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Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.

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1 Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL

2 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Estratégia implementada por uma organização que opera em múltiplos setores (categorias) ou mercado simultaneamente” 1)– Defina o conceito de diversificação corporativa.

3 Administração Estratégica II Administração Estratégica II 2) – Apresente os tipos de diversificação corporativa que podem ser implantadas por uma organização. Descreva os conceitos de cada tipo de estratégia de diversificação. DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA LIMITADA; Uma empresa implementa uma estratégia de diversificação corporativa limitada quando todas ou a maior parte de suas atividades de negócio se enquadram em um único setor. DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA RELACIONADA; Uma empresa implementa uma estratégia de diversificação corporativa relacionada quando começa a atuar em negócios em mais de um mercado ou com mais de um produto, passando de uma empresa de negócio único ou dominante para adotar níveis mais elevados de diversificação corporativa”. DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA NÃO RELACIONADA; “Empresas que implementam uma estratégia de diversificação corporativa não relacionada, operam em diferentes negócios sem nenhum vínculo entre os mesmos.”

4 Administração Estratégica II Administração Estratégica II - Negócio único = 95% ou mais da receita da empresa vêm de um único negócio 3) – Apresente os modelos de diversificação corporativa limitada. - Negócio dominante = entre 70% e 95%da receita da empresa vêm de um único negócio

5 Administração Estratégica II Administração Estratégica II - Relacionada restrita = menos de 70% da receita da empresa vem de um único negócio e diferentes negócios compartilham numerosos vínculos; 4) – Apresente os modelos de diversificação corporativa relacionada. - Relacionada vinculada = menos de 70% da receita da empresa vem de um único negócio e diferentes negócios compartilham de apenas alguns vínculos;

6 Administração Estratégica II Administração Estratégica II - Diversificação não-relacionada = menos de 70% da receita da empresa vem de um único negócio, e existem poucos, ou nenhum vínculos entre os diferentes negócios. 5) – Apresente os modelos de diversificação corporativa não relacionada.

7 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Criar valor econômico para a empresa a partir da: - Exploração de economias operacionais; - Exploração de economias financeiras; - Exploração de fatores anti-competitivos. 6) – Cite a principal razão que motiva a implementação da estratégia de diversificação corporativa nas organizações

8 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Estratégia na qual duas ou mais organizações independentes cooperam no desenvolvimento, na produção ou na venda de seus produtos e serviços. 7) – Defina o conceito de alianças estratégicas.

9 Administração Estratégica II Administração Estratégica II 8) – Apresente os tipos de alianças estratégicas que podem ser implantadas por uma organização. Descreva os conceitos de cada tipo de aliança estratégica. ALIANÇA SEM PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA; A cooperação entre empresas é administrada diretamente por meio de contratos entre as partes sem participação acionária ou a criação de uma empresa independente. ALIANÇA COM PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA; A cooperação entre empresas é suplementada por investimentos em participação acionária de uma parceria na outra. As vezes esses investimentos são recíprocos. JOINT VENTURE; Empresas parceiras criam uma empresa independente na qual investem. O lucro dessa empresa independente remunera às partes por seu investimento.

10 Administração Estratégica II Administração Estratégica II - Criar valor econômico para as empresas; - Explorar oportunidades; - Neutralizar ameaças; 9) – Cite as principais razões que motivam a implementação da estratégia de diversificação corporativa nas organizações.

11 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Transação na qual ativos de duas empresas semelhantes são combinados. Numa fusão, uma empresa adquire certa porcentagem dos ativos de uma segunda empresa, enquanto esta adquire simultaneamente certa porcentagem dos ativos da primeira empresa. (BARNEY, 2007) 10) – Defina o conceito de fusões corporativa.

12 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Transação na qual uma empresa adquire outra organização Esta compra pode ocorrer a partir de recursos da própria organização, recursos financiados, oferecimento de ações para a segunda empresa ou utilização de todas estas alternativas. (BARNEY, 2007) 11) – Defina o conceito de aquisições corporativa.

13 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Segundo Padoveze (2003), balanced scorecard é um sistema de informação para o gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não-financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. Tradução literal: “Equilibrado cartão de marcação” ou “Cartão de marcação balanceado” 12) – Defina o conceito de Balanced scorecard.

