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Carlos Freire 2014 Marketing. Carlos Freire 2014 Marketing Avaliação ARE 1(peso 1) ARE 3 (Peso 2) Trabalhos em sala de aula 2 pontos Seminários2 pontos.

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1 Carlos Freire 2014 Marketing

2 Carlos Freire 2014 Marketing Avaliação ARE 1(peso 1) ARE 3 (Peso 2) Trabalhos em sala de aula 2 pontos Seminários2 pontos Prova Escrita6 pontos Objetiva2 pontos Dissertativa4 pontos

3 Carlos Freire 2014 Marketing Avaliação ARE 2 Provão com todas as disciplinas.

4 Carlos Freire 2014 Marketing. Aula Passada. Teorias Newtonianas x Teoria da Complexidade. Física x Biologia. Empresa Mecânica x Empresa Biológica. Capitalismo x Sustentabilidade. Marketing visando lucro não financeiro.

5 Carlos Freire 2014 Marketing Conceituando Marketing - Histórico VendaDistribuiçãoTrocaProdução Mkt massaMkt NichoCustomização Filosofia de Gestão Empresarial Planejamento e Relacionamento Marketing Digital Digital

6 Carlos Freire 2014 Marketing O que NÃO é Marketing.

7 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing NÃO É propaganda Marketing NÃO É venda

8 Carlos Freire 2014 Marketing =

9 Carlos Freire 2014 Marketing = Informação + Inteligência

10 Carlos Freire 2014 Marketing Conceituando Marketing Conceito Atual de Marketing Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. O Marketing é desenvolvido exclusivamente sobre VERDADES. Marketing é uma filosofia de gestão empresarial.

11 Carlos Freire 2014 Marketing Conceituando Marketing Marketing hoje responsabiliza-se por: Planejamento todo e qualquer planejamento da empresa ou instituição,Planejamento todo e qualquer planejamento da empresa ou instituição, Gestão de Relacionamentos: com os diversos públicos com os quais a empresa ou instituição se relaciona.Gestão de Relacionamentos: com os diversos públicos com os quais a empresa ou instituição se relaciona.

12 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing nos dias de hoje

13 Marketing para o século XXI O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações se envolvem em inúmeras atividades que podem ser chamadas de marketing. Nos dias atuais, um bom marketing, no sentido de abrangente e cumpridor do seu papel, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação. Carlos Freire 2014

14 Marketing A importância abrangente do marketing se estende à sociedade como um todo. Ele inspira aprimoramentos em produtos existentes na medida em que os profissionais de marketing inovam para melhorar a posição desses produtos no mercado. Um marketing de sucesso gera demanda por produtos, o que, por sua vez, cria postos de trabalho. “Bons profissionais de marketing estão sempre buscando novas maneiras de satisfazer os clientes e superar a concorrência”. Carlos Freire 2014 A importância do marketing

15 Carlos Freire 2014 Marketing O escopo do marketing Ao se preparar para trabalhar com marketing, você precisa entender o que é marketing, como ele funciona, por quem é feito e a que se aplica.

16 Carlos Freire 2014 Marketing O escopo do marketing O que é marketing? O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”.

17 Carlos Freire 2014 Marketing O escopo do marketing Esse lucro deve ser obrigatoriamente financeiro?

18 Carlos Freire 2014 Marketing Em que se aplica o marketing? Os profissionais de marketing se envolvem na gestão da troca de diferentes tipos de produtos: bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

19 Carlos Freire 2014 Marketing Princípios Princípios do Marketing

20 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo.

