Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDaniela Bernardes Câmara Alterado mais de 8 anos atrás
1
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
2
O leitor conhecerá os fatos narrados pelo olhar dessa personagem.
3
Quando os textos estiverem prontos, eles serão compartilhados em rodas de leitura e farão parte de um livro de contos da classe, que ficará na biblioteca ou sala de leitura da escola para que outras pessoas possam ler.
4
O bilhete a seguir poderá ajudá-lo na criação de seu conto.
5
Fonte: A flor da pele, de Antonio Gil Neto e Edson Gabriel Garcia, São Paulo: Cortez, 2005. p.41.
6
Quem escreveu o bilhete. Para quem. Por que motivo
Quem escreveu o bilhete? Para quem? Por que motivo? Essas questões devem ser esclarecidas no conto que você escreverá.
7
Planejamento da escrita.
Narrador-personagem: quem é ele, quais são suas características, seus sonhos. Fatos importantes da história: situação inicial, clímax e desfecho do texto. Espaço: descrição relacionada aos sentimentos e pensamentos do narrador. Outras personagens que participam da história.
8
Elaboração do texto. Nos contos, as caracterizações das personagens e do espaço, as indicações de tempo e as descrições das cenas e suas passagens devem ser feitas de maneira sucinta e rápida, mas de modo a manter o interesse do leitor.
9
Avaliação e reescrita do texto
Avaliação e reescrita do texto. Releia seu texto e verifique se ele contém os elementos do conto apresentados a seguir.
10
Elementos do conto: Foco narrativo em primeira pessoa.
Descrição do espaço relacionada aos sentimentos e pensamentos do narrador. Conflito único. Desfecho logo após o clímax, que surpreende o leitor e mantém seu interesse até o final.
11
Leitura dos textos entre duplas de colegas para troca de sugestões com base nos elementos apresentados.
12
Dê o máximo de sugestões possíveis para melhorar o texto de seu colega
Dê o máximo de sugestões possíveis para melhorar o texto de seu colega. Discutam os pontos principais. Ele fará o mesmo com o seu texto.
13
Com base nas observações do seu colega e da conversa entre vocês, reescreva seu conto.
14
Roda de leitura. Em data combinada com o professor, cada aluno vai ler o seu conto em uma roda de leitura.
15
Em seguida, os textos devem ser preparados para a organização do livro de contos. Eles podem ser transcritos em papel colorido, com ilustrações.
16
Escolham uma ilustração para a capa do livro
Escolham uma ilustração para a capa do livro. Em um dia combinado com o professor, será feito o lançamento. Os autores dos textos poderão ler seus contos em um evento preparado para um público maior: outros professores da escola, pais, amigos...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.