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As Organizações - Organização é um grupo de pessoas que se unem de forma organizada para atingir objetivos comuns. - A razão de existir de um administrador.

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1 As Organizações - Organização é um grupo de pessoas que se unem de forma organizada para atingir objetivos comuns. - A razão de existir de um administrador é cuidar do todo ou de parte de uma organização. - O propósito de toda a organização é produzir um produto ou um serviço para satisfazer as necessidades dos clientes. Idalberto Chiavenato 1

2 As Organizações As organizações: servem à sociedade realizam objetivos
preservam o conhecimento proporcionam carreiras influenciam o ambiente criam valor administram uma força de trabalho diversificada promovem a sinergia. Idalberto Chiavenato 2

3 Figura 2.15. Processo administrativo como
um ciclo repetitivo de eventos Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar Página 46 Idalberto Chiavenato 3

4 Fig. 2.18 – A influência dos fatores tecnológicos e humanos
Fatores Humanos Fatores Humanos Fatores Humanos Mecanização e automação Artesanato e manufatura Operação de Tecnologia intensiva Operação de Média Tecnologia Operação de mão-de-obra intensiva Exemplos: Petroquímica Refinaria de petróleo Processamento de dados Siderúrgica Produção de cimento Exemplos: Injeção de plásticos Crédito e cobrança Têxtil semi- automatizada Exemplos: Construção civil Serviços de escritório Linhas de montagem Página 51 Idalberto Chiavenato 4

5 Ênfase no ambiente Todas as organizações vivem dentro de um complexo
contexto caracterizado por uma multiplicidade de outras organizações enfrentando forças diferentes que provocam a mudança. Idalberto Chiavenato 5

6 Figura 2.20. As principais variáveis da administração
Página 55 Idalberto Chiavenato 6

7 Conceito de sistema Sistema é: Um conjunto de elementos
dinamicamente inter-relacionados formando uma atividade para atingir um objetivo operando sobre dados/energia/matéria Para fornecer informação/energia/matéria. Idalberto Chiavenato 7

8 Figura 3.1. Exemplo de sistema
Ambiente: A Entradas ou insumos: B C Saídas: ou resultados D E Página 69 Retroação: Idalberto Chiavenato 8

9 Conceito de ambiente Ambiente é: Tudo aquilo que envolver externamente uma organização, ou seja, tudo aquilo que está além das fronteiras ou limites da organização. Idalberto Chiavenato 9

10 Figura 3.2. A organização como um sistema aberto em um meio ambiente
Entradas ou insumos: Recursos Materiais Energia Informação Saídas ou resultados: Produtos ou serviços Retroação: Página 72 Idalberto Chiavenato 10

11 Ambiente Geral: Condições Econômicas Condições Tecnológicas
Condições Sociais Condições Legais Condições Políticas Condições Culturais Condições Demográficas Condições Ecológicas Idalberto Chiavenato 11

12 Figura 3.3. O ambiente Geral como um campo dinâmico de forças
Página 74 Idalberto Chiavenato 12

13 Figura 3.4. O ambiente específico da organização
Concorrentes Organização Fornecedores Entradas e insumos Clientes Saídas e Resultados Agências reguladoras Página 77 Idalberto Chiavenato 13

14 Figura 3.6. O macroambiente e o microambiente da organização
Variáveis econômicas Variáveis sociais Variáveis legais Microambiente Concorrentes Variáveis tecnológicas Variáveis culturais Fornecedores Organização Clientes Agências Reguladoras Variáveis demográficas Variáveis ecológicas Página 80 Idalberto Chiavenato 14

15 x Estabilidade e instabilidade ambiental Ambiente Estável:
Estabilidade e permanência. Pouca mudança. Problemas ambientais rotineiros. Previsibilidade e certeza. Rotina e conservação. Manutenção do status quo. Reações padronizadas e rotineiras. Lógica do sistema fechado. Preocupação interna com a organização. Intra-orientação para a produção. Ênfase na eficiência. Ambiente Instável: Instabilidade e variação. Muita mudança e turbulência. Problemas ambientais novos. Imprevisibilidade e incerteza. Ruptura e transformação. Inovação e criatividade. Reações variadas e inovadoras. Lógica do sistema aberto. Preocupação externa com o ambiente. Extra-orientação para o mercado. Ênfase na eficácia. x Idalberto Chiavenato 15

16 Figura 3.10 – Influência ambiental na estrutura organizacional
Estrutura Mecanicista Órgãos (divisões e departamentos ) definitivos e imutáveis Ambiente Estável, Tranqüilo e Previsível Permanênci a Instável, dinâmico e Imprevisív el Estrutura Orgânica Órgãos substituídos por redes flexíveis de equipes internas Mudança Página 84 Idalberto Chiavenato 16

17 Figura 4.5. Os parceiros da organização
Contribuem com: Parceiros: Esperam retorno em: Lucros e novos negócios Matérias- primas, serviços e tecnologia Fornecedores Investidores a acionistas Lucros e dividendos Capital e investimentos Salários, benefícios e retribuições Conhecimentos, esforço e habilidades Empregados Aquisição de bens e serviços Clientes Qualidade, preço e satisfação Página 118 Idalberto Chiavenato 17

