursos a Distância
Amanda Moura-Walter¹ Orientação: Profª. Dra. Gardênia Abbad Apoio Financeiro Parcial: CNPq ¹Integrante do PRONEX - Treinamento e Comportamento no Trabalho

2 Resumo Geral Organização Estudada e Metodologia
MSD; Coleta de Dados via web; Dois Cursos a distância; Análises Fatoriais e de Regressão Logística. Objetivos Validar Escala de Comportamentos e Atitudes do Alunos em relação a cursos a distância; Revalidar a Escala de Valor Instrumental do Treinamento no âmbito da EaD; Analisar relacionamento entre variáveis de características da clientela, características do curso, comportamentos e atitudes dos alunos em relação a cursos a distância e evasão. Principais Resultados Escalas válidas e confiáveis; Alunos que fizeram cursos a distância anteriormente e que responderam mais favoravelmente com relação aos fatores intrínsecos e extrínsecos positivos relacionados a cursos a distância foram os que menos evadiram. Em oposição, os indivíduos que responderam mais favoravelmente aos fatores intrínsecos e extrínsecos negativos relacionados a cursos a distância foram os que mais evadiram.

3 Contextualização Revisão de Literatura Pontos principais Objetivos e componentes dos modelos Método Resultados e Discussão Considerações Finais Limitações e Contribuições da pesquisa Agenda Apresentação

4 Cenário Atual Trabalhos Complexos Mundo do Trabalho
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Cenário Atual Mundo do Trabalho Trabalhos Complexos Inovações Tecnológicas (NTICs) Competitividade Incertezas e Mudanças Organizações Indivíduos Competências múltiplas e mais sofisticadas Vantagem Competitiva Ações de TD&E

5 Discussão Conceitual Educação Desenvolvimento Treinamento Instrução
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Educação Desenvolvimento Treinamento Instrução Informação Discussão Conceitual Todas as ações visam promover e acelerar o processo de aprendizagem nas organizações Ações complementares e com limites sutis (Vargas & Abbad, 2006)

6 Educação a Distância (EaD)
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados E Discussão Considerações Finais Educação a Distância (EaD) EaD Ferramenta estratégica e elemento fundamental no âmbito da educação (Belloni, 2003); Forma de atender necessidades educacionais que dificilmente seriam supridas pelas formas mais tradicionais de ensino (Laaser, 1997). Separação física entre professor e aluno; Gerenciamento da aprendizagem pelo aluno; Mediação da relação professor-aluno por algum recurso tecnológico; Flexibilidade de conteúdos. Principais Características da EaD:

7 Educação a Distância (EaD)
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados E Discussão Considerações Finais Educação a Distância (EaD) EaD demanda nova forma de pensar no processo de educação novas formas de interação; Interação: abrange relacionamentos recíprocos entre pessoas e entre pessoas e máquinas/material pedagógico. Estudante Conteúdo Professor Estudante-Conteúdo Estudante-Professor Conteúdo - Professor Estudante-Estudante Professor-Professor Conteúdo-Conteúdo Aprendizagem profunda e significativa Fonte: Anderson & Garrison (1996), citado por Anderson (2003)

8 Modelos de Avaliação de Treinamento
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Modelos de Avaliação de Treinamento Diferenças entre Treinamentos a Distância e Presencial Mudanças nos Modelos de Avaliação de Treinamentos e nos Instrumentos de Coleta de Dados Modelos Referência no Brasil: MAIS (Borges-Andrade, 1982) Impact (Abbad, 1999) Avaliação de Cursos a Distância: Poucos modelos Poucos estudos sobre evasão (Abbad, Carvalho & Zerbini, 2006; Sallorenzo, Abbad, Botelho & Silva, 2004).