21 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo. É o próprio conceito do marketing. Reconhece que os objetivos de longo prazo da organização, financeiros ou não financeiros, serão mais facilmente atingidos se o cliente estiver extremamente satisfeito. ( Hooley, Graham J, 2001)

22 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 2: Os Cliente não compram produtos ou serviços:

23 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 2: Os Clientes não compram produtos ou serviços: Compram o que os produtos ou serviços fazem, os benefícios. Não interessam as características técnicas do produto ou serviço. Interessam os benefícios. ( Hooley, Graham J, 2001)

24 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento

25 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento Marketing é uma cultura de gestão empresarial. Deve estar disseminado entre todos os departamentos e empregados. Cabe a todos na empresa pensar o marketing. Ao Departamento de Marketing cabe a execução das tarefas de marketing. ( Hooley, Graham J, 2001)

26 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 4: Os mercados são heterogêneos.

27 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 4: Os mercados são heterogêneos. Os mercados são formados por pessoas e as pessoas são diferentes entre si. O que às vezes satisfaz um, deixa de satisfazer outro. Nesse sentido que a customização ganhou corpo na estratégia empresarial. ( Hooley, Graham J, 2001)

28 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente

29 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente A única coisa constante é a mudança. Os mercados são dinâmicos e por isso os produtos tem um tempo de vida limitado. Ciclo de Vida do Produto – lançamento, crescimento, maturidade e declínio. O CVP é cada vez mais rápido em função dos avanços tecnológicos.( Hooley, Graham J, 2001)

30 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? PROFISSIONAIS DE MARKETING E CLIENTES POTENCIAIS profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de outra parte, denominada cliente potencial (prospect). Busca atender a demandas existentes na sociedade, de acordo com os objetivos da organização (empresa, instituição, ONG)

31 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Para atender tais objetivos, são possíveis oito tipos de demanda: 1. Demanda negativa 2. Demanda inexistente 3. Demanda latente 4. Demanda em declínio 5. Demanda irregular 6. Demanda plena 7. Demanda excessiva 8. Demanda indesejada

32 Carlos Freire 2014 Marketing Sistema simplificado de marketing

33 Carlos Freire 2014 Marketing Tipos de Mercados Os principais mercados são os seguintes: o Mercado consumidor o Mercado organizacional o Mercado global o Mercados sem fins lucrativos e governamentais

34 Carlos Freire 2014 Marketing Novas realidades do marketing Principais forças sociais Atualmente, forças sociais importantes, e em alguns casos interligadas, criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios de marketing. Apresentamos a seguir as doze principais forças. Rede de tecnologia da informação. Globalização. Desregulamentação. Privatização.

35 Carlos Freire 2014 Marketing Novas realidades do marketing Concorrência ampliada. Convergência setorial. Transformação no varejo. Desintermediação. Maior poder de compra do cliente. Informação ao consumidor. Participação do consumidor. Resistência do consumidor.

36 Carlos Freire 2014 Marketing Novas competências organizacionais Esses importantes fatores sociais criam desafios complexos para os profissionais de marketing, mas também geram um novo conjunto de competências para ajudar as empresas a lidar com esses desafios e responder adequadamente a eles. As empresas podem usar a Internet como um poderoso canal de informações e vendas. As empresas podem coletar informações mais abrangentes sobre mercados, clientes atuais ou potenciais e concorrentes.

37 Carlos Freire 2014 Marketing Novas competências organizacionais As empresas podem explorar as mídias sociais para amplificar a mensagem de sua marca. As empresas podem facilitar e acelerar a comunicação externa entre clientes. As empresas podem enviar material promocional, cupons, amostras e informações a clientes que os requisitaram ou que autorizaram a empresa a enviá-los. As empresas podem alcançar consumidores em trânsito com o mobile marketing.

38 Carlos Freire 2014 Marketing Novas competências organizacionais As empresas podem fabricar e vender produtos personalizados. As empresas podem aperfeiçoar seus processos de compras, recrutamento e treinamento, assim como as comunicações internas e externas. As empresas podem facilitar e acelerar a comunicação interna entre seus funcionários usando a Internet como uma intranet privada. As empresas podem melhorar sua eficiência em termos de custos ao fazer bom uso da Internet.