14 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Medição de desempenho do negócio para o controle e o alinhamento estratégico da organização visando: – Obter clareza, proporcionar foco e consenso sobre a estratégia do negócio; – Desenvolver a liderança da alta direção e educar a organização e promover aperfeiçoamento; – Alinhar programas e investimentos; – Tornar a estratégia clara para toda a organização; – Direcionar o processo de alocação de recursos e capital; 13) – Descreva os objetivos do Balance Scorecard para uma organização: Permite aos gestores visualizar e desdobrar as estratégias em quatro perspectivas equilibradas: - Financeira; - Dos clientes; - Dos processos internos; - Do aprendizado e crescimento.

15 Administração Estratégica II Administração Estratégica II A perspectiva financeira permite à empresa: - Entender que a estratégia financeira é o carro chefe de todo negócio. - Apontar se a execução da estratégia empresarial está realmente contribuindo para os resultados financeiros esperados. - Gerar retornos superiores a partir do capital investido. - Tornar os objetivos financeiros explícitos e ajustá-los nas diferentes fases do ciclo de crescimento do negócio. 14) – Apresente as perspectivas equilibradas que permitem aos gestores visualizar e desdobrar as estratégias de uma empresa. PERSPECTIVA FINANCEIRA:

16 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Medidas essenciais da perspectiva financeira: I. Retorno sobre o investimento; II. Lucratividade; III. Aumento de receita; IV. Produtividade da redução de custo.

17 Administração Estratégica II Administração Estratégica II A perspectiva dos clientes possibilita à empresa: - Alinhar suas medidas de resultado à sua satisfação; - Conquistar sua fidelidade; - Promover a retenção da marca no segmento e, com isso, aumentar a captação e lucratividade. PERSPECTIVA DO CLIENTE:

18 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Medidas essenciais da perspectiva do cliente: I. Participação de mercado; II. Captação de Clientes: mede, a intensidade com que uma unidade de negócios atrai ou conquista novos clientes; III. Retenção de Clientes: controla, a intensidade com que uma unidade de negócios retém ou mantém relacionamentos contínuos com seus clientes; IV. Satisfação dos Clientes: mede o nível de satisfação dos clientes V. Lucratividade dos Clientes: mede o lucro líquido gerado por cliente ou segmentos, depois de deduzidas as despesas específicas necessárias para sustentá-los.

19 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Tendo por base os objetivos e medidas das Perspectivas Financeiras e de Clientes, as empresas formulam os processos internos que conduzirão aos objetivos dos acionistas e clientes a partir: Processo de Inovação: Capacidade da empresa de criar e se “reinventar”; Operação: Inicia com o recebimento do pedido do cliente e termina com a entrega do produto ou serviço; Serviço Pós-venda: Trata da cadeia na qual se inclui garantia, correção de defeitos, devoluções etc. PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS:

20 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Segundo Campos (1998), o aprendizado e crescimento são as forças que vão mover a empresa para criar a infra-estrutura que a organização precisa para alcançar os ambiciosos objetivos definidos nas perspectivas financeiras, dos clientes e dos processos internos. PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO:

21 Administração Estratégica II Administração Estratégica II Medidas essenciais do aprendizado e crescimento: I. Satisfação dos funcionários; II. Retenção de funcionários; III. Lucratividade por funcionário; IV. Produtividade por funcionário.

22 Administração Estratégica II Administração Estratégica II MAPA ESTRATÉGICO São mapas que permitem visualizar os diferentes itens do BSC de uma organização, numa cadeia de causa-efeito que conecta os resultados almejados com os respectivos impulsores 15) – Apresente o conceito de mapa estratégico.

23 Administração Estratégica II Administração Estratégica II O que deve ser alcançado para o seu sucesso OBJETIVOSINDICADORESMETASAÇÕES Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo Nível de desempenho ou a taxa da melhoria necessária Programas de ação necessários para se alcançar os objetivos 16) – Apresente as informações que devem ser observados para a construção de um mapa estratégico. Descreva o que cada informação deverá comunicar no mapa estratégico.


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