9 Características da Clientela
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Características da Clientela Necessidade de estudos sobre quais características da clientela influenciam os níveis de evasão em ações educacionais a distância (Parker, 1995); Idade e gênero, como preditores de evasão, tem ainda resultados limitados e inconclusivos (Parker, 1999; Whittington, 1995); Poucos estudos analisando a fonte de pagamento do curso e evasão (Parker, 1999) Cursos a distância completados previamente e evasão: poucos estudos, mas com correlação positiva (Parker, 1999; Eisenberg & Dowsett, 1990; Ehrman, 1990 citado por Parker, 1999).

10 Características da Clientela (Cont.)
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Características da Clientela (Cont.) Variáveis motivacionais maior poder preditivo de resultados de treinamento (Salas & Cannon-Bowers, 2001; Colquitt, LePine & Noe, 2000 e Warr & Bunce, 1995) Valor Instrumental do Treinamento:valência (importância) e instrumentalidade (utilidade) (Pilati, 2004; Lacerda, 2002 e Brauer, 2005)

11 Características do Treinamento
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Características do Treinamento Poucas pesquisas sobre Características do Treinamento (Salas & Cannon-Bowers, 2001; Borges-Andrade & Abbad, 1996; Abbad, Pantoja & Pilati, 2001; Abbad, Carvalho & Zerbini, 2006) Nível de participação do aluno em atividades presenciais face a face estava associado ao nível de abandono do curso (Shin & Kim, 1999). Concluintes Mais participaram

12 Literatura Nacional e Internacional
Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Evasão Altas taxas de evasão (Shin e Kim, 1999; Xenos et al., 2002). Estudos inconclusivos e de difícil generalização em função de incosistência teórica e confusão conceitual (Whittingon, 1995; Tresman, 2002) Literatura Nacional e Internacional Ensino Superior Organizações Objetivos, resultados, necessidades do alunos, nível de envolvimento social e intelectual distintos Esferas acadêmicas, funcional e pessoal se complementam (Vargas, 2004; Brauer, 2005; Abbad, Carvalho e Zerbini, 2006, Henke e Hussum, 2000)

13 Evasão Múltiplos fatores referentes tanto ao indivíduo, características do curso e contexto de estudo (Xenos, Pierrakeas e Pintelas, 2002; Wang, Foucar-Szocki, Griffin, O’Connor e Sceiford, 2003; Shin e Kim, 1999; Amidani, 2004; Cookson, 1990; Yukselturk e Inan, 2006; Parker, 1995, 1999; Ngoma, Simwanza e Makunka, 2004; Abbad, Carvalho e Zerbini, 2006; Coelho, 2003; Pierrakeas, Xenos, Panagiatakopoulos e Verdigis, 2004) Necessidade de desenvolvimento de pesquisas que investiguem variáveis preditoras de evasão e desenvolvimento de modelos teóricos válidos para a explicação do fenômeno. Contextualização Revisão de Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

14 Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Estudo 1 - Construir e validar estatísticamente a Escala de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância; Estudo 2 - Revalidar estatísticamente a Escala de Valor Instrumental do Treinamento, no âmbito da EaD; Estudo 3 – Analisar o relacionamento entre as variáveis: Características da Clientela (idade, gênero, participação anterior em curso a distância, pagamento do curso pelo aluno e valor instrumental do treinamento) Características do curso (totalmente a distância ou semipresencial) Comportamento e atitudes do aluno em relação a cursos a distância Objetivos Variável Critério Evasão

15 Modelo de Pesquisa Variáveis Preditoras (VIs) Variável Critério (VD)
Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados Discussão e Considerações Finais e Discussão 1. Características da Clientela Gênero Idade Participação anterior em curso a distância Pagamento do curso pelo aluno Valor Instrumental do Treinamento Variáveis Preditoras (VIs) Variável Critério (VD) 2. Características do Curso Curso totalmente a distância X Curso semi-presencial 4. Evasão 3. Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância Modelo de Pesquisa

