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GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.

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2 GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos p/proc SOCIAL Indivíduos FORMAL Estrutura Autoridades Responsabilidade Jeronymo José Libonati

3 QUAL O PROBLEMA ? ? n n Crescimento do empreendimento n n Descentralização administrativa n n Formação cultural educacional diferentes n n Diversificação de atuação n n Objetivos incongruentes n n Dado o conflito n n Maximização das áreas X otimização da empresa n n Requer-se “função” que atue (coordenação) no sentido de que todos alcancem a eficácia do todo

4 CONTROLADORIA Missão Garantir a eficácia da empresa através da otimização do seu resultado. Objetivos * Desenhar, implantar e manter estrutura de informações que oriente o desempenho dos gestores; * Coordenar o processo de planejamento e controle; * Coordenar a padronização de procedimentos de mensuração; * Garantir a informação adequada para avaliação de desempenho e apuração de resultados; * Identificar ações corretivas.

5 CONTROLADORIA Funções/Responsabilidades Garantia Patrimonial e Controle Interno. Verificar se as áreas estão identificando as potencialidades e fraquezas da Empresa perante oportunidades e ameaças externas. Garantir o cumprimento do processo de tomada de decisão. Responsabilizar-se pela metodologia de elaboração do planejamento (Orçamento, Procedimentos etc.). Atuar na elaboração de atribuições e responsabilidades para cargos de decisão dentro da organização.

6 CONTROLADORIA Funções/Responsabilidades Responsabilizar-se pelos critérios de mensuração adotadas pela Empresa. Monitoria de controle do desempenho das unidades a partir de interação com as mesmas. Estruturar e coordenar métodos eficientes de comunicação entre as unidades, e destas com a alta Administração Responsabilizar-se pelos graus de eficiência e eficácia da Empresa como um todo, base para avaliação de desempenho.

7 Funções da Controladoria Horngren Heckert & Wilson Kanitz Anderson & Schmidt Planejamento e controle; Relatórios Internos e Externos; Avaliação e consultoria; Proteção dos Ativos; e Avaliação econômica Planejamento e controle; Reporte; e Função contábil Informação (interna e externa); Motivação; Coordenação (planos, assessoria, ações corretivas); e Planejamento;Acompanha-mento.; Controle organizacional; Mensuração do empreendimen to; Divulgação de informações (interna e externa); e Proteção do Patrimônio.

8 CONTROLADORIA Avaliação de Desempenho da Controladoria n n O sistema está sendo utilizado pelas áreas? n n O sistema identifica e avalia a eficácia das áreas e da empresa? n n A Controladoria aciona o processo de ações corretivas quando de omissões pelas áreas?

9 PRESIDÊNCIA DIRETORIA DE NEGÓCIOS “A” DIRETORIA FINANCEIRA CONTROLADORIA FÁBRICA “C”FÁBRICA “A”FÁBRICA “B” DIRETORIA DE NEGÓCIOS “B” DIRETORIA DE NEGÓCIOS “C” C = controladoria setorial

10 DIRETORIA GERAL DIRETORIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA DIRETORIA DE MARKETING DIRETORIA DE PRODUÇÃO ESTUDOS ESPECIAIS AUDITORIA OPERACIONAL CONTROLE CONTABILIDADE CUSTOS RELATÓRIOS GERENCIAIS/FINANCEIROS CONTROLADORIACONTROLADORIA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

11 ATIVIDADES DAS EMPRESAS PESQUISADAS

12 SETOR ECONÔMICO

13 POSIÇÃO DA CONTROLADORIA NO ORGANOGRAMA

14 EMPRESAS QUE POSSUEM FORMALMENTE O ÓRGÃO DE CONTROLADORIA

15 ÁREAS SUBORDINADAS À CONTROLADORIA

16 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

17 FONTES DE INFORMAÇÃO PARA CONTROLADORIA

18 QUANTIDADE DE RELATÓRIOS

19 TIPOS DE RELATÓRIOS

20 HABILIDADES DO CONTROLLER

21 PROCESSO DE DECISÃO Jeronymo José Libonati MISSÃO CRENÇAS VALORES MODELO DE GESTÃO PROCESSO DE GESTÃO caracterizar problemas identificar alternativas definir modelo de decisão decisão modelo de decisão modelo de mensuração modelo de informação VARIÁVEISAÇÕES planejamento estratégico planejamento operacional execuçãocontrole EVENTOS SISTEMA DE INFORMAÇÃO

22 Mod. Decisão Eventos Classes de Transações Atividades Gestor Departamento Operacionalização Unid. Adm. Empresa TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS ECONÔMICOS

23 MODELO DE GESTÃO Gestão 1) Processo de tomada de decisão, baseado em um conjunto de conceitos e princípios, que visa garantir a consecução da missão da organização. CRUZ (1991, p. 38) 2) Entende-se por gestão, o processo de tomada de decisão que ocorre no planejamento, na execução e no controle. LIBONATI (1996 p. 74)

24 MODELO DE GESTÃO Conjunto Básico de Definições do Modelo de Gestão (GUERREIRO 1989, p. 243 p. 264) Deve haver planejamento estratégico; Deve haver planejamento operacional; Deve haver controle das atividades; Os desempenhos devem objetivar tanto eficácia quanto a eficiência; A gestão deve ser voltada principalmente para rentabilidade, compreendendo a contribuição dos produtos e das áreas organizacionais.

25 MODELO DE GESTÃO Devem ser atribuídos às áreas custos e receitas; A gestão deve contemplar os aspectos operacionais, financeiros e econômicos; As informações e relatórios devem atender aos conceitos e ao modelo de decisão dos usuários

26 MODELO DE DECISÃO Decisão: É a ação resultante da escolha de uma alternativa, objetivando sanar determinado problema, LIBONATI (1996, p.78) Seqüência Lógica do processo de Decisão, GLAUTIER & UNDERDOW (apud FERNANDEZ, 1989, P.78) n n Reconhecimento de um problema ou a necessidade de uma decisão; n n Reunião de todas as informações relevantes às soluções alternativas;

27 MODELO DE DECISÃO n n Avaliação e classificação dos méritos das soluções alternativas; n n Selecionar a melhor solução alternativa; e n n Validação da decisão pela realimentação da informação.

28 MODELO DE MENSURAÇÃO n n Os ativos devem ser avaliados pelo potencial de benefício futuro descontados; n n Os ativos devem pagar um custo de captação (custo de oportunidade);e n n Deve ser registrado a variação do valor dos ativos (ex. Estoques); n n Deve ser considerado a variação do poder de compra da moeda;

29 MODELO DE MENSURAÇÃO n n Deve ser considerado o custo de remuneração do capital próprio; n n As atividades geram resultados; n n Preço de transferência; n n Custo de oportunidade; n n Preço de mercado; e n n Controlabilidade.


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