39 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing na prática Na teoria, o processo de planejamento de marketing consiste em analisar oportunidades, selecionar mercados- alvo, conceber estratégias, desenvolver programas e gerenciar o esforço de marketing. Na prática, porém, nos mercados altamente competitivos que se tornaram a regra, o planejamento de marketing é mais fluido e continuamente atualizado.

40 Carlos Freire 2014 Marketing O novo executivo de marketing O ambiente de marketing em acelerada transformação tem imposto demandas ainda maiores aos executivos de marketing. Uma pesquisa perguntou a 200 executivos de marketing de nível sênior quais qualidades inatas e aprendidas eram as mais importantes; eis as respostas:

41 Carlos Freire 2014 Marketing O novo executivo de marketing Qualidades inatas Predisposição ao risco Prontidão para tomar decisões Capacidade de solução de problemas Agente de mudanças Orientação a resultados

42 Carlos Freire 2014 Marketing O novo executivo de marketing Qualidades aprendidas Experiência global Expertise multicanal Experiência em diversos setores Foco digital Conhecimento operacional

43 Carlos Freire 2014 Marketing Orientações da empresa em relação ao mercado A orientação para produção A orientação para produto A orientação para vendas A orientação para marketing A orientação para marketing holístico

44 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing Holístico

45 Carlos Freire 2014 Marketing A Teoria dos 4 Ps McCarthy (1960) classificou várias atividades de marketing em ferramentas de mix de marketing de quatro tipos amplos, os quais denominou os quatro Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção (do inglês, product, price, place e promotion). As variáveis de marketing sob cada P são mostradas na figura a seguir.

46 Carlos Freire 2014 Marketing A Teoria dos 4 Ps

47 Carlos Freire 2014 Marketing Mais 4 Ps No entanto, em virtude da abrangência, complexidade e riqueza do marketing — como exemplifica o marketing holístico — claramente esses quatro Ps não representam mais todo o cenário. Se os atualizarmos para que reflitam o conceito de marketing holístico, deveremos acrescentar outros 4 Ps que traduzirão melhor as realidades do marketing moderno: pessoas, processos, programas e performance, como ilustra a figura a seguir.

48 Carlos Freire 2014 Marketing Mais 4 Ps +

49 Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Tendo a filosofia do marketing holístico como pano de fundo, podemos identificar um conjunto específico de tarefas que compõem uma administração e uma liderança de marketing eficazes. o Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing o Captação de oportunidades de marketing o Conexão com os clientes +

50 Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing o Construção de marcas fortes o Desenvolvimento das ofertas de mercado o Entrega de valor o Comunicação do valor o Sucesso de longo prazo

51 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo 1. O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos destinados a criar, comunicar e entregar valor para os clientes e administrar as relações com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders. 2. Profissionais de marketing são hábeis em administrar a demanda. Também operam em quatro mercados diferentes: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos. 3. O marketing não é feito somente pelo departamento de marketing.

52 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo 4. O mercado atual é fundamentalmente diferente do que era há algumas décadas e daquilo que era ONTEM. 5. Há cinco orientações concorrentes sob as quais as empresas podem fazer negócios: a orientação de produção, a orientação de produto, a orientação de vendas, a orientação de marketing e a orientação de marketing holístico. 6. A orientação de marketing holístico baseia-se em desenvolvimento, concepção e implementação de programas, processos e atividades de marketing que reconheçam sua amplitude e interdependências.

53 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo 7. Entre as tarefas necessárias para uma administração de marketing eficaz estão o desenvolvimento de estratégias e planos de marketing, a captura de novas oportunidades de marketing, a conexão com os clientes, a construção de marcas fortes, o desenvolvimento das ofertas ao mercado, a entrega e a comunicação de valor e a obtenção de um crescimento de longo prazo.

54 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo Próxima aula Texto: Ethos Economia Inclusiva e A Era da Biologia www.marketingenatureza.com.br Conteúdo Acadêmico Abas: Aulas e Textos de Aulas

55 Carlos Freire 2012 Marketing Para discussão: Nesse contexto e com o crescimento da economia verde, como se insere o Marketing Digital?


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