16 Definição dos Componentes do Modelo
Características da Clientela Dados demográficos e pessoais: idade, gênero, participação anterior do aluno em curso a distância e pagamento do curso pelo aluno; Valor Instrumental do Treinamento: entendido em termos de valência e instrumentalidade e diz respeito à importância/valorização dada pelo indivíduo às conseqüências/resultados que obterá por meio de sua participação no curso (valência) e o quanto fazer o curso ajudará o indivíduo a obter conseqüências/resultados que deseja (instrumentalidade). Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

17 Definição dos Componentes do Modelo
Características do Curso Refere-se à modalidade do curso: totalmente a distância ou a distância com encontros presenciais (semi-presencial). Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância Refere-se a fatores facilitadores e dificultadores que podem ser encontrados por alunos que realizam cursos nessa modalidade e a forma como as pessoas se comportam e reagem diante desses fatores. Evasão Refere-se ao abandono dos alunos que se matricularam nos cursos analisados, que não cumpriram todos os requisitos e, portanto, não concluíram os cursos dentro do prazo previsto Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

18 MSD Tecnologia Educacional
Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Organização: MSD Tecnologia Educacional Atende todo o Brasil; Cursos técnicos (com certificação pelo MEC) e cursos corporativos a distância; Equipe de desenvolvimento composta por 30 profissionais de diferentes áreas: criação e roteiro, artes visuais, webdesign, comunicação, informática, pedagogia e psicologia (

19 Cursos Analisados Cursos corporativos, oferecidos em parceria com a MSD e a Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB) Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

20 Amostras dos Estudos 1, 2 e 3 Estudo 1 Estudo 2 Estudo 3 Gênero
Estudo 1 Estudo 2 Estudo 3 Gênero 50,0% Homens 49,5% Mulheres 50,0% Homens 47,8% Mulheres 51,0% Homens 49,0% Mulheres Estado Civil 33,4% Solteiro 35,7% Casado 32,6% Solteiro 34,8% Casado 33,1% Solteiro 35,6% Casado Idade 29-30 anos - 24% 29-30 anos - 23,2% 29-30 anos - 23,7% Média 36,9 (DP  10,6) Média 38,5 (DP  11,7) Média 37,1 (DP  10,8) Evadidos 23,2% 22,1% 22,5% N* 479 448 435 * Tamanho da amostra Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

21 Construção do Instrumento
1ª Etapa: Construção do Instrumento de Comportamentos e Atitudes do Aluno com Relação a Cursos a Distância Grupo focal: 06 participantes - coordenadores e tutores da MSD e CACB, 16 Entrevistas semi-estruturadas com alunos evadidos e concluintes, por telefone Revisão de literatura na área de Evasão 3 oficinas de trabalho com o Grupo de Pesquisa Impacto 2ª Etapa: Validação Semântica Entrevistas com 10 pessoas com escolaridade igual ou superior ao segundo grau completo. Análise do questionários por 2 funcionários da MSD e CACB Instrumento Final 22 itens Escala tipo likert 0 – Discordo totalmente a 10 – Concordo totalmente Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

22 Instrumentos e Medidas
Descrição do Instrumento Número de Itens Roteiro de Análise do Material Didático Tabela de Objetivos instrucionais Estratégias instrucionais Exercícios Planejamento de atividades Seqüência do ensino Fontes de informação Informações gerais sobre o curso 39 itens fechados 1 item aberto (observações) Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância Comportamentos e atitudes de alunos diante de fatores facilitadores e dificultadores que podem ser encontrados por alunos que realizam cursos a distância. 22 itens 11 itens relacionados a características demográficas. Valor Instrumental do Treinamento Importância dada pelo treinando às conseqüências/ resultados que obterá por meio da sua participação no curso e utilidade do curso para o alcance desses resultados. 14 itens de importância 14 itens de utilidade Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

23 Procedimentos de Coleta de Dados
Fevereiro a Abril de 2006; Dados pessoais – MSD; Análise qualitativa do material didático; Coleta totalmente via internet: envio de e instrumentos digitalizados, hospedados em página HTML Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

