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INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.

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1 INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração de petróleo apresenta grande potencial de se configurar como um tema transversal relevante para o ensino de química sob a perspectiva CTS. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96. De 20 de dezembro de 1996. Brasília. _______. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mé­dio. Brasília: MEC; SEMTEC, 1999. _______. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio – orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002. _______. Ministério da educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. RIO DE JANEIRO. Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Currículo Mínimo. Rio de Janeiro: 2012. OBJETIVO O presente trabalho propõe-se a identificar como a Educação com enfoque CTS pode fornecer subsídios para a inserção dos temas Energia e Petróleo, no âmbito do Currículo Mínimo de Química adotado pela rede da educação básica do estado do Rio de Janeiro. A metodologia adotada está estruturada sob a forma de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida segundo Gil (2009, p.44) com base principalmente em livros e artigos científicos. Já a pesquisa documental foi feita a partir da leitura de documentos oficiais voltados ao ensino de química e suas respectivas orientações curriculares (BRASIL, 1999, 2002, 2006; RIO DE JANEIRO, 2012). ENERGIA A PARTIR DO PETRÓLEO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE QUÍMICA-RJ Aline dos Santos Lemos 1 (aline_s_lemos@hotmail.com), Maria Ângela Tavares 1, Rodrigo Garrett da Costa 2, Larissa Codeço Crespo 2. 1-Licencianda em Ciências da Natureza (IF Fluminense) 2 -Professor do IF Fluminense As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), ressaltam a contextualização e a interdisciplinaridade como eixos centrais organizadores das dinâmicas interativas no ensino de Química, destacando a importância de se trazer temas e situações reais para a sala de aula. Temas esses que devem possibilitar a discussão, a transversalidade dos saberes e a valorização dos aspectos científicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos, culturais e éticos. Nesse contexto, o tema Energia associado ao processo de exploração de petróleo surge como uma possibilidade particularmente interessante no contexto da educação na região Norte Fluminense, uma vez que as atividades de exploração de petróleo constituem-se como uma das bases da economia local. DETALHAMENTO DA PROPOSTA Pretende-se inserir os temas Energia e Petróleo nas aulas da terceira série, de certa forma modificando a ordem dos eixos temáticos ora existentes no Currículo Mínimo, em função da estrutura conceitual pretendida com a abordagem desses dois assuntos. Cabe destacar que as habilidades e competências adquiridas na segunda série são imprescindíveis, mais notadamente aquelas relativas ao estudo dos eixos temáticos Termoquímica (3º bimestre da 2ª série), Espontaneidade e Cinética Química (4º bimestre da 2º série). Propõe-se iniciar a terceira série com o estudo da química orgânica por meio da composição química do petróleo (primeiro bimestre), para que em seguida, os derivados de petróleo possam ser abordados a partir das perspectivas de espontaneidade e equilíbrio nas transformações associadas ao refino e à queima de combustíveis fosseis (Figura 1). Figura 1: Proposta de eixos temáticos para o primeiro e o segundo bimestre.


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