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Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.

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Apresentação em tema: "Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

2 M1 - Gestão por competências M2 - Competências gerenciais M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo M5 - Negociação de conflitos M7 - Inteligência emocional corporativa M8 - Tomada de decisão gerencial M9 - Harmonia organizacional M10 - Gestão de Equipes aplicada M6 - Sustentabilidade 2 Módulos iniciais 8 Módulos especiais 2 Módulos didáticos 4 Módulos temáticos 2 Módulos extra

3 M9 M8 M7 M6 M5 M3 M2 M1 M10 M4 Módulos iniciais Módulos didáticos Módulos especiais Módulos temáticos Módulos extra GEq

4 GEq – MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

5 Integração Planejamento Liderança Gestão de Equipes I GEq M1 GEq MÓDULO 1 CONTEÚDO

6 GEq M1 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

7 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS Conjunto de políticas, práticas, atitudes, ações e instrumentos empregados por uma organização para agir no comportamento humano e direcioná-lo no ambiente de trabalho. Valorização das características mais humanas do homem no trabalho: o saber, a intuição, a criatividade. As atitudes e comportamentos são os objetivos prioritários, e só há uma forma de encarar os indivíduos capazes de produzi- los: como pessoas e não como recursos. GEq M1

8 GESTÃO DE PESSOAS COM BASE EM COMPETÊNCIAS Alteração do perfil das pessoas, exigido pelas organizações: do OBEDIENTE e DISCIPLINADO para o AUTÔNOMO e EMPREENDEDOR Deslocamento do foco da gestão de pessoas por meio do CONTROLE para o foco por meio do DESENVOLVIMENTO – INDIVÍDUOS CONTROLÁVEIS: POSTURA PASSIVA – PESSOA: GESTORA DE SUA RELAÇÃO COM A EMPRESA (DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL) GEq M1

9 A organização, ao se desenvolver, desenvolve as PESSOAS. As PESSOAS, ao se desenvolverem, fazem o mesmo com a organização. GESTÃO DE PESSOAS COM BASE EM COMPETÊNCIAS GEq M1

10 MISSÃO, VISÃO, VALORES E OBJETIVOS

11 GEq M1

12 CONSISTE EM:  RAZÃO / PROPÓSITO DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO  OBJETIVO DE SUA ATUAÇÃO  DELIMITAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DENTRO DO ESPAÇO QUE DESEJA OCUPAR NO CENÁRIO DE SUA ATUAÇÃO MISSÃO GEq M1

13 Deve responder o que a organização se propõe a fazer e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da organização perante seus usuários: POR QUÊ a organização existe? O QUE ela faz? PARA QUEM faz? A missão retrata a VERDADE de que o RESULTADO da organização é MAIOR do que a SOMA DAS PARTES daquilo que é feito. GEq M1 MISSÃO

14 REFERENCIAIS PARA SUA DEFINIÇÃO:  QUE TIPO DE ORGANIZAÇÃO DESEJAMOS NOS TORNAR?  O QUE QUEREMOS QUE AS PESSOAS FALEM DE NÓS COMO RESULTADO DAS NOSSAS POLÍTICAS/TRABALHO?  DE QUE MODO A VISÃO REPRESENTA AS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS E OS VALORES QUE DEVEMOS PRESERVAR? GEq M1 VISÃO

15 Descrição do FUTURO desejado para a organização. Reflete o alvo a ser procurado: Pelos esforços individuais; Pelos esforços das equipes e Pela alocação de recursos (financeiros, materiais etc). Deve conter tanto a ASPIRAÇÃO quanto a INSPIRAÇÃO; precisa ser prática, realista e visível. GEq M1 VISÃO

16 A visão não tem nada a ver com projetos ou sistemas e não deve apontar quaisquer "comos", declarações de intenções ou de boa vontade. GEq M1

17 VALORES São princípios que servem de critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a MISSÃO, na direção da VISÃO. GEq M1