24 Procedimentos de Análise de Dados
Análises exploratórias - verificar inconsistências ou falhas na importação dos dados, casos omissos, distribuição das variáveis e tamanho da amostra. Estudo 1 e 2 - Validação Estatística de Instrumentos Análise dos Componentes Principais (PC) - identificar o número de fatores, a presença de multicolinearidade e fatorabilidade da matriz de dados- KMO. Foram analisados: matriz de correlações, valores próprios, scree plot e significância teórica. Análise paralela de Horn – auxílio na determinação do número de fatores; Análises dos eixos principais (PAF) - investigar as estruturas fatoriais dos instrumentos. Alpha de Cronbach. Estudo 3 - Análise do relacionamento entre variáveis Análises não paramétricas (qui-quadrado e Teste t) Análises de regressão logística, método enter. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

25 Estudo 1 - Validação da Escala de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância
Fatores Nº de Itens Valor Próprio Cargas Fatoriais Item com maior carga Fatores Intrínsecos e Extrínsecos Positivos Relacionados a Cursos a Distância 13 5,078 0,62 a 0,39 "Procurei ler os materiais que informavam sobre as características do curso, prazos e atividades previstas" 0,80 Fatores Intrínsecos e Extrínsecos Negativos Relacionados a Cursos a Distância 7 3,484 0,86 a 0,48 "Senti falta da presença física de outros alunos" 0,79 Número total de itens 20 KMO = 0,78 Variância Explicada 38,9% Total de Itens Eliminados = 2 Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

26 Discussão – Estudo 1 Instrumento válido e confiável;
Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais Discussão – Estudo 1 Instrumento válido e confiável; Ampliar escala para verificação da estrutura: dois itens eliminados na fatorial; Nova escala para análise da evasão: mensuração de como os treinandos se comportam e reagem diante de certas características e contextos relacionados a EaD; Grande quantidade de dados omissos: falha na definição do conceito de evasão; Aplicação em outros contextos, clientelas e amostras maiores.

27 Estudo 2 – Validação da Escala de Valor Instrumental do Treinamento – Valência e Instrumentalidade
Fatores Nº de Itens Valor Próprio Cargas Fatoriais Item com maior carga Valência 14 5,811 0,76 a 0,49 “”Sentir-me mais valorizado pelo meu grupo de trabalho” 0,90 Variância Explicada 39,97% KMO = 0,90 Fatores Nº de Itens Valor Próprio Cargas Fatoriais Item com maior carga Instrumentalidade 14 5,596 0,74 a 0,52 “”Sentir-me mais valorizado pelo meu grupo de trabalho” 0,90 Variância Explicada 39,97% KMO = 0,90 Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

28 Discussão – Estudo 2 Instrumentos válidos e confiáveis, com estruturas empíricas semelhantes ao encontrado em outro estudos (Pilati, 2004); Sugere-se a construção de itens relacionados a expectância, para que seja possível a análise do modelo multiplicativo denominado força motivacional, conforme proposto por Vroom (1964). Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

29 Estudo 3 – Modelo de Regressão Logística
Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

30 Discussão – Estudo 3 Idade e gênero: não foram preditoras de evasão. Não corroboram os achados de Xenos et al. (2002), Beaty (1994) citado por Whittington (1995), Riddle (1995) citado por Whittington (1995) e Wang et al. (2003) Idade e gênero como indicadores de evasão ainda apresentam resultados inconclusivos; Pagamento do curso: não foi preditor de evasão. Corroboram os achados de Parker (1999). No entanto, sugere-se a realização de mais pesquisas, com diferentes valores de curso e diferente poder aquisitivo da clientela. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

