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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO
PETRÓLEO BRASILEIRO SA - PETROBRAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL (BSC) NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO APRESENTAÇÃO PARA O INDE RJ 12/05/04

2 A COMPANHIA PETROBRAS é uma Companhia de energia integrada
Áreas de Negócios: - Exploração e Produção - Gás & Energia - Abastecimento (Refino, Marketing e Comercialização, Logística e Planejamento, Transpetro e Petroquímica) - Internacional - Distribuição Operando no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Colombia, Bolivia e África Ocidental. A Petrobras é líder mundial em Exploracão e Produção em águas profundas.

3 ORGANIZAÇÃO CONSELHO FISCAL CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO
AUDITORIA INTERNA DIREÇÃO EXECUTIVA COMITÊ DE NEGOCIOS ESTRATEGIA PRESIDENTE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE GESTÃO DESEMPENHO EMPRESARIAL JURÍDICO NOVOS NEGÓCIOS GAB. DO PRESIDENTE SECRETARIA GERAL COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL RECURSOS HUMANOS FINANCEIRA E&P GÁS & ENERGIA BR ABASTECIMENTO INTERNACIONAL SERVIÇOS

4 FINANÇAS – 2003 Vendas 131.988 Lucro Líquido 17.795 EBITDA 32.615
Valor de Mercado 87,5 (bilhões) Investimento ROCE 24 % Em milhões de R$

5 1999 – UMA NOVA ESTRATÉGIA A HISTÓRIA RECENTE
- A PETROBRAS operou o monopólio no setor petrolífero no Brasil de 1954 até 1998 (E&P e Downstream) A missão da Petrobras era de abastecer o país aos menores custos para a sociedade. 1999 – UMA NOVA ESTRATÉGIA

6 ESTRATÉGIA – RENTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CRESCIMENTO
CONSOLIDAR VANTAGENS COMPETITIVAS NO MERCADO DOMÉSTICOS DE PETRÓLEO E DERIVADOS LIDERAR O MERCADO BRASILEIRO DE GÁS NATURAL ATUANDO DE FORMA INTEGRADA NO MERCADO DE ENERGIA EXPANDIR ATUAÇÃO INTERNACIONAL CRESCIMENTO

7 Missão “Atuar de forma segura e rentável nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando os interesses dos seus acionistas e contribuindo para o desenvolvimento do País” Visão 2010 A Petrobras será uma empresa de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e responsabilidade social

8 BALANCED SCORECARD - BSC
CUMPRINDO AS METAS Principais Desafios  implementar a estratégia  monitorar a implantação  fazer com que a estratégia seja o objetivo de todos na organização  consolidar a companhia com SFO (Strategic Focus Organization) BALANCED SCORECARD - BSC

9 BSC NA PETROBRAS Primeiros Estudos: 1998 Nova Estratégia: 1999
Plano Estratégico: Novo Modelo de Gestão e Organização – Áreas de Negócio e Unidades de Negócio: “Agenda de Mudança”: Projeto “Avaliação de Desempenho Empresarial (BSC)”

10 BSC COMO UMA SOLUÇÃO Critérios:
- Análise nas questões estratégicas da corporação - Revisão crítica nas estratégias - Relacionando as estratégias aos objetivos a longo prazo, orçamento, … - Integração com outros sistemas (consequência, plano de negócios a curto prazo, …) - Clara compreensão da estratégia para a organização como um todo (comunicação)

11 HISTÓRICO DO BSC NA PETROBRAS
Formação de Grupo de Trabalho com o objetivo de propor o modelo de Avaliação de Desempenho Melhor metodologia encontrada: Balanced Scorecard (BSC) Critérios utilizados para a análise e seleção da metodologia : Análise nas questões estratégicas da corporação; Análise crítica do Planejamento Estratégico; Relacionamento objetivos estratégicos , metas de longo prazo e orçamento; Integração com outros sistemas (ex.: conseqüência); e Comunicação da estratégia para toda a organização

12 O BALANCED SCORECARD O Balanced Scorecard é um modelo que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais, que direcionam comportamentos e o desempenho

13 Objetivos do BSC O BALANCED SCORECARD
Traduzir a estratégia em termos operacionais; Garantir que os componentes da estratégia (Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas) estejam alinhados e vinculados; Comunicar a estratégia à toda a organização; Formar a base de um processo de gestão estratégica eficaz e integrado.

14 Objetivos a serem alcançados
Iniciativas Estratégicas BSC Objetivos a serem alcançados Indicadores Metas Iniciativas Estratégicas Planejamento Estratégico GAP

15 Processo em seis etapas para o desenvolvimento do Balanced Scorecard
PRINCIPAIS ETAPAS Processo em seis etapas para o desenvolvimento do Balanced Scorecard Passo 1 Passo 3 Passo 5 Classificação dos objetivos estratégicos nas perspectivas Eleger as perspectivas ou dimensões a serem utilizadas Selecionar Iniciativas prioritárias Passo 6 Passo 2 Passo 4 Plano de Implementação do desdobramento e execução Identificação dos objetivos estratégicos por Área de Negócio Identificar os Indicadores por objetivos estratégicos Aproximadamente 9 semanas