18  CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS DEFENDIDAS E ADOTADAS PELA ORGANIZAÇÃO  GUIA PARA SUA GESTÃO (CRENÇAS E POSTURAS ÉTICAS): CERTO E ERRADO, BOM E RUIM, IMPORTANTE E NÃO IMPORTANTE  REPRESENTAM OS PRINCÍPIOS, CRENÇAS, DIRETRIZES E PARADIGMAS QUE ORIENTAM O COMPORTAMENTO E AS ATITUDES DAS PESSOAS NO AMBIENTE PROFISSIONAL VALORES GEq M1

19  Constituem um conjunto - MISSÃO, VISÃO e VALORES servem para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros  A isso se chama dar foco, manter o foco, perseguir o foco, compartilhar sonhos, buscar e obter resultados OBJETIVOS GEq M1

20 MISSÃO VISÃO VALORES OBJETIVOS  O QUE SOMOS?  O QUE QUEREMOS SER?  NO QUE ACREDITAMOS ?  COMO CHEGAR LÁ? MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS GEq M1

21 MISSÃO DO GEq Identificar e possibilitar o desenvolvimento das competências gerenciais dos Gestores na Administração Pública Municipal GEq M1

22 VISÃO DO GEq GEq M1 Ser referência no desenvolvimento de competências gerenciais com equipes tornar-se excelência na disseminação do conhecimento

23 Orgulho de ser servidor Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficácia Eficiência Efetividade VALORES DO GEq GEq M1

24 OBJETIVOS DO GEq Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial da PMSP Oportunizar a troca de experiências entre as diversas áreas envolvidas Promover visão macro e micro do papel gerencial na organização PMSP Promover provocações que levem à constante reflexão do papel de gestor, consequentemente gerando mudanças de comportamento e atitudes GEq M1

25 GESTÃO DE PESSOAS COM BASE EM COMPETÊNCIAS

26 COMPETÊNCIA É O CONJUNTO DE : F C ONHECIMENTOS F H ABILIDADES F A TITUDES USADAS E DESENVOLVIDAS PARA O ALCANCE DE RESULTADOS C H A GEq M1

27 GRUPOS DE COMPETÊNCIAS GEq M1 Tempo empenhado Nível hierárquico Chefia OPERACIONAL Chefia ALTO ESCALÃO Chefia MÉDIA Competências TÉCNICAS (operação) Competências CONCEITUAIS (diretrizes) Competências COMPORTAMENTAIS (atitude/relacionamento)

28 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS CARGO COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO PESSOA GEq M1

29 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS CARGO COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO PERFIL GEq M1

30 O QUE É PERFIL ? É A SOMA DE COMPETÊNCIAS RELATIVAS AO DESEMPENHO DE UM DETERMINADO CARGO PROCESSO OU DESCRIÇÃO DE CARGO: BASE PARA A DEFINIÇÃO DO PERFIL GEq M1

31 ESCOLHA X RESPONSABILIDADE X MUDANÇA GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PRINCÍPIOS BÁSICOS

32 GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PRINCÍPIOS BÁSICOS ESCOLHA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO

33 RESPONSABILIDADE É QUANDO A GENTE SABE QUE TUDO O QUE ACONTECEU FOI PORQUÊ A GENTE QUIS ASSIM GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PRINCÍPIOS BÁSICOS

34 GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PRINCÍPIOS BÁSICOS MUDANÇA É QUANDO A GENTE ASSUME A RESPONSABILIDADE POR UMA ESCOLHA QUE NÃO É MAIS A MELHOR E TROCA

35 í TESTES / PROVAS / QUESTIONÁRIOS í DINÂMICAS DE GRUPO:  JOGOS, SIMULAÇÕES  ESTUDOS DE CASOS  PSICODRAMA, TEATRALIZAÇÃO, DRAMATIZAÇÃO í AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS, TESTES PSICOTÉCNICOS í ENTREVISTAS GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO

36 PERFIL SELEÇÃO CANDIDATO GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PERFIL X CANDIDATO

37 PERFIL ATUAL AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS DEMONSTRADAS GEq M1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS CANDIDATO X AVALIAÇÃO

38 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS CARGO COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO GEq M1 PESSOA X PERFIL

39 PERFIL DESEJADO CANDIDATO COMPETÊNCIAS RESULTADO AVALIAÇÃO GEq M1 PESSOA ESCOLHIDA COM BASE EM COMPETÊNCIAS


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