31 Discussão – Estudo 3 Valor Instrumental do Treinamento: não foi explicativa de evasão. Dados encontrados não corroboram estudos que encontram variáveis motivacionais como forte preditoras de resultados de treinamento (Lacerda, 2002, Pilati, 2004, Abbad et. al, 2002; Zerbini, 2003; Salas & Cannon-Bowers, 2001). Cursos Analisados = mecanismos de atualização e aprimoramento  ferramentas imprescindíveis para a realização do trabalho. Sugestão: analisar essa variável relacionada a recompensas de maior magnitude. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

32 Discussão – Estudo 3 Cursos a distância realizados anteriormente: correlação negativa com evasão. Dados corroboram outros encontrados em pesquisas na área (Eisenberg & Dowsett, 1990; Ehrman, 1990 citado por Parker, 1999). Atenção especial para alunos “calouros” na modalidade de EaD. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

33 Discussão – Estudo 3 Alunos que fizeram cursos a distância anteriormente e indivíduos que responderam mais favoravelmente com relação aos fatores intrínsecos e extrínsecos positivos relacionados a cursos a distância foram os que menos evadiram. Em oposição, os indivíduos que responderam mais favoravelmente aos fatores intrínsecos e extrínsecos negativos relacionados a cursos a distância foram os que mais evadiram. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

34 Discussão – Estudo 3 Exemplos de itens relacionados a fatores intrísecos e extrínsecos positivos: Facilidade em realizar o curso a distância; Elaboração de plano de estudos; Sentimento de apoio pelo tutor/professor; Busca de informações sobre o curso. Exemplos de itens relacionados a fatores intrísecos e extrínsecos negativos: Falta de contato virtual; Dificuldade em utilizar os recursos eletrônicos; Falta de presença física de outros alunos. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

35 Diminuição da Distância Transacional
Discussão – Estudo 3 Como estudar a distância? Como utilizar as ferramentas disponíveis? Como estruturar as interações? Quais serviços de apoio disponibilizar? Diminuição da Distância Transacional (Galusha, 1997; Anderson, 2003) Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

36 Limitações da Pesquisa
Grande quantidade de dados omissos, ocasionadas, possivelmente, pela consideração inadequada de estudantes que abandonam o curso como evadidos; Número reduzido da amostra para validação da escala de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a distância; Ausência de comparação mais detalhadas dos dados dos cursos de Mediação e Arbitragem e Formação de Consultores; Não inclusão de variáveis individuais e de suporte que poderiam aumentar a explicação dos modelos de predição de evasão, tais como, hábitos de estudo e locus de controle; Pouca ênfase atribuída aos dados qualitativos extraídos da análise dos materiais do curso nesta pesquisa; Aplicação do questionário apenas em uma empresa o que implica em restrições à generalidade dos achados. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

37 Contribuições da Pesquisa
Revalidação da Escala de Valor Instrumental do Treinamento; Construção e validação estatística de uma nova escala que se mostrou boa preditora de evasão em cursos a distância; A utilização de metodologia qualitativa, com as técnicas de grupo focal e entrevistas para a construção do questionário, além da análise de literatura; Dados coletados e medidas construídas diretamente na esfera organizacional, o que enriquece a possível generalização para ambientes corporativos; Ampla revisão de literatura. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

38 Agenda de Pesquisa Aplicar os instrumentos desta pesquisa em outros contextos, cursos e clientelas; Aprimorar a medida de Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância; Aprimorar o instrumento de Valor Instrumental do Treinamento, criando-se itens para a medição da expectância e posterior cálculo da força motivacional do treinamento (Valência X Instrumentalidade X Expectância); Verificar se cursos semipresenciais e totalmente a distância estão relacionados a predição de evasão; Relacionar outras variáveis demográficas tais como locus de controle e hábitos de estudo, na predição de evasão; Combinar pesquisa quantitativa e qualitativa na análise dos resultados. Contextualização Literatura Objetivos e Modelo Método Resultados e Discussão Considerações Finais

39 Obrigada!


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