16 6 painéis corporativos: Corporativo, E&P, Abastecimento, Distribuição,
A IMPLANTAÇÃO  Contratação da Symnetics Business Transformation  Alcance do Projeto: Sistema Petrobras Etapa Duração (mês) Produtos I 5 6 painéis corporativos: Corporativo, E&P, Abastecimento, Distribuição, Gás e Energia, e Internacional II 12 80 painéis referentes às: Unidades de Negócio, Unidades Corporativas, Área Financeira e suas Unidades; Área de Serviço e suas Unidades

17 Processo de Contratação
OBJETIVO: Definir e desenvolver o processo de implementação da metodologia escolhida Licitação na Modalidade Convite Licitação tipo técnica e preço; Somente seriam classificadas tecnicamente as consultorias que obtivessem rendimento técnico acima de 80% da pontuação total. Empresas convidadas Price Watherhouse; Symnetics Business Transformation; KPMG Consulting; Arthur Andersen Empresa Vencedora Symnetics Business Transformation

18 IMPLEMENTANDO O BSC ± 700 participantes Direção: 20
Treinamento: empregados Equipes de Desenvolvimento: 177 (empregados e consultores) Workshop: Entrevistas: Direção: Diretores Gerentes, Gerentes Executivos, Gerentes Gerais, Gerentes: 1500 ± 700 participantes

19 OS NÚMEROS DO PROJETO Média Petrobras (por painel) 19 30 15
Relação Indicadores/Objetivos: 1,58

20 Objetivos Petrobras Indicadores Petrobras Financeira 13% Mercado 18%
Procesos Internos 48% Aprendizado 21% Financeira 14% Mercado 17% Procesos Internos 52% Aprendizado 18%

21 ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
PROBLEMA: Como garantir a integridade do desdobramento da estratégia? BSC Corporativo(1) BSC Áreas de Negócio (5) BSC de Unidades Corporativas, Área Financeira, Serviços e suas Unidades (22) BSC de Segmentos de Negócio (10) BSC Unidades de Negócio (48)

22 GERENCIANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO BSC
GARANTIA DE INTEGRIDADE - Gerenciamento Integrado  Petrobras e Symnetics (reuniões semanais) Coordenação e Participação em todos os workshops  Controle de qualidade do processo e dos produtos  Design Center (BSCOL)  Patrocínio e validação dos “números 1”

23 Integração dos objetivos
Desdobrados de todos os painéis Desdobrado para um grupo de painéis Desdobrado para um Painel Específico Alinhamento Vertical Alinhamento Horizontal

24 Fórum de Indicadores (metadados) ambiente para:
discussão; conceituação; validação; comunicação dos indicadores estratégicos da PETROBRAS.

25 Design Center

26

27 Necessidade de uma ferramenta de colaboração
Acompanhamento das Iniciativas Estratégicas (eRoom) Requisitos: Armazenar, acessar, avaliar, disponibilizar e administrar uma grande quantidade de informações em um ambiente seguro Web (± Iniciativas Estratégicas) Coordenar e acompanhar iniciativas e planos de ação Promover integração e comunicação entre participantes do painel Permitir consolidação por painel ou grupos de painéis de desempenho Necessidade de uma ferramenta de colaboração para acompanhar o desenvolvimento das iniciativas estratégicas e planos de ação

28

29 COMUNICAÇÃO Palestra Robert Kaplan (15/Ago/2001);
Palestra David Norton (20/Fev/2002); Apresentação do Case Gerdau no Comitê de Negócios (01/Nov/2001); Site Intranet; Kit BSC (fita da palestra do Kaplan + Livro) para Diretores, Diretores-Gerentes, Gerentes Executivos e Gerais; Folder do Projeto Vídeo com apresentação dos mapas corporativos das AN´s; Vídeos: Depoimentos dos diretores das AN´s sobre o processo de construção do BSC e resultados.

30 7 - STATUS E BENEFÍCIOS Implementados 86 painéis de desempenho (BSC)
Acompanhamento do desempenho estratégico - Reuniões corporativas do Comitê de Negócios - Reuniões das Áreas de Negócios

31 BENEFÍCIOS IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGICA
Comunicar a estratégia na organização Promover o comprometimento e o consenso dos executivos com as metas Integrar o processo de gerenciamento estratégico Foco nas questões críticas Reuniões estratégicas IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGICA

32 8 - PRÓXIMOS PASSOS Consolidar os cinco princípios de uma SFO
Tornar a gestão estratégica como um processo contínuo Alinhar a discussão estratégica com as reuniões estratégicas de performance, em todos os níveis Aperfeiçoar o processo de elaboração e de acompanhamento das Iniciativas Estratégicas Alinhar os sistemas de remuneração e reconhecimento com o BSC  ? Manter o processo de desdobramento

33 9 - Desafios 9.1 - Processo de Aprendizado de Reunião Estratégica
Revisão dos tópicos estratégicos (20%) PRESENTE (Aprendizado pontual) Discutir implicações (40%) Revisar performance Fornecer input para tópicos estratégicos que estão sendo trabalhados atualmente Dialogar sobre performance explicar anomalias sugerir soluções identificar tópicos Identificar tópicos estratégicos para descrição na próxima reunião do grupo Revisar performance dos dados (disponíveis on-line) (60%) (30%) (10%) FUTURO (Aprendizado contínuo) REUNIÕES MENSAIS ENTRE AS REUNIÕES REUNIÕES ESTRATÉGICAS

34 Maria Lucia Pacheco de Mattos Avaliação de Desempenho Empresarial
OBRIGADA Maria Lucia Pacheco de Mattos Avaliação de Desempenho Empresarial


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