18 Criar um sentimento de necessidade de mudança
Figura 5.3. O papel do administrador como agente de mudanças Fases da mudança Tarefas do administrador Responsabilidades do administrador Estabelecer boas relações com as pessoas envolvidas. Ajudar as pessoas a perceber que os comportamentos atuais são ineficazes. Minimizar as resistências às mudanças. Descongelamento Criar um sentimento de necessidade de mudança Identificar novos e mais eficazes meios de comportamento. Escolher as mudanças adequadas nas tarefas, pessoas, cultura, tecnologia ou estrutura organizacional. Agir no sentido de colocar essas mudanças em ação. Implementa r a mudança Mudança Criar aceitação e continuidade dos novos comportamentos. Proporcionar todos os recursos de apoio necessários às pessoas. Utilizar recompensas contingentes ao desempenho e reforço positivo. Página 140 Estabilizar a mudança Recongelamento Idalberto Chiavenato 18

19 Figura 5.4. As forças que atuam no processo de mudança
Forças Positivas (apoio e suporte) Tentativa de mudança bem-sucedida Forças positivas à mudança são maiores do que as forças negativas Nova Situação Velha Situação Tentativa de mudança mal-sucedida Forças negativas à mudança são maiores do que as forças positivas Nova Situação Forças Negativas (oposição e resistência) Página 141 Idalberto Chiavenato 19

20 (De oposição e resistência)
Fig As forças positivas e negativas no Processo de mudança Forças positivas (de apoio à mudança) Forças negativas (De oposição e resistência) Necessidades dos clientes Oportunidades do mercado Novas tecnologias mais sofisticadas Concorrência feroz Novas demandas sociais e culturais Culturas organizacionais adaptativas Acomodação dos funcionários Hábitos e costumes da organização Dificuldade de aprender novas técnicas Miopia e falta de percepção do ambiente Velhos paradigmas culturais Culturas organizacionais conservadoras Página 142 Idalberto Chiavenato 20

21 Necessidade percebida
Figura 5.6. O impulso para a mudança Necessidade percebida de mudança Descongelamento Percepção da urgência da mudança Percepção da Viabilidade da mudança Impulso para a mudança Mudança contínua e incremental Mudança Radical e total Frac o Fort e Página 145 Idalberto Chiavenato 21

22 Fig. 5.7. Os quatro tipos de mudança organizacional
Estrutura Produtos/ Serviços Tecnologia Pessoas/ Cultura Página 146 Idalberto Chiavenato 22

23 Figura 5.8. Os quatro tipos de mudança organizacional
Mudanças na Estrutura Organizacional Tecnologia Mudanças nos Produtos / Serviços Cultura Redesenho da organização. Mudança do formato do trabalho. Nova configuração do negócio. Novos equipamentos. Novos processos de trabalho. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos produtos. Novos serviços. Desenvolvimento de produtos. Novos clientes. Novas atitudes, percepções, Expectativas. Nova mentalidade. Novas habilidades e competências. Novos resultados. Desempenho Organizacional Melhorado Página 147 Idalberto Chiavenato 23

24 Figura 5.10. Os três tipos de resistência à mudança
Aspectos Lógicos Objeções racionais e lógicas Interesses pessoais: desejo de não perder regalias. Tempo requerido para ajustar-se às mudanças. Esforço extra para reaprender as coisas. Custos pessoais da mudança. Dúvida quanto à viabilidade da mudança. Aspectos psicológicos Atitudes emocionais e psicológicas Medo do desconhecido. Dificuldade de compreender a mudança. Baixa tolerância das pessoas com relação à mudança. Falta de confiança nas outras pessoas. Necessidade de segurança do status quo. Coalizões políticas. Valores sociais opostos. Visão estreita e paroquial. Interesses ocultos. Desejo de manter os colegas atuais. Aspectos sociológicos Interesses de Grupos e fatores sociológicos Página 151 Idalberto Chiavenato 24

25 MISSÃO, VISÃO E VALORES Missão, Visão e Valores são instrumentos necessários para definir as estratégias que guiarão as ações da organização como um todo, bem como de cada membro em particular, fazendo com que haja uma convergência de metas e um direcionamento mais eficaz da força de trabalho e dos investimentos. Missão, pode ser entendida como o papel que a empresa terá perante a sociedade, enfim, quais são os benefícios que a sua atividade produtiva - seja ela industrial, comercial ou prestação de serviços - trará para a coletividade ou, pelo menos, aos seus clientes. A Visão é composta pelos sonhos da empresa, ou seja, ela é a sua maior aspiração, é aonde ela pretende chegar, o que pretende ser. Ou ainda, a forma como quer ser reconhecida no seu nicho empresarial, no mercado ou na sociedade em que está inserida. Os Valores são formados pelo conjunto de preceitos morais, éticos e filosóficos que movem a organização na direção de seus objetivos, determinando a forma de proceder perante seu público interno e externo Página 151 Idalberto Chiavenato 25

26 1.1 O caráter futurístico da visão

27 1.2 Etapas da gestão estratégica

28 1.3 A formulação estratégica


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