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INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE E SCOLA S UPERIOR DE T ECNOLOGIA DE P ORTALEGRE M ICRO E NVOLVENTES – RELACIONAMENTO COM OS MERCADOS D ISCIPLINA :

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1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE E SCOLA S UPERIOR DE T ECNOLOGIA DE P ORTALEGRE M ICRO E NVOLVENTES – RELACIONAMENTO COM OS MERCADOS D ISCIPLINA : I NTRODUÇÃO AO M ARKETING D OCENTE : A NA J OSÉ A NO LECTIVO : 2020/2011 30/11/2010 D ISCENTES : L UÍS B ROA M ARTA M ONTEIRO N ELSON R EIS

2 S UMÁRIO : Introdução Envolvente de Marketing Macro Envolvente Micro Envolvente Exemplo Conclusão Bibliografia

3 I NTRODUÇÃO Pretendemos relacionar as diferentes micro envolventes com os mercados que são mais afectados por elas. Dando vários exemplos e justificando essa relação de dependência entre micro envolventes e mercados. Apresentaremos algumas definições importantes para a compreensão do tema.

4 E NVOLVENTE DE M ARKETING Forças e factores exteriores ao marketing em si; Influencia a capacidade de gestão de marketing no processo de desenvolvimento e manutenção do relacionamento com os clientes.

5 M ACRO E NVOLVENTE São os factores sociais mais abrangentes que irão afectar a micro envolvente;

6 M ICRO ENVOLVENTE : Factores próximos da empresa que afectam a capacidade da mesma para satisfazer os clientes. Envolvente interna da empresa – são as áreas interiores da empresa e têm impacto nos planos de marketing. Fornecedores – proporcionam os recursos essenciais para a produção de produtos e serviços. Intermediários de Marketing – apoiam a empresa a promover, vender e distribuir os produtos ao cliente.

7 Clientes – mercados que adquirem os produtos e serviços da empresa. Concorrentes – são aqueles com os quais a empresa tem de ganhar vantagem estratégica, pois oferecem o mesmo produto ao cliente. Clientes – mercados que adquirem os produtos e serviços da empresa. Concorrentes – são aqueles com os quais a empresa tem de ganhar vantagem estratégica, pois oferecem o mesmo produto ao cliente. Públicos – grupos que podem ter interesse na aptidão da empresa atingir os objectivos traçados.

8 E XEMPLO : A Micro Envolvente afecta fortemente os mercados, mas iremos focar essa relação de dependência no mercado automóvel. O mercado automóvel é um mercado feroz, onde existe uma forte concorrência, ou seja a micro envolvente concorrência, revela-se muito influente neste mercado, pois torna-se difícil igualar uma concorrência tão variada e sempre em envolução.

9 C ONCLUSÃO É sempre importante ter em conta todas as envolventes, tanto micro como macro envolventes, pois sem as analisar e entende-las não será possível marcar uma posição no mercado e ter sucesso.

10 B IBLIOGRAFIA Apontamentos da Unidade Curricular Introdução ao Marketing, Professora Ana José


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