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ESTRATÉGIA Planejamento não é mais encarado como um diferencial gerencial, mas sim como uma ferramenta fundamental de sobrevivência das organizações modernas.

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1 ESTRATÉGIA Planejamento não é mais encarado como um diferencial gerencial, mas sim como uma ferramenta fundamental de sobrevivência das organizações modernas.

2 As categorias de Estratégias
Máximo rendimento atual. Ganhos de capital. Liquidez de patrimônio. Responsabilidade social Filantropia

3 ESTRATÉGIA Envolve a organização como uma totalidade
É um meio para alcançar objetivos É orientada para longo prazo É decidida no nível institucional da organização.

4 TÁTICA Refere-se a cada departamento ou unidade.
É um meio para alcançar objetivos. É orientada para médio ou curto prazo. É definida no nível intermediário pelo gerente.

5 A MEDIDA QUE A CONCORRÊNCIA SE INTENSIFICA, A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA SE TORNA MAIS ESSENCIAL

6 Planejamento Estratégico

7 Planejamento Estratégico
No atual momento sócio econômico desse mundo em transformação que vivemos, cada vez mais os executivos e empreendedores voltam a atenção para o planejamento como ferramenta de desenvolvimento empresarial.

8 Planejamento Estratégico
A Teoria Neoclássica inaugura uma importante área na teoria administrativa: administração estratégica. A literatura sobre estratégia organizacional vem se expandindo.

9 Planejamento Estratégico
tornou-se uma disciplina acadêmica independente. Os conceitos de estratégia surgiram na teoria administrativa a partir da década de 1960.

10 Planejamento Estratégico
Corporate Strategy de Ansoff. Igor Ansoff Publicado em 1965.

11 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. O diagrama de Steiner dá uma noção das principais etapas do planejamento estratégico.

12 Planejamento Estratégico
O modelo do planejamento estratégico de Steneir.

13 As bases do planejamento estratégico
Formulação dos Objetivos Organizacionais Análise Interna da Empresa Análise Externa do Ambiente O que temos na empresa? O que há no Ambiente? Pontos fortes e pontos fracos, Recursos disponíveis, Habilidades e competências Condições externas, Oportunidades, ameaças, Desafios e restrições Formulação de Alternativas Estratégicas O que fazer?

14 Análise SWOT

15 Matriz de análise interna x análise externa (SWOT)

16 Desenvolvimento de Planos Táticos
Planos Táticos Planos Operacionais Planejamento de Novos Produtos Planejamento e Desenvolvimento Produto/Mercado de Recursos Processos Planos Detalhados de Operações Objetivos Departamentais de cada Gerente Planejamento Estratégico

17 Esquema típico de planos táticos e operacionais
Idalberto Chiavenato

18 Benefícios e Problemas com a APO
Alguns benefícios da APO: Aclaramento de objetivos. Melhoria do planejamento. Padrões claros para controle. Aumento da motivação das pessoas. Avaliação mais objetiva dos resultados. Melhoria do moral. Alguns problemas com a APO: Coerção sobre os subordinados. Aprovação de objetivos incompatíveis. Papelório em excesso. Focalização sobre resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais importantes. Perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados.

19 Estilo administrativo com a APO
Pré-APO: Administração do cotidiano. Visualização para dentro da empresa. Orientação para os produtos. Orientação para a organização. Orientação para as atividades. Administração da rotina. Ênfase no “como”. Foco no dinheiro, máquinas e materiais. Controle centralizado, funcional. Estilo autoritário. Individualismo. Pós-APO: Focalização no futuro. Visualização para fora da empresa. Orientação para as pessoas. Orientação para os clientes. Orientação para os resultados. Criação de inovações. Ênfase no “para que”. Foco nas pessoas, mentalidade e tempo. Iniciativa descentralizada nos subords. Estilo participativo. Trabalho em equipe. Idalberto Chiavenato

20 PERGUNTAS ?

21 FIM


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